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Concluídos - 2012

Autores: Nelson Lucena Cordeiro & Ruan Costa Borges

Orientado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Lopes Lima

Resumo
Os jogos educacionais são mecanismos de aprendizado que buscam unir conhecimento e entretenimento. O jogo "Vida e Morte dos Linfócitos" encontra-se nesse contexto. O referido jogo trata, de modo resumido, dos passos que ocorrem durante a ontogenia dos linfócitos e tem por objetivo demonstrar aos alunos do curso de Imunologia a aleatoriedade encontrada no resultado final e auxiliar a compreensão dos passos do processo. Contudo para se chegar a um tamanho de amostra suficientemente grande que evidencie tal aleatoriedade é necessário jogar várias vezes, o que demanda tempo e consumo de material, sobretudo papel. Este trabalho monográfico foi idealizado a fim de potencializar a utilidade, reduzindo o tempo despendido em aula e a quantidade de material utilizada para a execução do jogo. O resultado esperado é sua adaptação para o meio digital preservando sua característica principal, uma ferramenta de auxílio a aprendizagem. Neste trabalho também são descritas todas as etapas do projeto, desde o levantamento de requisitos, passando pelo seu desenvolvimento e por fim a disponibilização da versão digital do jogo para testes com usuários e os resultados obtidos.


Alfabetização Lúdica: Um Jogo para Auxiliar o Professor no Processo de Letramento

Autora: Nárriman da Costa Rodrigues Ballock

Orientadora: Rosângela Lopes Lima

Resumo
Este trabalho apresenta um jogo como uma ferramenta para auxiliar os professores na alfabetização infantil. Tendo em vista a disseminação dos computadores pessoais e da Internet, através de um software educativo, acredita-se que o aprendizado é enriquecido por fazer uso de imagem e som que unidos formam uma ferramenta poderosa tanto na alfabetização quanto no desenvolvimento infantil. Acredita-se ser uma abordagem de fácil assimilação, onde a criança se interessa pelo aprendizado por envolver técnicas relacionadas com o raciocínio e universo infantil.


Aprendendo o Framework Ruby On Rails Atraves do Desenvolvimento de um Software Gerenciador das Olimpíadas da Uff

Autores: Carlos Heitor Diniz Moreira & Leonardo Sousa De Freitas

Orientador: Prof. Marco Antonio Monteiro Silva Ramos, D.Sc.

Resumo
O conceito de desenvolvimento ágil vem se tornando uma preocupação crescente na área de Ciência da Computação. Atualmente, o framework Ruby on Rails vem se apresentando como uma opção muito produtiva de desenvolvimento web, que alia robustez de recursos e agilidade no processo de desenvolvimento de software. Um problema prático constatado na UFF é a gestão de seus jogos estudantis, que atualmente é feita com auxílio de formulários manuais e planilhas eletrônicas. Neste contexto, esta monografia propõe o SIGOUFF - Sistema Gerenciador das Olimpíadas da UFF, um aplicativo que controla todas as atividades concernentes a gestão das Olimpíadas estudantis. A intenção deste trabalho é facilitar a aprendizagem de Ruby on Rails através do desenvolvimento de um sistema real.


Avaliando a Interação do Usuário: Um Estudo de Caso Com Crianças Com Síndrome de Down

Autora: Isys De Macedo Marques Ribeiro

Orientador: Prof.ª Dr ª Daniela Gorski Trevisan

Resumo
Softwares desenvolvidos especialmente para deficientes se concentram em facilitar e aperfeiçoar a interação do usuário com base nas suas necessidades. Para o público infantil, os softwares além das intenções citadas também surgem para auxiliar no crescimento cognitivo. Em 2010, foi criado o jogo JECRIPE (Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-Escolar) para impulsionar habilidades como a fala, compreensão, atenção, percepção entre outros fatores necessários para um bom convívio social. Este trabalho propõe a aplicação do método elaborado por Campos (2010) para detectar problemas de usabilidade e diversão no jogo JECRIPE considerando um número maior de crianças com Síndrome de Down e sem conhecimento prévio do software em questão. A participação de mais avaliadores no processo de validação do método também foi considerada neste estudo. Os resultados obtidos indicam que o método mostrou-se apropriado para avaliar a usabilidade da interação. Entretanto no critério diversão métodos complementares devem ser investigados em estudos futuros.


Cálculo de Similaridade de Documentos XML

Autores: Bruno Ferreira Pinto & Fernando Campello

Orientador: Leonardo Gresta Paulino Murta

Coorientador: Vanessa Braganholo Murta

Resumo
Documentos XML possuem uma estrutura diferente dos documentos de texto comuns. Por esta razão, os algoritmos de diferenciação utilizados nos arquivos de texto comuns obtêm resultados insatisfatórios quando utilizados em documentos XML. Ao longo dos anos, algoritmos específicos foram criados para diferenciar este tipo de documento. O objetivo deste trabalho é discutir os principais algoritmos de diferenciação de documentos XML e apresentar um novo algoritmo. A ferramenta Phoenix foi criada com o intuito de implementar o algoritmo aqui discutido. Esta ferramenta aborda o problema de comparação de documentos XML com um diferencial, utilizando o conceito de similaridade. A Phoenix possui algumas limitações que podem ser trabalhadas em projetos futuros. Atualmente, algumas dessas limitações já estão sendo corrigidas por outros projetos.


Desenvolvimento de um Serviço Utilizando Web Service: Um Estudo de Caso

Autoras: Ana Paula Lima Lucas & Helena de Fátima Maimputo Victor

Orientadora: Teresa Cristina de Aguiar

Resumo
Atualmente existe a necessidade de troca de informações entre sistemas e o presente trabalho aborda esse tema. Neste trabalho é realizado um estudo sobre a Arquitetura Orientada a Serviços e Web Services. Através do estudo do caso foi desenvolvido um Web Service em Java, para distribuição de notícias, seguindo um processo de desenvolvimento de serviços para reúso. Este processo é composto por três etapas: na primeira etapa foi feita a identificação do serviço e levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais. Na segunda etapa especificamos as operações, as exceções e a descrição do serviço. E por último implementamos e testamos o serviço. Web Service torna-se uma escolha inteligente por sua interoperabilidade, permitindo a comunicação com aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas de hardware e linguagens de programação através de uma rede local ou Internet. As aplicações se comunicam com o Web Service através de protocolos baseados em XML.


Detecção de Diferenças Entre Diretórios Via Análise de Similaridades

Autor: Eraldo Borel

Orientador: Prof. Dr. Leonardo Gresta Paulino Murta

Resumo
Atualmente em ambientes de desenvolvimento de software, deseja-se que vários desenvolvedores possam trabalhar paralelamente sobre um mesmo artefato de desenvolvimento (Código fonte, Modelos UML, arquivos XML, etc.). Além disso, se faz necessário manter as diferentes versões deste mesmo artefato, geradas durante o processo evolutivo do software. Este armazenamento deve ser realizado de maneira organizada em um repositório para fácil consulta e distribuição. Em face disso, faz-se necessário lançar mão de ferramentas de Gerência de Configuração. Dentre vários mecanismos que compõem estas ferramentas, é possível destacar os mecanismos para detecção de diferenças (do inglês diff). Estes mecanismos se mostram importantes para facilitar o armazenamento do histórico do software. Igualmente, é necessário simplificar a compreensão dos desenvolvedores acerca das modificações que foram realizadas em cada um dos artefatos que compõem este software, além de diminuir o tráfego de dados durante as ações de check-in e update. Este trabalho realiza um estudo baseado em revisão sistemática de literatura a fim de elencar de maneira metodológica as características mais importantes destes mecanismos de diff. Em seguida, é realizada a implementação de uma destas características em um protótipo. Este protótipo, denominado DDIFF, permite ao usuário visualizar as modificações realizadas entre duas versões de um diretório. O DDIFF atua através da análise de similaridade de cada arquivo maximizando a similaridade total do diretório.


ENEM Digital para Deficientes Visuais

Autores: Carlos Gabriel de Abreu Almeida & Daniel Gustavo Pimentel Rodrigues &  Rodrigo Romão de Oliveira Martins Silva

Orientador: Profa. Dra. Daniela Gorski Trevisan

Resumo
A realidade dos deficientes ainda é muito desafiadora. Embora sejam crescentes os esforços para inseri-los no convívio social de maneira natural, algumas situações não são muito receptíveis a atendê-los. O acesso à graduação é uma delas. Assim, este trabalho apresenta um modelo digital que permitirá aos portadores de deficiência visual a realização, de forma independente, da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O modelo proposto baseia-se no conceito de acessibilidade e interação homem-computador. Com os testes de interação, verificou-se que o modelo teve ótima aceitação por parte do usuário-alvo, garantindo a realização da prova de forma independente, sem prejudicá-lo ou ajudá-lo.


Organizador Acadêmico UFF – Um Aplicativo para Dispositivo 
Móvel, Utilizando o Sistema iOS

Autores: Diego Antonio Nunes Zahn & Gabriel Loubake Gomes & Leandro Inacio Galuzzi

Orientadora: Profa Dra Rosângela Lopes Lima

Resumo
No presente trabalho é apresentado o desenvolvimento de um aplicativo a ser utilizado em smartphones iPhone e que visa tornar mais fácil para o aluno o acompanhamento de sua vida acadêmica. Para tal apresenta-se também conceitos inerentes a dispositivos móveis, bem como uma visão geral do panorama atual no que diz respeito a sistemas operacionais utilizados em tais dispositivos.


Privacidade em Redes Sociais

Autores: Gabriel Almeida de Oliveira & João Marcos de Souza Carvalho

Orientador: Antonio Augusto de Aragão Rocha


Simulações Científicas Inteligentes - Tornando Aplicações Mpi Autônomas e  Maleáveis

Autor: Felipe dos Santos Ribeiro

Orientador: Prof. PhD. Eugene Francis Vinod Rebello

Co-orientador: Prof. D.Sc. Alexandre Da Costa Sena

Resumo
Muitas aplicações em diversas áreas como engenharia, física e biologia requerem poder computacional e capacidade de armazenamento em larga escala. Para atender a essas necessidades a um custo razoável, as plataformas disponíveis para os cientistas, principalmente em países em desenvolvimento, são frequentemente compostas de diversos recursos interligados por redes de capacidades variadas, formando clusters, grades computacionais e/ou nuvens computacionais. Os recursos de uma grade ou nuvem geralmente são compartilhados e, portanto, de natureza dinâmica, tornando-os difíceis de serem aproveitados deficientemente. Devido à essa dificuldade, por causa da natureza dinâmica dos recursos e do pouco conhecimento do usuário sobre o ambiente, foi criado o gerenciador EasyGrid AMS, que têm como objetivo facilitar o trabalho do programador, permitindo à aplicação adaptar-se às mudanças ocorridas nos recursos disponíveis, tornando-a mais eficiente. O gerenciador EasyGrid AMS gerencia aplicações paralelas que utilizam a biblioteca MPI. Neste trabalho será acrescentado ao gerenciador EasyGrid AMS a propriedade de auto-configurar uma aplicação executada por meio dele, ou seja, habilidade de modificar a estrutura da aplicação paralela dinamicamente para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Essa auto-configuração será feita modificando-se o grau de paralelismo da aplicação dinamicamente (maleabilidade), e sem a necessidade de intervenção do usuário (autonomia). Como estudo de caso será utilizada uma aplicação de simulação astrofísica chamado N-Corpos, que calcula iterações entre corpos celestes e se assemelha com diversos programas de simulação. A aplicação N-Corpos foi escolhida como base, pois, além de ser uma importante aplicação científica utilizada atualmente, suas tarefas possuem relações de dependência que tornam necessário um gerenciamento extremamente eficaz.


Um Sistema para o Problema de Alocação de Salas para Turmas

Autores: Eduardo de Almeida Zanuto & Gustavo Hingel Morada

Orientadora: Profa. Dra. Regina Célia Paula Leal Toledo

Resumo
Neste trabalho apresentamos um sistema de controle de utilização de salas de aulas na Universidade. Este sistema, auxilia os órgãos responsáveis pela confecção de quadro de horários e necessitam definir os horários das disciplinas, seus módulos, os professores que serão responsáveis por cada uma delas e as salas onde cada disciplina será ministrada. O sistema é apresentado tomando como base o Instituto de Computação e as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciência da Computação mas pode ser utilizado por qualquer outro departamento ou instituto.


Uma Abordagem para Testes de Aplicações RUBY ou RAILS

Autor: Diego Alves de Souza


Uma Infraestrutura de Monitoramento para a Rede do Instituto de Computação da UFF

Autora: Sean Stewart Faulstich Crammond

Orientador: Prof. PhD. Eugene Francis Vinod Rebello

Resumo
Redes de computadores crescem e se proliferam, em resposta a necessidade de se compartilhar recursos lógicos e físicos para processamento das informações criadas em empresas e ambientes de pesquisa e ensino em todo mundo. Estas redes são sujeitas a acessos não autorizados bem como falhas no fluxo de informação entre os nós, além de falhas nos próprios nós. Monitorar essas redes é de extrema importância, para saber de problemas assim que estes aconteçam, bem como poder prever possíveis problemas, sendo assim vital para que a informação que nelas trafegam não sofram interferências. Muitas redes consistem de milhares de computadores e servidores, separados geograficamente uns dos outros e com serviços diferentes que requerem atenção, tornando muito complexo a sua administração. Para que os administradores possam ter o domínio delas, os administradores dispõem de ferramentas de monitoramento para tornar o trabalho de administração da rede mais fácil. Neste projeto discutiremos o uso de algumas destas ferramentas e proporemos um modelo de monitoramento para a rede do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.


Coding Dojo: Novas Possibilidades para o Ensino de Programação

Autor: Bernardo Botelho Fontes

Orientador: Prof. D. Sc. Isabel Leite Cafezeiro

Resumo
Fomentar o ensino da programação é um ato importante para uma época em que a demanda por profissionais e pesquisadores na área vem aumentando continuamente. Entretanto, temos evidências de que o ensino que vem sendo aplicado hoje não vem alcançando resultados satisfatórios. Um indicador disso é o número de artigos publicados que abordam esse tema. Existem várias ferramentas e metodologias utilizadas pelos professores da área de programação para trabalhar com seus alunos, visando potencializar a maneira de educarem. Uma nova metodologia que vem crescendo e pode ser utilizada é a prática do Coding Dojo, um encontro da experiência coletiva com o aprendizado individual. O objetivo deste trabalho é abordar o Coding Dojo e entendê-lo como uma ferramenta auxiliar para o ensino de programação.


Elaboração de um Estudo para Implantação de um Centro de Descarte e Reuso de Peças de Informática

Autores: Antonio Carlos Magalhães Junior & Yuri Engle Valerio Kibaltchich

Orientadora: Profa Dra Rosângela Lopes Lima

Resumo
O projeto consiste de um estudo sobre tratamento de resíduo computacional e tem como objetivo a organização do conteúdo necessário para a implantação de um centro de descarte e reuso de equipamentos de informática.


Implantação e Avaliação de um Método de ranking baseado em Classificação

Autor: Igor Giusti da Silva

Orientadora: Bianca Zadrozny


Making Heuristics Faster with Data Mining

Autor: Daniel Paes Martins

Orientador: Alexandre Plastino de Carvalho D.Sc.

Co-orientadora: Simone de Lima Martins D.Sc.

Co-orientadora: Isabel Cristina Mello Rosseti D.Sc.

Resumo
Meta heurísticas representam uma importante classe de técnicas para a obtenção de boas soluções, em tempo computacional razoável, para problemas de otimização combinatória. São procedimentos de alto nível de propósito geral que podem ser instanciadas para explorar eficientemente o espaço de soluções de um problema combinatório específico. Um importante tópico em meta heurísticas é o desenvolvimento de meta heurísticas híbridas. Esses métodos híbridos resultam da combinação de conceitos e procedimentos de diferentes meta heurísticas clássicas ou da combinação de meta heurísticas com conceitos e processos de outras áreas de pesquisa responsáveis por realizar tarefas específicas que podem melhorar a técnica original. Anteriormente, foi desenvolvida uma versão da meta heurística GRASP (Greedy Randomized Adaptative Search Procedures) que incorporou um procedimento de mineração de dados. Considerou-se hipótese de que padrões obtidos por uma técnica de mineração de dados, a partir de um conjunto de soluções sub-ótimas de um problema de otimização combinatória, poderiam ser usados para guiar procedimentos meta heurísticos na busca por melhores soluções. Foram obtidos resultados promissores aplicando-se essas ideias a diferentes problemas de otimização combinatória, tais como: o problema do empacotamento de conjuntos, o problema de maximização da diversidade, e o problema de replicação de servidores para multicast confiável. O desafio deste trabalho _e introduzir um procedimento de mineração de dados a um importante método da literatura que combina elementos de diferentes meta heurísticas para resolver o problema das p-medianas, conhecido como heurística híbrida multistart {HH, buscando obter evidências de que, quando uma técnica é capaz de atingir a solução ótima, ou uma solução sub-ótima com pouca chance de melhora, os padrões minerados podem ser usados para guiar a busca pela solução ótima ou sub-ótima em menos tempo computacional. À nova versão denominou-se DM-HH. Experimentos computacionais, conduzidos em um conjunto de instâncias da literatura, mostraram que a nova versão da heurística híbrida foi capaz de atingir soluções ótimas e sub-ótimas, em média 27,32% mais rápido que a estratégia original.


Monitor de Métricas de Software

Autor: Wallace da Silva Ribeiro

Orientador: Prof. Dr. Leonardo Gresta Paulino Murta

Co-Orientador: Prof. Dr. Alexandre Plastino de Carvalho

Resumo
A sub-área da engenharia de software chamada gerência de configuração de software é responsável pelo estudo e controle das mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento de projetos de software. Gerência de configuração de software estuda o que mudou, onde mudou e quais as consequências destas mudanças no projeto. Por outro lado, métrica de software é a medida quantitativa do grau em que um sistema, componente ou processo se encontra em relação a um determinado atributo. Portanto, o objetivo deste trabalho é empregar métricas de software no estudo de gerência de configuração de software. Para tal, desenvolvemos coletores para vinte e duas diferentes métricas básicas, um mecanismo para definir métricas compostas de outras métricas já existentes através de fórmulas e gráficos que permitem analisar tais métricas. Finalmente, fizemos uma experiência inicial da análise de alguns desses indicadores sobre o IdUFF, o sistema de gestão acadêmica da Universidade Federal Fluminense.


Protótipo de um Sistema de Receituário Online

Autores: João Paulo Lethier & Magno Mathias

Orientador: Prof. Dr. Jose Raphael Bokehi

Resumo
No Brasil, para que um paciente possa comprar um medicamento que necessita de prescrição médica, ainda é necessária a geração de uma receita impressa para que o paciente possa levar à farmácia e efetuar a compra do medicamento. A informatização desse processo, que pode trazer vantagens para médicos, farmacêuticos e pacientes, motivou o desenvolvimento de um protótipo de um sistema que faça o controle de receitas de forma online. Esse protótipo permite ao médico cadastrar a receita do paciente no sistema e à farmácia verificar a veracidade da mesma quando o paciente for comprar o medicamento. O desenvolvimento do protótipo foi feito com a utilização do framework de desenvolvimento de sistemas voltados para plataformas web, chamado RubyOnRails, e ferramentas de testes automatizados, como o Cucumber e o RSpec.


QUID: Uma Nova Ferramenta de Aprendizagem

Autores: Carolina Souza Costa & Rafael Martins Ferreira

Orientado por Profª. Dra. Rosângela Lopes Lima

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o jogo Quid que é uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem, orientada a estudantes de qualquer nível de ensino, com o intuito propiciar uma maneira mais divertida de estudar. Esta ferramenta não substitui os métodos clássicos de ensino, mas busca complementar através da educação lúdica, que, para qualquer idade, agrega conhecimento na realização de desafios propostos.


Sistema de Informação para Suporte ao Cuidado Multiprofissional em Insuficiência Cardíaca

Autores: Felipe R. B. Cabral & Eduardo T. de Carvalho


Sistema Operacional Linux em Arquiteturas Multicore

Autores: Leonardo Gomes Marcello & Leonardo Sant'Anna do Valle Dias

Orientadora: Maria Cristina Silva Bôeres

Resumo
A arquitetura multicore surgiu como uma evolução em arquiteturas de computadores com o objetivo de aumentar o desempenho de execução de aplicações atuais através da exploração de paralelismo de execução. Uma máquina multicore possui mais de um núcleo de processamento e tais sistemas possibilitam a aplicação de técnicas que exploram o paralelismo a nível de threads, aliada às características existentes nas arquiteturas modernas. Para gerenciar e explorar todos os benefícios de tais arquiteturas, os sistemas operacionais e aplicações foram adaptados e até reprojetados para aumentar o desempenho de execução. Um exemplo de sistema operacional estudado neste projeto é o sistema operacional Linux, que implementa técnicas de gerenciamento e escalonamento de processos com o intuito de maximizar desempenho. Este trabalho tem como objetivo mostrar os motivadores para a evolução das arquiteturas, quais foram as alternativas desenvolvidas, como o sistema operacional Linux se adequou a essas mudanças e ilustrar, através de testes, como pode se tirar proveito da arquitetura multicore.


Um Estudo de Técnicas de Mineração de Dados para Classificação Com Aplicação em Classificação de Fontes de Dados Web

Autor: Luís Felipe da Silva Guariento

Orientador: Prof. Dr. Luiz André Portes Paes Leme

Resumo
Nesse trabalho, pretende-se explorar técnicas de mineração de dados para caracterização de fontes de dados. Para isso e necessário um estudo minucioso de técnicas de classificação conhecidas na literatura bem como um apanhado bibliográfico das metodologias por elas usadas. Devem-se caracterizar também métodos de avaliação de desempenho de classificadores distintos bem como maneiras de se evitar classificações de registros de maneira equivocadas. Por fim, analisa-se um experimento de categorização de fontes de dados pela técnica de classificação de Suporte Vector Machine de modo a validar sua eficiência na categorização de sites segundo variação de parâmetros específicos para o experimento.



Um Sistema para Rastreamento de Ônibus Usando Redes Veiculares

Autores: André Guimarães Coelho & Rennan Maciel de Oliveira

Orientador: Igor Monteiro Moraes


Uma Análise do Método de Diferenças Finitas Utilizando Passos de Tempo Ajustados Localmente

Autor: Jeferson Silva Mello

Orientador: Profa. Regina C. P. Leal Toledo, D.Sc.

Co-orientador: Prof. Otton Teixeira da Silveira Filho, D.Sc.

Resumo
A resolução do problema da propagação de ondas acústicas em meios contínuos é de grande interesse nas mais diversas áreas da ciência, como por exemplo, na geofísica, medicina, engenharia, entre outras. Este problema é modelado através de equações diferenciais parciais com condições inicial e de contorno conhecidas. Para um problema de sistêmica, por exemplo, a simulação da propagação da onda inclui meios anisotrópicos, interfaces que não são planas entre camadas, variação de velocidade/densidade entre outras características. Diversos métodos numéricos são utilizados para encontrar soluções aproximadas para a equação de onda, tal como o método de Diferenças finitas (MDF) utilizado no presente trabalho. O método de DF explícito, frequentemente utilizado para resolver esse tipo de problema, possui um critério de estabilidade para a garantia de convergência da solução numérica. Num domínio heterogêneo, a condição de estabilidade fica condicionada à região que necessita da discretização mais refinada, por exemplo, em um problema de sísmica, quanto maior a velocidade de propagação do meio, mais refinado deve ser o passo de tempo requerendo, de forma geral, um grande esforço computacional. O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do MDF com uma técnica, proposta em Falk et al (1998), que permite adaptar o passo de tempo localmente de acordo com a velocidade de propagação da onda. Baseados nestes esquemas, resolveu-se a equação da onda acústica para meios heterogêneos que necessitam de passos de tempo divididos por dois ou, em outros casos, por quatro. Além disso, simulou-se um campo que pode ser calculado com três diferentes passos de tempo. Essa abordagem aponta para uma redução no custo computacional em domínios onde o campo de velocidades não é homogêneo.


WIKIVIDEOS: Um Ambiente Virtual de Disponibilização de Vídeos na Web

Autores: Gabriel Ayres Saraiva & Leandro Oliveira da Silva & Thales Gonçalves Barros

Orientadora: Prof. Drª. Rosângela Lopes Lima

Resumo
O presente trabalho trata do desenvolvimento e apresentação de um portal audiovisual para a web que visa aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. Funcionando como um espaço para disponibilização de vídeos (como aulas, palestras, tutoriais etc.), o portal fornece a possibilidade de utilização por usuários como forma complementar de estudo.




Concluídos - 2013

Autores: Rodrigo Dias Ferreira & Tiago Manuel Padrela Amaro

Orientador: Prof. Dr. Leonardo Gresta Paulino Murta
Coorientadora: Prof. Dr. Vanessa Braganholo Murta

Resumo
A Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal Fluminense utiliza uma variedade de sistemas para o gerenciamento de dados referentes a alunos, professores e bolsas de fomento, o que muitas vezes gera informações duplicadas e inconsistências. Além disso, esses sistemas não atendem todas as necessidades dos usuários responsáveis pela administração, e muitas informações são controladas manualmente, em planilhas e documentos diversos.  A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de uma aplicação web que visa cobrir as lacunas deixadas pelos sistemas em utilização.  O novo sistema foi denominado SAPOS (Sistema de Apoio à Pós-Graduação).  O projeto visa melhorar a gestão de informações já existentes em sistemas legados e a inserção de novas funcionalidades, como o controle de alocação de  bolsas de fomento e o controle de etapas de um aluno. A implementação da proposta foi realizada utilizando uma metodologia de desenvolvimento ágil, que possui como principal característica uma forte interação com o usuário. Esta, por sua vez, diminui a probabilidade da adição de requisitos desnecessários, potencializando o aumento da satisfação do usuário.  A cada iteração, uma versão do SAPOS era entregue aos usuários, que puderam ir usando versões preliminares enquanto novas funcionalidades eram implementadas.  Foi utilizado o framework Ruby on Rails, que facilita a implementação, manutenibilidade e escalabilidade  do sistema.  Essas características permitem que o sistema seja facilmente continuado por outros desenvolvedores.  A versão desenvolvida nesse trabalhocontempla o cadastro de informações de alunos, matrículas, professores, orientações, bolsas e etapas, e vem sendo usada com sucesso pela secretaria e coordenação do Programa de Pós -Graduação em Computação da UFF.

Palavras-chave: Aplicação Web, Engenharia de Software, Desenvolvimento Ágil Ruby on Rails, Gestão Acadêmica de Pós-Graduação.

Autor: Douglas Paulo de Mattos

Orientadora: Profa. Dra. Débora Christina Muchaluat Saade

Resumo
Em documentos NCL (Nested Context Language), para garantir que as mídias sigam uma programação de apresentação, deve-se construir elos que de nem relacionamentos temporais entre os nós de mídia de acordo com a ocorrência de eventos. Este processo de encadear os nós mídia de um documento hipermídia no tempo é chamado de sincronismo temporal. E a representação, no tempo, da seqüência de eventos previsíveis deste documento é denominada de cadeia temporal. Este trabalho discute uma estratégia de representação da cadeia temporal de documentos NCL e apresenta um editor gráfico para exibição da visão temporal de aplicações NCL. A interatividade nas aplicações multimídia torna o processo de representação da visão temporal uma tarefa não trivial, visto que existem eventos que dependem da interação do usuário com a aplicação, o que pode levar a diferentes representações na cadeia temporal. Esta questão é tratada neste trabalho. Neste trabalho, a implementação da ferramenta focou-se no modelo de dados baseado no HTG (Hypermedia Temporal Graph), que armazena as informações necessárias de um documento NCL para construir sua visão temporal, e na geração da cadeia temporal a partir destes dados. A ferramenta faz parte de um editor gráfico para autoria de documentos NCL com suporte a templates de composição, chamado NEXT (NCL Editor Supporting XTemplate ), que facilita a construção de aplicações multimídia interativa para o sistema brasileiro de TV digital.

Palavras-chave: Aplicações hipermídia. TV digital. Documentos NCL. Visão Temporal. Sincronismo Temporal.

Autor: Thiago Soares Seidel

Orientadora: Helena Cristina da Gama Leitão

Resumo
Este projeto propõe um método para detecção de pichação em tempo real. Além de pichações o método também detecta alterações no ambiente que não sejam autorizadas. O método proposto detecta esses tipos de vandalismos através de uma sequência de eventos que levam ao reconhecimento dos atos em questão, usando uma única câmera. O vandalismo é detectado quando entra um objeto em cena e há alteração numa área predefinida. Como a questão envolve processamento de imagens, será utilizada a biblioteca openCV, que fornece algoritmos implementados para essa área.

Palavras-chave: Identificação de pichações, vandalismo, processamento de imagens.

Autores: Deborah Serpa Jaegge Deccache & Lucas De Castro Alves

Orientadora: Profª. Dra. Rosângela Lopes Lima

Resumo
Esta monografia trata da importância do ferramental computacional como auxílio ao desenvolvimento e inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Tendo em vista o constante aumento do uso de computadores pessoais e da Internet e, relativamente, uma reduzida quantidade de programas ou sistemas voltados para usuários especiais, cada vez mais se fazem necessários estudos que possibilitem o desenvolvimento e a aplicação de softwares que permitam maior acessibilidade e auxiliem o processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais. Visando acrescentar conhecimentos sobre esse tema que atualmente é de grande importância para a sociedade, este estudo se estrutura em três etapas principais. A primeira consiste de uma introdução ao contexto das necessidades especiais a fim de apresentar um campo de trabalho profícuo no que tange às possibilidades de desenvolvimento e aplicação do ferramental computacional. A segunda trata da acessibilidade pela internet através do desenvolvimento de um site voltado para usuários com necessidades especiais cujo objetivo é o de mostrar o quanto é importante, em termos de inclusão de pessoas, atender às regras básicas de usabilidade. Na terceira etapa apresenta-se um estudo de caso realizado em uma escola estadual do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento cognitivo de crianças a partir de intervenções com softwares.

Palavras-chaves: necessidade especial – inclusão digital – softwares – políticas
públicas – escolas

Autor: Yan Ramos da Silva

Orientador: Prof. Dr. Marcos de Oliveira Lage Ferreira

Resumo
A simulação de tecidos não é uma tarefa trivial, pois as características físicas particulares a este tipo de soft body tornam complexa a sua modelagem. Para realizá-la, foram propostas diversas técnicas baseadas em características geométricas ou físicas dos tecidos. Dentre estas abordagens, o modelo massa-mola-amortecedor destaca-se por permitir uma modelagem sucientemente realista sem exigir cálculos físicos e geométricos de grande complexidade. Esta técnica tem como principal desvantagem a utilização de grande quantidade de memória principal para a representação de malhas com grande número de vértices, necessárias para simulações que exigem alto grau de realismo. A estrutura de dados topológica chamada CHE (Compact Half-Edge) tem como principal característica a escalonabilidade, isto é, é capaz de balancear o uso de memória e processamento para otimizar a representação do modelo 3D e o acesso às suas informações topológicas. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um simulador de tecidos baseado no modelo massa-mola e na CHE.

Palavras-chave: computação gráfica, tecidos, simulação realista, estruturas de dado topológicas.

Autor: Vitor Bianchini Rocha

Orientadora: Profa Dra Rosângela Lopes Lima

Resumo
No presente trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma aplicação  móvel para o sistema  operacional  Android  que tem como objetivo disponibilizar  informações úteis sobre o armazenamento e o descarte do  resíduo eletrônico bem como os pontos de coleta cadastrados na aplicação.

Palavras chave: tecnologia  mobile,  smartphones, sistemas operacionais,
aplicativos, Android, JAVA, resíduo eletrônico, e-lixo.

Autores: Jonas da Costa Sampaio & Raphael dos Santos Evangelista

Orientador: Prof. Dr. Leandro A. F. Fernandes

Resumo
Este projeto tem por objetivo principal analisar e testar a viabilidade de uma aplicação que busque por informações sobre edificações em centros urbanos, tendo como entrada uma fotografia do local desejado e informações de latitude e longitude do usuário no momento da captura da imagem, considerando a imprecisão  intrínseca aos  sistemas de  posicionamento global existentes. Neste trabalho, é sugerido um processo que atenda essa necessidade e, em paralelo, é apresentado o desenvolvimento de um protótipo, a partir do qual foram realizados testes e analisada a possibilidade de uma aplicação entrar em produção com esse objetivo. O processo proposto se inicia com as informações coletadas a partir do usuário final que contemplam uma imagem da edificação de interesse e coordenadas geográficas que, apesar de imprecisas, servem de ponto inicial da busca. No passo seguinte, é feita uma busca em mapas virtuais dotados de imagens panorâmicas de ruas de centros urbanos, e disponibilizados gratuitamente na Internet. Em especial, o Google Street View. O caminho de busca é guiado pela aplicação de Affine Scale-Invariant Features Transform (ASIFT) para a comparação entre a fotografia inicial e as imagens panorâmicas. Por meio da comparação, a ferramenta proposta é capaz de afirmar os panoramas mais próximos e que visualizam a edificação desejada. Ao final, a ferramenta identifica dois panoramas nos quais pode ser vista a edificação alvo e realiza uma triangulação para estimar com maior precisão as coordenadas geográficas do estabelecimento. Como principal proposta de continuidade do projeto, é sugerido o uso das coordenadas estimadas para identificar, de maneira inequívoca, um estabelecimento numa base de dados como, por exemplo,  o serviço  Google Places, e extrair da mesma informações
elevantes sobre a edificação.

Palavras-chave: Google Street View,  recuperação de informação, busca em largura,
identificação visual de edificações, dispositivos móveis.

Autor: Estevan Barbará Teixeira

Orientadora: Luciana Ferraz Thomé

Resumo
A proposta deste trabalho é um estudo de caso da aplicação de metodologias atuais de controle de qualidade e padronização de dados geográficos a dados legados, objetivando sua distribuição pública.  Através do uso de análises definidas nas normas ISO 19113 e 19114, e da tentativa de padronização dos dados segundo as especificações da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais, é demonstrada a dificuldade de serecuperar semânticas sobre dados legados cuja fonte foi perdida.

Palavras-chaves: Qualidade, Dados geográficos e Dados legados.


Engenharia de Servisos: Estudo de Caso e Porposta de um Documento para Especificação de Requisitos

Autores: Bárbara M. Bivar Afonso & Pablo A. de Araújo

Orientadora: Teresa Cristina de Aguiar

Autor: Uenes Lucio Vilaça Ferreira

Orientador: Prof. Phd. Eugene Francis Vinod Rebello

Resumo
As aplicações online vêm ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. Como por exemplo, Facebook, Twiter, serviços da Google como Gmail, buscas personalizadas, Google Docs, dentre outros. Como consequência, nossas informações tanto quanto nosso comportamento estão espalhadas pela grande rede. Por isto cada vez mais privacidade torna-se essencial neste cenário. São bibliotecas, histórico de pesquisa com interesses, fotos pessoais e profissionais, dentre outros serviços.  À medida que o tempo passa temos percebido na segurança das informações que os atacantes sempre estão um passo a frente da defesa. Sites do governo têm sido invadidos, manifestações em sites de políticos, caixa de entrada dos e-mails violadas e vírus a frente do antivírus. A informação tornou-se tão valiosa que mesmo que grandes empresas e sites governamentais invistam em segurança, o estímulo dos crackers pela invasão torna-se suficiente para alcançá-la. Quem dirá em sistemas e estruturas que subestimem a segurança da informação. Tendo esta perspectiva precisamos prezar pela segurança e dá-la um papel de maior destaque. Este trabalho tem por propósito implantar uma infraestrutura de federação de identidade na UFF de acordo com as exigências da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Isto proporcionará uma relação de ganho para todos os envolvidos, empresas provedoras de serviço, usuários e UFF. Com a implantação certamente a UFF terá um potencial maior para oferecer em segurança da informação, contribuição da privacidade dos usuário, oferecimento de maior conforto para seus usuários e maior integração com serviços externos a instituição.

Autores: Marcos Felipe Almeida de Souza Leal & Felipe Cunha de Albuquerque

Orientado pela Profª. Helena Cristina da Gama Leitão

Resumo
Câmeras de vídeo são um recurso amplamente disponível, visto que  estão em praticamente todos os celulares. Escolhemos fazer uma ferramenta que utiliza este recurso em prol da modelagem 3D. Durante o estudo descobrimos que esta modelagem tem um alto custo computacional e focamos neste trabalho em torná-la mais acessível. Construímos em etapas os processos necessários para  atingir nosso objetivo, modelagem de um objeto utilizando uma  câmera , contudo, os passos finais não foram alcançados devido a complexidade do processo de modelagem. Este trabalho monográfico foi idealizado a fim de potencializar o processo de modelagem, reduzindo o tempo e a quantidade de equipamento utilizado neste processo. O resultado esperado é a criação de uma ferramenta de baixo custo que possa ser utilizada com facilidade pelos profissionais da área gerando um produto de qualidade. Neste trabalho também são descritas todas as etapas do projeto, desde pesquisas de métodos e tecnologias, passando pelo seu desenvolvimento e por fim a disponibilização dos resultados obtidos.

Palavras-chaves: modelagem, "câmera de vídeo".


A Plataforma Scratch no Contexto da Educação Inclusiva

Autora: Joyce Guedes Sobral

Orientadora: Rosângela Lopes Lima

Resumo
A tecnologia traz para o âmbito educacional uma nova forma de inclusão, através do uso de computadores pessoais, além de tornar-se uma ferramenta educacional importante. Através de seu uso pode-se implementar várias metodologias educacionais diferentes. Neste trabalho a metodologia usada foi baseada na teoria da Experiência da Desenvolvimento Mediada, ou EAM. Assim, utilizando a tecnologia em prol do desenvolvimento educacional e pessoal, este trabalho tem como objetivo auxiliar no estabelecimento de indicadores para o desenvolvimento de habilidades motoras, visuais e de raciocínio lógico em crianças com necessidades educacionais especiais, através da cultura lúdica. A ferramenta utilizada para este estudo foi o Software Scratch, por apresentar uma interface atrativa e de fácil manuseio. Sua interface permite que o público alvo deste estudo interaja de forma constante com a plataforma, permitindo assim o desenvolvimento das habilidades citadas. Os resultados obtidos através utilização da plataforma como instrumento educacional foram surpreendentes. Nos casos aplicados, o resultado mostrou que a plataforma capturou a atenção dos alunos e tornou a aplicação mais prazerosa. A plataforma contribuiu para o desenvolvimento lógico, motor e cognitivo dos alunos que participaram do estudo.

Palavras-chave: Tecnologia, Metodologia educacional, EAM, Scratch, Cultura lúdica

Autores: Gabriel Da Silva Menezes & João Luis Taveira Rodrigues

Orientadora: Profa Dra Rosângela Lopes Lima

Resumo
Neste projeto são apresentados a pesquisa e desenvolvimento de um programa com a finalidade de auxiliar, automatizar e fornecer ferramentas de gerenciamento a um viveiro de mudas da cidade de Niterói. Para se chegar a estes fins, apresentam-se conceitos pertinentes à tecnologia utilizada, ao modelos escolhidos e ao próprio negócio ligado ao software.  Pelo fato do programa desenvolvido se encaixar perfeitamente no conceito de tecnologia social, este também foi desenvolvido em detalhes.

Palavras chave: tecnologia social, Java, MySql, viveiro de mudas, gerenciamento,  modelo MVC e sustentabilidade.

Autores: Rafael Laranjeira Toscano & Eduardo de Oliveira Camara

Orientador: Profº. Eugene Francis Vinod Rebello, Ph.D.

Resumo
A segurança da informação está se tornando cada vez mais importante à medida que a tecnologia evolui. O que antes era utilizado por apenas algumas instituições específicas ou profissionais especializados no assunto, passou a fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas. O advento da internet e de novas ferramentas para troca e armazenamento de informações vem, ao longo dos anos, facilitando a vida dos indivíduos: hoje se pode verificar o saldo bancário utilizando a internet, fazer compras a partir de um dispositivo móvel, marcar consultas ao médico, realizar videoconferências em tempo real e muito mais. Toda essa facilidade levanta também algumas questões acerca da segurança das informações que circulam na internet. Como protegê-las? Como proteger seus dados de usuários mal intencionados? Como combater e responder aos diversos incidentes de segurança? Tal situação pode ser melhor ilustrada levando-se em consideração que 74% das perdas financeiras deve-se a quatro categorias de crimes: ataques por vírus, acesso não autorizado, roubo de dispositivos eletrônicos (como notebooks, laptops, etc.) e de informações pessoais. O medo relacionado a fraude supera o medo de terrorismo, doenças e de segurança pessoal. Em virtude disso, os gastos com segurança aumentam consideravelmente ano após ano. É estimado que os Estados Unidos gastem quinhentos milhões de dólares por ano devido aos danos causados pelas fraudes de cartão de crédito. Assim, saber como prevenir, responder e lidar com tais incidentes se torna primordial. Este é o objetivo de um CSIRT, do inglês, Time de Resposta a Incidentes de Segurança da Computação. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de criação de um CSIRT, analisando a utilidade, características e dificuldades inerentes ao processo, além da análise de um caso prático voltado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Autores: Diego Souza Paulino da Silva & Thiago de Oliveira Henriques

Orientador: José Raphael Bokehi

Resumo
Um dos primeiros conceitos que uma pessoa aprende desde pequena é o de testar um produto antes de utilizá-lo na sua versão final. Avisos como "tome cuidado com a temperatura da água para você não se queimar" ou "experimente e veja se está do seu gosto" ensinam a importância de testes. Em produtos de  software  não poderia ser diferente. Os testes desempenham uma importante função durante o tempo de vida de um projeto, e seu gerenciamento se mostra extremamente importante, para que o controle dos defeitos e correções de um projeto não se perca durante o seu desenvolvimento. Nesse projeto foram abordadas duas ferramentas úteis de gerenciamento de testes: O Rational Quality Manager e o Mantis. Para cada um delas é descritos seu funcionamento, sendo enfatizadas su as diferenças. Adicionalmente, buscou-se identificar a visão de profissionais do mercado sobre elas.

Palavras-chave: Testes, Software, Gerenciamento, RQM, Mantis.

Egressos
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Concluídos
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