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Colegiado

Os Colegiados de Curso estão regulamentados pelo Regimento Geral da Universidade Federal Fluminense, em seus artigos 9º, 10 e 11.

A Presidência dos Colegiados dos Cursos de Graduação é exercida pelo Coordenador do Curso e são constituídos por representantes dos Departamentos participantes do Curso, indicados pela respectiva Chefia e por representantes dos estudantes, em número que corresponda a 1/5 (um quinto) dos membros do Colegiado, garantida a participação de, pelo menos, um representante, indicado pelo respectivo Diretório Acadêmico.

Os representantes dos Departamentos mencionados acima possuem suplentes, indicados pelos Chefes respectivos, que os substituirão em seus impedimentos eventuais.

Compete ao Colegiado dos Cursos de Graduação:

I - Manifestar-se sobre os assuntos referentes às atividades de Coordenação, comuns aos Departamentos que o integram;

II - Elaborar, com base nos elementos sugeridos pelos Departamentos, o currículo do Curso e sua duração, fixando o número de créditos, as disciplinas obrigatórias e optativas e os pré-requisitos;

III - Elaborar, com base nos elementos sugeridos pelos Departamentos, o plano didático do Curso, indicando a extensão do ensino de cada disciplina do currículo e estabelecendo o horário a ser cumprido;

IV - Solicitar ao Chefe de Departamento a que esteja vinculada determinada disciplina, as providências necessárias à sua integração no plano didático do Curso;

V - Emitir parecer, sobre as questões relativas às inscrições de alunos, analisando os créditos pelos mesmos solicitados, à vista do currículo do Curso;

VI - Decidir sobre recursos ou representações de alunos e professores relativos ao Curso;

VII - Opinar e decidir sobre sugestões de Departamentos ou docentes, que envolvam assuntos de interesse do Curso;

VIII - Cooperar com os demais órgãos universitários;

IX - Determinar, ouvidos os Departamentos, o número de vagas para cada vestibular, bem como os turnos das novas turmas;

X - Fixar, para efeito de transferência, ouvidos os Departamentos, o efetivo das turmas; e XI - Opinar e deliberar sobre outras matérias que lhe forem atribuídas, bem como sobre casos omissos que se situem na esfera de sua competência.

O Colegiado reúne-se todas as segundas quartas-feiras do mês.

Membros do Colegiado:

Departamento Titular Suplente
DCC Alexandre Plastino de Carvalho José Raphael Bokehi
DCC Bianca Zadrozny Regina Célia Paula Leal Toledo
DCC Simone de Lima Martins Isabel Leite Cafezeiro
DCC Anselmo Antunes Montenegro Lucia Maria de Assumpção Drummond
DCC José Henrique Carneiro de Araújo Carlos Alberto de Jesus Martinhon
GMA Cruz Sonia Quiroga de Caldas Maria Lúcia da Silva Menezes 
GFI Antônio Delfino Jr. Jesús Lubian Rios
GAN Marcelo da Silva Corrêa Regina Célia Moreth Bragança
GET José Rodrigo de Moraes Ana Beatriz Monteiro Fonseca
GGM Cláudia Regina Vilella Luiz Antônio Brasil Kowada
TET Luiz Cláudio Schara Magalhães Carmen M. C. Carvalho

Coordenação / Equipe

Coordenadora

Profª. Aline de Paula Nascimento
E-mail: tgi@vm.uff.br

Equipe

Barbara Alzira da Silva Bessa da Costa - barbarabessa@ic.uff.br

Rodrigo Vilhena Herdy Afonso - rodrigovilhena@id.uff.br

Elaine Maia - elainemaia@ic.uff.br

Telefone: (21) 2629-2966


Procedimentos Administrativos
Acompanhamento de Processos Administrativos: https://sistemas.uff.br/protocolo/ProcessoTodos.uff


Formulários e Documentos:

Proporcionalidade ACs (Decisão CEP nº 626/2013) 

Atualização para Registro de Diploma

Registro de Atividade Complementar  

Dispensa de Disciplinas

Formulário de Inscrição em Projeto Final

Ata de Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso

Formulário de Aprovação da Versão Final TCC 

Carta ao Colegiado de Curso  

Inscrição em Disciplina Isolada (de outro departamento)

Trancamento de Matrícula

Solicitações Genéricas 



Informações:

Esclarecimento Inicial

O Sistema Acadêmico da UFF (IDUFF) é o sistema responsável pela gestão/manutenção de toda a vida acadêmica do aluno. Por meio desse sistema o aluno faz inscrições de disciplina, obtém suas notas, seu histórico e declarações, entre outros.

Em caso de diferença de informações entre os sistemas, o que valerá será a informação que consta no IDUFF.



Inscrição Online

É o procedimento realizado pelo aluno por meio da internet (no IDUFF), em período estabelecido no Calendário Escolar, que será, quando necessário, completada pela inscrição presencial.


Inscrição Presencial

Caso não tenha feito a Inscrição Online por qualquer motivo que seja, antes do inicio de cada período letivo, em época prevista no Calendário Escolar, o aluno comparece à coordenação, em escala por esta definida, a fim de proceder á inscrição nas disciplinas e atividades que pretende cursar naquele semestre.

Mas fique atento! A Inscrição On Line tem preferência sobre a Inscrição Presencial na concorrência por vagas nas turmas.  


Período de
Ajuste


Entende-se por período de ajuste o espaço de tempo determinado no Calendário Escolar e Administrativo para que sejam processadas pequenas alterações nos Planos de Estudos dos alunos inscritos em um semestre letivo.

Esse período pode ser usado para inclusão de Planos de Estudos dos alunos na qual não conseguiram se inscrever nas inscrições anteriores (online e presencial).

No período de ajuste é possível fazer troca de turmas, inclusão e cancelamento de disciplinas, mas cabe lembrar que o período de ajuste tem a função de resolver pequenos problemas no Plano de Estudo, não sendo permitido a reformulação total do plano do aluno.


Declarações

A Declaração de Regularidade de Matrícula informa que o aluno está devidamente matriculado na universidade.

Essa Declaração pode ser geradas pelo sistema do IDUFF, sendo elas já autenticadas (não necessitando de carimbo, nem assinatura do coordenador do curso). 
Para confirmar a autenticação basta acessar o link no final da página da declaração.


Aproveitamento de Disciplinas

É o reconhecimento de igual ou semelhante valor formativo entre disciplinas/atividades dos cursos de graduação da UFF, obrigatória(s), optativa(s) ou eletiva(s), e o valor formativo de outras disciplinas/atividades de graduação ou pós-graduação cursadas com aproveitamento em outra Instituição de Ensino Superior ou outros cursos da UFF.

Para obter o aproveitamento de disciplinas ou atividades, o estudante deverá encaminhar-se ao Protocolo Setorial da Praia Vermelha ou Protocolo da Reitoria afim de formar um processo administrativo solicitando o aproveitamento no prazo estipulado pelo Calendário Escolar, anexando Histórico Escolar original e programa/ementa das disciplinas ou atividades cursadas. 

Existem três formas de Aproveitamento: (1) Dispensa, para disciplinas cursadas em outras Universidades; (2) Correspondência, para disciplinas cursadas em outros cursos da UFF, sendo registrada nota e frequência no Histórico Escolar do aluno; e (3) Exame de Proficiência, que consiste na comprovação do conhecimento do conteúdo de uma disciplina por meio de avaliação específica aplicada pelo Departamento de Ensino à qual a disciplina é vinculada.  

 
Avaliações - Provas

Todas as avaliações devem ser agendadas para o horário da turma da disciplina, registrado no Quadro de Horários. Para cada disciplina deverá haver ao menos duas verificações obrigatórias, uma avaliação de segunda chamada e uma verificação suplementar (VS). A avaliação de segunda chamada será realizada antes da VS, somente podendo substituir uma verificação obrigatória a qual o aluno não tenha comparecido. A VS é vetada aos discentes já aprovados e é obrigatória aos com frequência suficiente e média entre 4,0 e 5,9, sendo aprovados aqueles que obtiverem resultado maior ou igual a 6,0 nesta verificação. Por fim, as notas de cada avaliação deverão ser divulgadas até 3 dias úteis antes da realização da avaliação seguinte, considerando o prazo para recurso referente a nota atribuída.    


Abono de Faltas

Não haverá abono de faltas a aulas, mesmo que o aluno comprove doença ou viagem.


Trancamento de
Matricula

É a suspensão temporária dos estudos do aluno, mantendo o seu vínculo com a universidade e garantindo o seu retorno ao cadastro de alunos aptos à inscrição em disciplinas ou atividades no período seguinte ao término do período de trancamento.

O trancamento de matrícula será permitido por até 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não.

Não será computado, para efeito de integralização curricular, o tempo em que o aluno permanecer com trancamento de matrícula.


Cancelamento de Matrícula - Jubilação

É o ato pelo qual o aluno é desvinculado da Universidade. Ocorre nos seguintes casos:

-Não integralização da carga horária necessária à conclusão do curso dentro do prazo máximo de permanência fixado no currículo. No caso de Ciência da Computação, 12 períodos. 

-Abandono de curso: configura-se pela não inscrição do aluno em disciplinas/atividades, depois de esgotados os quatro períodos de trancamento permitidos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação.

-Não inscrição em disciplinas/atividades no primeiro período letivo, imediatamente subseqüente ao seu ingresso na Universidade.

-Reprovação em todas as disciplinas nas quais o aluno se inscreveu no período imediatamente subseqüente ao seu ingresso, exceto se tiver obtido nota final igual ou superior a 4,0 em pelo menos uma disciplina.

-Solicitação oficial, por iniciativa do próprio aluno, diretamente na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

-Insuficiência de aproveitamento escolar: acontece quando o aluno não concluir, no mínimo, 50% da carga horária curricuolar no tempo médio previsto para conclusão do curso. No caso de Ciência da Computação, 8 períodos. 

-Motivos disciplinares, nos casos previstos pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade.







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