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Concluídos - 2003
Granulometria: Uma Aplicação para Contagem e Medição de Grãos em Imagens  Digitais

Autores: Evelyn de Almeida Vieira & Rafael Heitor Correia de Melo

Orientador: Inhaúma Neves Ferraz

Resumo
A área de processamento de imagens vem se desenvolvendo continuamente, sendo uma tecnologia importantíssima na sociedade moderna. Durante os últimos anos, tem havido um aumento significativo de pesquisas em morfologia matemática, processamento de imagens, compressão e reconhecimento de imagens. Técnicas de processamento de imagens digitais são utilizadas para resolver diversos problemas que requerem métodos capazes de melhorar a informação visual para a análise e interpretação humana. Este documento tem por finalidade explicar as técnicas de processamento de imagens digitais e seus algoritmos utilizados para resolver o problema da granulometria (contagem e medição de grãos), que neste trabalho foram fundamentadas nos conceitos da morfologia matemática.

Métodos de Vizinhança Variável Aplicados ao Problema do Maior Conjunto Controlado

Autor: Fábio Xavier Guimarães

Orientador: Carlos Alberto de Jesus Martinhon

Resumo
Um vértice i de um grafo G = (V, E) é dito controlado por M Í V se a maioria dos elementos da vizinhança de i (incluindo o próprio vértice i) pertence a M. O conjunto M é um monopólio em G se cada vértice i Î V é controlado por M. Seja um conjunto M Í V e dois grafos G1 = (V, E1)  e G2 = (V, E2), onde E1 Í E2, o problema de Verificação do Monopólio consiste em decidir se existe um grafo G = (V, E), tal que E1  Í E Í E2, no qual o conjunto M seja monopólio em G = (V, E). Se a resposta ao problema for Não então temos o problema do Maior Conjunto Controlado, onde o objetivo é encontrar um grafo G = (V, E) tal que o número de vértices de G controlados por M seja maximizado. Apesar de o problema de Verificação do Monopólio  ser resolvido em tempo polinomial, o problema do Maior Conjunto Controlado é considerado NP - difícil. O objetivo deste trabalho é apresentar o problema do Maior Conjunto Controlado. Além disso, são apresentados seis regras de redução e um algoritmo que utiliza métodos de vizinhança variável para obter uma solução aproximada para o problema do Maior Conjunto Controlado.

Modelagem de Plantas Utilizando L-System: Geometria Fractal Simplificando Formas Complexas

Autora: Cynthia Lourdes Oliveira Pereira

Orientadora: Aura Conci

Resumo
Algumas idéias surgiram ao longo da graduação para o Projeto de Final de Curso. A imensa simplicidade da Geometria fractal em gerar imagens complexas e belas chamou a atenção e despertou a possibilidade de um estudo mais completo e detalhado sobre o assunto. Pesquisas sobre este tema revelam a deficiência de sistemas voltados para usuários com pouco ou nenhum conhecimento no assunto. Este trabalho tenta introduzir de forma incremental os conceitos da Geometria Fractal e o modelo L-System, de forma que o leitor possa com o sistema desenvolvido colocar em prática exemplos e resultados obtidos em sua leitura. Para que o sistema desenvolvido fosse capaz de atender a dois diferentes grupos de usuários: Usuários avançados (ligados à computação gráfica, especificamente a abordagem de L-Systems) e usuários iniciantes (conhecimento de computação em geral) uma pesquisa sobre interface homem-máquina foi realizada de forma a atendê-lo sem prejudicar a funcionalidade e objetivos iniciais do sistema.

Sistema Web Para Gerenciamento do Banco de Dados de Esclerose Múltipla

Autores: Diogo Brito Montano & Pierre Queiroz Wermelinger

Orientadora: Luciana Ferraz Thomé

Co-orientadora: Claudia Mª Miranda Santos

Resumo
Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma interface Web para o Banco de Dados de Esclerose Múltipla. A partir de um banco de dados modelado, desenvolvemos todo um sistema de cadastro, a ser utilizado por médicos e pesquisadores da área, a partir de informações dos pacientes. Demos ênfase aos passos necessários para o desenvolvimento de uma Aplicação Web, apresentando conceitos pesquisados e apontando suas aplicações no Sistema de Esclerose Múltipla. Além disso, são documentadas aqui as modificações necessárias no banco de dados do sistema, bem como as ferramentas utilizadas para desenvolvê-lo e ambientes de execução. Enfatizamos que o nosso projeto é direcionado ao desenvolvimento de uma interface homem-máquina, partindo de uma etapa do sistema já implementada anteriormente. Sendo assim, este projeto não pôde ser considerado como um sistema completo. O sistema como um todo deve ser visto utilizando técnicas de Engenharia de Software apropriadas.



Concluídos - 2004
A Migração de Software de Ambientes Computacionais para Software Livre: O Planejamento da Migração da Administração Central da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Autor: Flávio Barcellos

Orientador: Prof. Luiz Valter Brand Gomes

Resumo
O presente trabalho foi elaborado, no primeiro semestre de 2004, com o objetivo de analisar a viabilidade e planejar o processo de migração de ambientes computacionais, para software livre, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A UERJ sendo uma Instituição pública, está inserida num contexto sóciopolítico que, contemporaneamente, tende a adotar o software livre como tecnologia de informação prevalecente, uma vez que esse gera, entre outros benefícios: independência tecnológica, economia nos gastos com licenças para o uso de software proprietário e maior segurança e liberdade de acesso as informações institucionais. Ao avaliar o caso específico da UERJ, tendo como parâmetro o Guia Livre de Referência de Migração para Software Livre do Governo Federal (versão 0.5), optou-se por priorizar a migração, a partir de setores da Administração Central, porque eles estão diretamente ligados à Reitoria da Instituição; o que incentivará a futura participação das outras unidades acadêmicas, no processo de Migração. Para o projeto piloto, a Superintendência de Recursos Humanos (SRH), a Diretoria de Administração Financeira (DAF), a Diretoria Jurídica (DIJUR) e a Subreitoria de Graduação (SR1) foram os setores escolhidos, por representarem bem o uso geral de software proprietário na Administração Central. Com intuito de ter uma visão ampla das condições iniciais da Instituição, procurou-se elaborar esse projeto a partir das seguintes etapas: Primeira: a coleta de dados junto as chefias e aos usuários chaves, com o objetivo de mapear o perfil dos usuários e do uso de software dos setores; Segunda: o planejamento da migração, coadunando os dados coletados, com as diretrizes do Guia Livre de Migração do Governo Federal.

Ambiente de Ensino de Programação On Line

Autora: Thaís Lima Nemer

Orientadora: Rosângela Lopes Lima

Resumo
O objetivo principal deste trabalho é a elaboração de um ambiente de ensino básico de programação On-Line. Isto é, este ambiente será acessado via internet através de uma plataforma de ensino já existente, denominada Uff@distancia (www.interagir.uff.br). Foi feito um levantamento e estudo da importância e das aplicações do ensino à distância na sociedade atual. Este estudo foi documentado nesta monografia. Partiu-se da concepção de que o ensino à distância é mais uma forma de ensino e aprendizado, hoje muito apoiada nos avanços tecnológicos.  Com base nesse pressuposto, foi elaborada uma análise das diferentes formas de ensino à distância e sua importância, além de projetos e iniciativas utilizando esta forma de ensino(no Brasil e no mundo). Ao final, será detalhada a aplicação prática elaborada para ilustrar este projeto e serão tecidas considerações com base no que foi pesquisado.

Portal Dinâmico da Coordenação da graduação com Java e modelagem MVC

Autores: Fernando Pereira Carneiro & Vitor Camillo Medronho

Orientador: Prof. Dante Corbucci Filho

Resumo
Esta monografia descreve os detalhes da modelagem e implementação de uma página de conteúdo dinâmico para Coordenação do Curso de Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense. O projeto se compromete a pôr em prática o conhecimento adquirido ao longo do Curso assim como o seu aprofundamento pragmático, visando a produção de um aplicativo seguro, eficiente, de fácil manutenção e reutilizável. Para tanto, o desenvolvimento é feito com algumas das tecnologias mais empregadas atualmente no que se refere à aplicações para internet como Java, JSP, Tomcat e Servlets, modelado de acordo com o padrão Modelo-Visão-Controlador (MVC) cujo objetivo básico é separar a lógica de negócio da apresentação. Como resultado, espera-se deste trabalho, uma maior divulgação do Curso de Graduação através da disponibilidade de informações relevantes tanto para aqueles que desejam ingressar no Curso, como disciplinas e suas ementas, corpo docente e formas de ingresso; assim como para aqueles que fazem do Curso uma realidade, como professores, alunos, funcionários. O principal ganho em relação ao sistema atual refere-se à manutenção e atualização do seu conteúdo. Por se tratar de uma página dinâmica, suas informações são colhidas de um banco de dados após cada requisição, e transmitidas ao cliente como documentos HTML tradicionais de acordo com os modelos de páginas definidas por arquivos JSP. Tão logo uma modificação é feita no banco de dados, esta se refletirá de imediato nas páginas apresentadas ao cliente. Deste modo, para adicionar, alterar ou excluir alguma informação do sistema, basta serem feitas as devidas atualizações na respectiva base de dados. Os alunos da Graduação terão ainda, a possibilidade de acessar seus dados e interagir com a Coordenação de forma a manter suas informações pessoais e profissionais sempre atualizadas. Isto se dá através de uma sessão especial na qual todos os alunos são usuários e efetuam autenticação através de matrícula e senha. O armazenamento destes dados atualizados possibilitará uma comunicação permanente entre Coordenação e alunos mesmo depois de encerrado o vínculo universitário. Num primeiro momento, foram identificadas as necessidades do projeto através de pesquisas feitas na página atual da Graduação e em serviços similares em toda a Internet além de entrevistas com o coordenador do Curso. Após análise crítica das informações, o banco de dados foi modelado, tabelas criadas e dados inseridos. Índices e procedimentos padronizados foram adicionados gradualmente, de acordo com as necessidades atuais do trabalho. Paralelamente, interfaces, classes, controladores e documentos JSP foram agrupados, implementados e tratados separadamente de acordo com o serviço prestado por cada módulo do projeto.

Portal Easygrid: Uma Experiência Usando Web Services em Grid

Autor: Jairo Lino Duarte

Orientador: Prof. Vinod Rebello

Resumo
Esta monografia visa a apresentar principalmente uma experiência no uso do Web Service em Grid, parte de um projeto de pesquisa sobre Grid, realizada no Laboratório de Pós- Graduação, do Instituto da Computação, na Universidade Federal Fluminense. Ressalta-se que esta pesquisa, em particular, possui como finalidade a elaboração de um Portal, para facilitar o acesso e a utilização de alto poder computacional pelos usuários, tornando transparente problemas enfrentados atualmente, como segurança, comunicação e administração do Grid. Dessa forma, a presente obra traz uma visão preliminar de Computação em Grid, de seu comparativo com outras formas de computação distribuída, de Web Services e da evolução desse trabalho.

Sistema de Apoio a Tutoria On Line – Um Estudo de Caso

Autores: Francisco José Plácido da Cunha & Luciano Zuim Ferreira

Orientadora: Rosângela Lopes Lima

Resumo
A globalização associada à evolução vertiginosa dos meios de comunicação exige do homem moderno, a necessidade de manter-se sempre atualizado e informado. Atualmente um dos mais modernos meios de transmissão de informação é a Internet, que introduz novos conceitos e paradigmas. Esses vieram acompanhados de novas idéias e soluções alternativas tais como: e-learning, gerenciamento de conhecimento e tutoria. O perfil dos alunos e professores mudou com o tempo, onde o primeiro tem menos tempo para aprender, e o segundo necessita estar mais próximo do primeiro, não apenas para transmitir, mas principalmente para orientar o aluno no processo de aquisição do conhecimento. Nesse novo cenário, já com a presença da Web, surgem as plataformas de ensino à distância que oferecem serviços e funcionalidades projetadas para auxiliar o trabalho feito em sala de aula e suprir as necessidades desses novos perfis. O objetivo dessa monografia é apresentar e demonstrar através de uma ferramenta de apoio a tutoria, utilizando a internet, a importância durante o processo de aprendizagem de manter a orientação, motivação e interação entre os participantes de um curso, por exemplo, mesmo que isso seja realizado a distância.

Um Estudo de Uma Aplicação Cliente-Servidor para Fluxo Multimídia

Autor: Gustavo Gonçalves Fernandes

Orientadora: Anna Dolejsi Santos

Resumo
Este trabalho consiste no estudo de uma aplicação cliente-servidor para fluxo multimídia. A aplicação cliente windows chamada de RIOWIN se comunica através de uma rede local com uma aplicação servidora que executa em um servidor multimídia chamado de RIO (Randomized I/O Multimedia Storage) cujas principais funções são: atender os pedidos do cliente, ou seja, enviar os blocos de áudio/vídeo que estão armazenados em seus discos para o cliente através da rede, escalonamento de pedidos, controle de admissão de usuários, armazenamento de blocos de áudio/vídeo em seus discos, fazer cópias dos blocos de áudio/vídeo nos discos, organização dos dados (blocos de áudio/vídeo) nos discos, recuperação dos dados dos discos, balanceamento dos dados nos discos e qualidade de serviço (Qos) oferecida aos clientes. Essa comunicação entre cliente e servidor RIO é feita através de interfaces (módulos ou funções que são comuns tanto para o cliente quanto para o servidor). Os blocos de áudio/vídeo, que chegam da rede, vão sendo armazenados em uma área de armazenamento do cliente conhecida como buffer (região de memória alocada para armazenamento de dados). Logo após o armazenamento dos blocos de áudio/vídeo no buffer, o cliente inicia o software tocador ou transdutor (Windows Media Player) e lhe envia os blocos de áudio/vídeo para que sejam visualizados na tela do programa pelo usuário da aplicação. Tanto a iniciação do tocador quanto o envio de blocos de áudio/vídeo do cliente para o tocador é gerenciado por um mini-servidor HTTP. O cliente RIOWIN e o servidor RIO foram desenvolvidos para atender ao projeto CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro). No que se refere a esta monografia, serão apresentados conceitos sobre Internet, serviços orientados à conexão, serviços não orientados à conexão, tipos de comutação e roteamento, protocolos, camadas de protocolos, transmissão multicast, comunicação de processos através de portas TCP e UDP, redes multimídia e problemas encontrados durante a transmissão de áudio/vídeo na rede. Haverá também um capítulo que fará um breve comentário sobre a arquitetura cliente-servidor, da qual fazem parte os clientes RIOWIN, RIOMMCLIENT e o servidor RIO.

Algoritmo Tartaruga Na Modelagem 3D

Autores: Aldenir de Farias Barboza & Leonardo Loback Martinez

Resumo
Este trabalho tem como primeiro objetivo realizar um estudo sobre conceitos da utilização do algoritmo tartaruga para modelagem em duas e três dimensões. Com um dos maiores empregos desse algoritmo é a geração de objetos fractais e L-Systems iniciamos por introduzir os elementos da geometria fractal e desses sistemas recursivos. Embora o algoritmo tartaruga já seja muito conhecido e utilizado no desenho em duas dimensões seu emprego para geração de figuras e objetos tridimensionais não é uma simples adição de uma coordenada a mais. Os desenhos de objetos 3D em superfícies 2D precisam ser inicialmente projetados adequadamente nesta superfície. Se depois precisarem ser observados em diversas direções devem ser rotacionadas ou transladados adequadamente. Uma alternativa a movimentação do objeto é a alteração do posicionamento do observador ou da câmera que captura a cena. Uma forma adequada de se fazer isso é utilizar a API gráfica OpenGL. Ao se mover em 3D o autômato virtual modelado pelo algoritmo tartaruga introduz dificuldades adicionais. Essas dificuldades são principalmente devidas a rotações especiais que causam mais complexidade nos referenciais de posicionamento de objetos 3D.

Ferramenta Midas-Uff : Módulo de Classificação

Autores: Renata Milagres Pereira & Luis Filipe de Mello Santos

Resumo
Neste trabalho propõe-se uma ferramenta de Mineração de Dados, chamada MIDAS-UFF, capaz de extrair automaticamente informações úteis, não óbvias e possivelmente desconhecidas, implícitas em bancos de dados. Um dos módulos desta ferramenta, o módulo de Classificação, é definido, implementado e documentado. É apresentada uma introdução sobre Mineração de Dados descrevendo suas origens, conceitos e principais aplicações, em especial a tarefa de Classificação, que é o principal tema abordado neste trabalho.

Laboratório Virtual do Instituto de Computação: Implantação de Um Sistema na Internet para Apoio a Interação Aluno e Professor

Autor: Isac Rédua Amaral

Orientadora: Profª. Dr.ª Regina Célia Paula Leal Toledo

Resumo
A comunicação à distância é uma realidade nos dias de hoje e ela vem se expan­dindo a uma velocidade assustadora com o surgimento da Internet. Os meios de comunicação já fazem parte da vida de cada indivíduo, ele nasce e cresce em um meio que lhe oferece uma infinidade de formas de comunicação. O homem aprendeu a modificar o ambiente em que vive, tornando-o mais flexível, mais cômodo, mais ágil por meio da comunicação. Não é diferente no meio acadêmico, a relação aluno/professor vem sendo explorada de maneira nunca explorada em tempos passados. Com a entrada da WEB em nosso dia a dia, cursos, palestras, reuniões, e outros vêm sendo ministrados por meio da Internet, através de videoconferências, ensino à distância, etc. Este trabalho vem somar mais uma ferramenta de auxílio à alunos e professores que desejam trocar informações, por meio de um portal da WEB, em sua instituição de ensino, possibilitando ao professor disponibilizar trabalhos, notas, apostilas, arquivos e outros materiais necessários ao desenvolvimento de seus alunos. Aos alunos possibilita tirar dúvidas com seu professor, consultar perguntas mais freqüentes de sua turma, "baixar" arquivos, trabalhos, apostilhas entre outros, além de facilitar a comunicação direta com o monitor (ou professor) por meio de uma sala de bate-papo. O objetivo é estreitar a distância entre o aluno e o professor, aumentando a qualidade do ensino e flexibilizando a relação entre eles.

Methods II: Um Sistema Interativo de Apoio ao Aprendizado de Métodos Numéricos para Problemas de Equações Diferenciais Parciais

Autores: Denis André Ribeiro Leal & Mariana Lisboa da Costa

Orientadora: Regina Célia Paula Leal Toledo

Resumo
Neste trabalho estamos interessados em resolver as equações por métodos numéricos aproximados. Inicialmente apresentamos como um domínio bidimensional contínuo discretizado para aplicação do Método das Diferenças Finitas. O sistema foi desenvolvido para auxiliar os alunos a resolverem problemas de equações parciais. É uma forma prática do aluno lidar com os problemas e seus métodos, podendo visualizar os resultados através de gráficos. Acreditamos que isto certamente lhe dará um maior entendimento e um maior interesse sobre a teoria que lhe é apresentada. Basta entrar com os dados para visualizar um gráfico com as soluções aproximada e exata do problema resolvido utilizando o método escolhido. Vale ainda ressaltar, que o sistema possui um módulo teórico, cujo conteúdo serve como base para o aluno na utilização do módulo prático.

Sistema de Gerenciamento de Projetos - SGP

Autores: Gabriel Borges Aguiar & Luis Carlos Couto

Resumo
A atividade de Gerenciamento de Projeto é de grande importância. A competitividade necessária aos negócios de hoje obrigou as empresas a procurarem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos e serviços, reduzir os custos e melhorar o controle.  As técnicas tradicionais de uso das redes de caminho crítico, agora com o auxílio de computadores, têm se tornado acessível, facilitando as práticas de um gerenciamento racional. A isso, associam-se os conceitos contemporâneos de administração, onde o enfoque por processo e o atendimento personalizado do cliente tem encontrado, na abordagem da "Administração de Projetos", uma nova forma de organização do trabalho.

Sistema Saced: Sistema de Avaliação de Cursos de Ensino à Distância

Autores: Leandro Silva Miller & Leandro Teixeira Tolentino da Silva

Resumo
O interesse no desenvolvimento de um sistema para avaliação de cursos surgiu através do conhecimento da plataforma de ensino à distância na UFF (www.interagir.uff.br). A utilização desse sistema deverá trazer grandes benefícios, tanto para os alunos, quanto para os educadores. Pois é através dessas avaliações que se pode medir o grau de qualidade do curso oferecido, e se necessário realizar modificações que favoreçam essa qualidade. A proposta do SACED (Sistema de Avaliação de Cursos à Distância), é desenvolver uma solução Web a ser integrada à plataforma de ensino à distância já existente, UFF@distância. Ambos os sistemas (o SACED e a UFF@distância) foram desenvolvidos utilizando a tecnologia ASP. O objetivo do SACED é permitir uma avaliação ágil e eficiente dos cursos disponibilizados na plataforma, visando a avaliação e melhora da qualidade dos cursos mediante a opinião dos alunos inscritos nos mesmos. A avaliação se dará através de indicadores de qualidade pré-fixados pelo sistema e por questões desenvolvidas pelos professores visando atender suas necessidades pedagógicas. Ao ser disponibilizada para os alunos e professores que utilizam a plataforma UFF@distância, este sistema visa a automação da avaliação dos cursos por meio da Internet, através da disponibilização de um questionário de avaliação a ser acessado por meio de uma ferramenta interativa, de fácil manuseio, e que permitirá aos professores responsáveis pelo curso uma melhor organização e visualização das informações relacionadas às avaliações dos cursos.

Um ambiente para desenvolvimento e avaliação de algoritmos de escalonamento para grades computacionais

Autores: Ariel Alves da Fonseca & Bruno de Azevedo Vianna

Resumo
O objetivo de uma grade computacional é o de agregar uma coleção de recursos distribuídos, heterogêneos e compartilhados para oferecer poder computacional para aplicações. Contudo, permanece como desafio a exploração eficiente do desempenho deste ambiente, devido principalmente às três características supracitadas. Um dos fatores cruciais para o bom aproveitamento do potencial de uma grade é uma eficiente alocação das tarefas aos processadores disponíveis no ambiente. O problema do escalonamento de tarefas trata exatamente esta questão. Por ser um problema NP-difícil, o desenvolvimento de algoritmos de escalonamento que produzam bons escalonamentos em tempos viáveis é necessário, mas também é um desafio. Este trabalho apresenta uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de estratégias de escalonamento, bem como a análise do desempenho oferecido por diferentes políticas de escalonamento das aplicações paralelas executando em ambientes grades.



Concluídos - 2006
Análise de quantidade de informação de seqüências de DNA utilizando alinhamento múltiplo

Autores: Alan do Amaral Ribeiro & Victor Hugo Simões Pinheiro Filho

Orientador: Helena Cristina da Gama Leitão

Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma forma de calcular a quantidade de informação presente em trechos de DNA, a partir do método de alinhamento de múltiplas sequências. Analisaremos a quantidade de informação que as sequências homólogas e não-homólogas fornecem sobre o seu ancestral biológico. Para este objetivo, utilizamos técnicas de análise espectral e teoria da informação.

Análise e Implementação de Arquiteturas para Conferências Multimídia

Autores: Alexandre Carapiá Ferraz & Arthur Cunha Granado

Orientador: Célio Vinicius Neves de Albuquerque

Resumo
Com o aumento das aplicações multimídia na Internet surge o desafio de como prover suporte às aplicações de conferência multimídia multi-destinatárias, tanto no nível de rede como no nível de aplicação, para o envio de pacotes de mídia em ambientes multipontomultiponto (MPMP). Este trabalho descreve e analisa três diferentes arquiteturas, no nível de aplicação, para o envio de dados multimídia através da Internet, com o objetivo de comparar e contrastar suas características, demonstrando como se podem minimizar os problemas enfrentados utilizandose protocolos e arquiteturas de comunicação existentes. Para efeito de demonstração e de testes realísticos, duas arquiteturas MPMP foram implementadas em Java utilizando-se o framework JMF (Java Media Framework) para a captura e transmissão multi-destinatária de vídeo em tempo real, verificação do comportamento dos pacotes de mídia em uma aplicação de videoconferência.

Framework de Simulação de Escalonadores Dinâmicos Distribuídos

Autores: Camilo Cardoso Figueira & Felipe Kraus

Resumo
Na busca incessante por minimizar o tempo de execução de aplicações paralelas em ambientes distribuídos, o estudo do problema do escalonamento de tarefas têm se tornado o foco de muitas pesquisas na área de Grades Computacionais. Nesse contexto, heurísticas de escalonamento têm papel fundamental para que os recursos da grade possam ser explorados de forma e_ciente. Há duas abordagens básicas para as heurísticas de escalonamento, estática e dinâmica. No projeto EasyGrid, essas duas abordagens são unidas na proposta de escalonamento híbrido. A heurística híbrida realiza uma fase de escalonamento estático prévia à execução da aplicação e uma fase dinâmica, que avalia o comportamento do universo da grade ao longo da execução. O objetivo deste trabalho é simular uma hierarquia de escalonamento para execução de aplicações paralelas, possibilitando avaliar a implementação de um modelo hierárquico real e provendo um ambiente de análise de diversas políticas de escalonamento estático e dinâmico.

Reengenharia de uma Aplicação

Autor: Alvaro Feitais

Orientador: Leonardo Cruz da Costa

Resumo
Neste trabalho será apresentado um exemplo de reengenharia de uma aplicação. Serão mostrados os problemas que a aplicação apresentava e suas soluções, assim como a modelagem da aplicação utilizando UML e os testes para colocá-lo em produção.

Sistema de Estágio Interno

Autora: Tatiana Santa Clara Guimarães

Orientador: Leonardo Cruz Costa

Resumo
Esse trabalho tem como principal objetivo desenvolver um sistema que supra as necessidades apresentadas pela PROAC (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos) no controle de projetos de estágio interno da UFF. São características desse sistema o cadastramento de setores, cursos e projetos, bem como seus coordenadores, candidatos a estágio e estagiários, mais ainda, fornece todo o controle de vagas para estagiários e todo o gerenciamento de bolsas incluindo validação de prazos relacionados a elas. Cabe ao sistema também fornecer um mecanismo de impressão de documentos relevantes ao bom gerenciamento e acompanhamento do programa de estágio interno da Universidade. O trabalho propõe um novo sistema de gerenciamento utilizando ferramentas de acesso via "web" que possa proporcionar de maneira eficiente uma boa forma de gerenciamento a partir de um acesso remoto, possibilitando o particionameto da tarefa.

Técnicas para Redução de Requisitos e Aumento de Escalabilidade em Sistemas Multimídia

Autores: Paulo Roberto P. Malafaia Junior & Rafael Esteves Mansano

Resumo
Nos últimos anos as aplicações multimídia vêm ganhando destaque em diversos aspectos da atividade humana. Vídeo-conferência, ensino à distância e tele-medicina são exemplos da importância dessa nova forma de interação. Áudio e vídeo armazenados atendem a uma gama de situações atuais, especialmente as ligadas à educação e ao entretenimento. Nesse caso, servidores multimídia especializados no atendimento de grande número de clientes se fazem necessários. Nesse trabalho estudamos as técnicas relacionadas ao desempenho de servidores multimídia de grande porte. Como a Internet oferece o serviço do "melhor esforço", que não provê as condições necessárias para as aplicações multimídia, cabe a elas  a tarefa de solucionar os problemas de atrasos e perdas de pacotes, variação de atraso na entrega de pacotes e de ausência de suporte à transmissão multicast. Neste trabalho estudamos técnicas para redução de requisitos de servidores multimídia de grande porte. Com base neste estudo, implementamos protótipos de servidores/clientes multimídia usando transmissão unicast e multicast. Aos servidores com transmissão multicast associamos às técnicas de batching e de patching, duas técnicas para compartilhamento de recursos de transmissão. Essas implementações foram posteriormente avaliadas através de experimentos.

Teste de Aplicações Web

Autoras: Elisa Prado Guimarães Pereira & Úrsula Mendonça da Matta

Orientador: Leonardo Cruz da Costa

Resumo
Baseando-se no rápido crescimento das aplicações Web, e nas novas tecnologias que as envolvem, cada vez mais novos testes e métodos de análise de erros são exigidos. Para o desenvolvimento desses testes é preciso ter experiência em testes de aplicações tradicionais, uma vez que para realizar essa transição é preciso entender as diferentes tecnologias e arquiteturas entre esses testes para aplicá-las nos ambientes Web. Apresentamos nesta monografia conceitos de testes de software tradicionais, como estes são aplicados em testes de aplicação Web e quais as particularidades dos testes desse tipo de aplicação.

Uma Utilização de Autômatos Celulares em Processamento de Imagens

Autor: Luís Filipe Xavier Dos Santos

Resumo
Nos últimos anos tem crescido o interesse na utilização de Autômatos Celulares para modelar e simular os mais diversos tipos de problemas, em particular em sistemas com estrutura complexa. Neste trabalho apresentamos uma aplicação de Autômatos Celulares em processamento de imagens, onde  a estrutura simples de um Autômato Celular bidimensional probabilístico é utilizada para restaurar imagens com diversos tipos de ruídos, tanto aqueles com ruídos isolados, como sal e pimenta, quanto ruídos concentrados, resultando em blocos de pixels danificados. Para testar a aplicabilidade do método e para possibilitar sua comparação com outras técnicas de processamento de imagens, diversas imagens foram utilizadas, com os diferentes tipos de ruídos. Os resultados foram promissores para todos os exemplos analisados.

Análise de Desempenho em Sistemas UNIX e Compatíveis

Autor: Leonardo Costa Passos

Orientadora: Simone de Lima Martins

Resumo
O acompanhamento do desempenho de um sistema é tarefa fundamental para a gerência de um sistema, provendo informações sobre o desempenho do conjunto e suas limitações, e também para a obtenção de subsídios para decisões relacionadas à sua utilização, ampliação e dimensionamento, em função do crescimento da carga, do seu comportamento em determinadas situações e da otimização dos recursos disponíveis. Ao se fazer uma análise de desempenho se tem a oportunidade de visualizar necessidades atuais e prever futuras necessidades para o sistema em questão. Também é possível melhorar a desempenho do sistema com a otimização dos parâmetros configuráveis. Por um custo relativamente baixo, relacionado ao esforço de programação, pode se conseguir um ganho de desempenho considerável ao se realizar um teste de desempenho. Ou seja, um sistema que demorou meses para ficar pronto pode ganhar um percentual de dois dígitos no seu tempo de resposta em apenas algumas semanas. Um acompanhamento de longo prazo, de forma contínua, de um sistema traz ótimos resultados, pois com base em um histórico de dados relativos à utilização do sistema sob diversos aspectos, podem-se fazer projeções de crescimento de demanda, favorecendo o planejamento de investimentos em expansão dos recursos atuais de forma a manter ou elevar o nível de qualidade do sistema. Na figura abaixo, estão representados os benefícios da análise de desempenho e o seu resultado: ESTABILIDADE. O resultado máximo só é obtido com a conjunção das três metas básicas: Prevenção de desastres, Conhecimento das limitações e Melhor aproveitamento do hardware.

Avaliação de Heurísticas de Escalonamento de Tarefas Usando Grades Computacionais

Autores: Henrique Bueno Rodrigues & Hildebrando Trannin

Resumo
A computação distribuída e paralela oferece a oportunidade de obter melhoras significativas no desempenho quando aplicações tiram proveito de mais de um recurso computacional. Enquanto um cluster, tipicamente, é um conjunto de computadores idênticos conectados em uma rede local, uma grade computacional, uma nova estrutura sendo oferecida, é uma aglomeração de computadores diferentes geograficamente distribuídos e interconectados pela Internet. Como uma grade pode ser composta por vários clusters, ela possui uma quantidade consideravelmente maior de computadores do que os disponíveis a um usuário na sua instituição. As maiores restrições para uma ampla utilização de grades por aplicações que demandam alto poder computacional são a dificuldade em coordenar o compartilhamento dos recursos heterogêneos oferecidos pelas diversas máquinas que compõem a grade e o problema de como disponibilizar este ambiente de execução de forma transparente ao usuário. Dessa forma, a atividade de distribuir as tarefas que compõem uma aplicação ao longo dos processadores disponíveis, de modo a acelerar a execução como um todo e ser transparente para o usuário, se torna uma importante necessidade para o sucesso desta forma de computação. O Portal EasyGrid tem como um dos objetivos oferecer um ambiente amigável e simples para a utilização de computação em grades para a resolução de problemas. De maneira particular, o Portal auxilia o desenvolvimento e avaliação de algoritmos para o problema de escalonamento de tarefas. Neste estudo de caso uma avaliação tipicamente envolve a confecção, execução e coleção e análise dos resultados de milhares de experimentos. Esta projeto final apresenta o Portal EasyGrid com sua nova estratégia de execução em grades computacionais e uma nova estratégia estática de escalonamento de tarefas desenvolvida com base nos resultados de experimentos que utilizaram essa estratégia. Mostrando que este processo de avaliação pode ser realizado de maneira mais rápida e fácil.

Colisão Física Aplicada a Jogos de Celular

Autor: Hugo Trally Ferreira

Orientador: Esteban Walter Gonzalez Clua

Resumo
Tradicionalmente, dispositivos como celulares e PDAs vêm de fábrica com alguns programas instalados que são desenvolvidos sob a coordenação do fabricante do dispositivo. Essa situação inviabiliza o desenvolvimento de novos programas pela comunidade interessada, uma vez que a arquitetura interna de software e hardware dos dispositivos não é de domínio público. Visando contornar essa situação, diversos fabricantes têm buscado formas de permitir que aplicações sejam desenvolvidas por qualquer um interessado e ao mesmo tempo não revelar os seus segredos industriais. A solução para esse problema baseia-se na criação da linguagem de programação Java 2 Micro Edition (J2ME) [Giguere00, Feng01] e da inclusão de uma máquina virtual Java nos dispositivos. Dentre as aplicações para dispositivos móveis, jogos parecem ser os que têm maior potencial mercadológico, haja visto o que ocorre atualmente [URL01]. Dado este potencial, deve-se observar nos próximos anos uma multiplicação de grupos interessados nesse nicho de aplicação baseando-se em J2ME. Entretanto, como discutido mais adiante, para poder produzir jogos com a qualidade e velocidade demandadas, é preciso superar algumas limitações de J2ME, assim como construir ferramentas de desenvolvimento como motores  (framework) e editores de cenários.

Combinação de Técnicas para Animação e Realismo Visual de Personagens para Animação ou Jogos 3D

Autor: Luciano Marinho Zanuthe

Orientador: Profª Aura Conci

Resumo
Ao pensar em modelagem e animação, lembra-se de desenhos animados e cinema. Porém existem muitas aplicações para as animações que não são na indústria do entretenimento. Podemos usá-las para representar algo que não poderíamos ver naturalmente ou externar algo que está apenas em nossa mente como uma demonstração de arte. As animações e modelagem se classificam em 2D e 3D. Animações 2D são as animações desenhadas em um plano, onde o desenhista cria toda a perspectiva e iluminação com suas técnicas. Nas animações 3D um computador realiza todos os cálculos necessários para causar a impressão de uma cena real 3D. Esses cálculos envolvem perspectiva, iluminação, texturas e efeitos visuais. Porém esse tipo de animação é muito mais complexo e exige muito conhecimento das técnicas e softwares que as produzem. Neste trabalho pretende-se mostrar um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para realização de animações em 3D geradas a partir de programas de computação gráfica com elevado realismo visual. Será mostrada uma seqüência de passos para a criação de um personagem móvel baseado em exemplos desenvolvidos pelo autor deste trabalho. Estes mesmos passos podem ser usados como base na criação de uma animação.

Ebroker: O Projeto de uma Plataforma Distribuída de Negócios

Autores: José Edmilson Vasconcelos dos Santos Junior & Paulo Sérgio Rodrigues Cruz

Orientador: Prof. Vinod Rebello

Resumo
O projeto é um estudo para criar uma ferramenta multi-plataforma escalável e robusta de comércio eletrônico utilizando uma rede peer-to-peer. O objetivo é integrar a busca de produtos de diversas empresas diferentes e oferecer em um único lugar uma forma de negociação e venda de tais produtos. Baseado em padrões abertos, como XML, e tecnologias de código aberto, como JXTA e HSQLDB, atrelados a uma estrutura de projeto em camadas com baixo acoplamento, a ferramenta eBroker se torna uma solução de baixo custo e escalável para atender tanto empresas bem estruturadas, quanto pequenas lojas e pessoas físicas para vender e apresentar seus produtos ao consumidor final. Além de concentrar sob uma só interface uma maneira simples de efetuar uma busca e facilitar a comparação das diversas ofertas de produtos em um só lugar o eBroker também oferece uma maneiras mais flexível de se encontrar um produto, atendendo assim a necessidade de quem ainda não sabe exatamente o que precisa ou o que deseja comprar.

Estudo de Metodologias e Melhores Práticas de Auditoria de Sistemas

Autor: Daniel Naim Serra

Orientador: Inhaúma Neves Ferraz

Resumo
Os contínuos avanços tecnológicos e o desenvolvimento dos sistemas informatizados, a auditoria contábil, encarregada de avaliar as demonstrações financeiras, os controles internos e o cumprimento das políticas e normas, passaram a ter função de auditar também as informações usadas no processamento eletrônico de dados. Com o tempo, verificou-se que esta solução não era satisfatória, pois os auditores não possuíam o conhecimento técnico suficiente para auditar o ambiente de processamento de dados. Devido à enorme quantidade e variedade de arquiteturas de informação encontradas nas grandes empresas contemporâneas, nenhuma metodologia de auditoria de sistemas pode atender completamente a todos os tipos de ambientes a serem auditados, então eles realizavam apenas validações ao redor do computador, não examinando os processos, mas somente os relatórios. Comparavam-se os dados de entrada com os de saída, depois de executados manualmente os cálculos e as rotinas devidas. O trabalho era lento e penoso. Aprovava-se uma ou outra rotina, mas não se tinha a visão abrangente do sistema. O auditor contábil era inapto para julgar a segurança, a confidencialidade dos dados a eficiência dos programas, ou para atestar que o sistema não sofreria soluções de continuidade. Era preciso algo mais. Assim, a gerência de auditoria se viu diante da difícil questão de como elaborar, de maneira eficiente, o controle e a revisão das atividades de processamento eletrônico de dados. A melhor solução para este problema foi, e ainda é, estabelecer uma equipe de auditores de sistemas (profissionais da área). Com isso, houve a necessidade de se desenvolver uma metodologia com procedimentos específicos para que pudessem ser realizados os trabalhos de auditoria de sistemas. Este trabalho tem por objetivo reunir os principais conceitos e procedimentos indispensáveis à execução da auditoria de sistemas de informação. Ele oferece ainda uma apresentação básica para avaliação dos componentes físicos, tecnológicos e organizacionais dos sistemas da empresa auditada, tais como controles gerenciais, segurança física e lógica, entrada, processamento e saída de dados, redes de comunicação, desenvolvimento de sistemas e planejamento de contingências. Muitos dos procedimentos de auditoria indicados neste trabalho precisarão ser adaptados às situações específicas em que serão aplicados, e para realizar um bom trabalho, o auditor deve inicialmente familiarizar-se com as características próprias da organização, seus sistemas e sua infra-estrutura tecnológica, a fim de poder adaptar os procedimentos e padrões de auditoria indicados à realidade existente.

Ferramenta de Transmissão de Streaming Multimídia Unicast e Multicast Com Manutenção da Qualidade de Serviço

Autores: Frederico Martins Ribeiro & Igor Veloso Custódio & Mauro Bandeira Leite

Orientador: Prof. Dr. Marco Antônio Silva Ramos

Resumo
O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma ferramenta para transmissão de streaming multimídia em tempo real que, além da efetuar a transmissão propriamente dita da mídia, tem como objetivo principal monitorar e adaptar a qualidade de serviço durante a transmissão, garantindo assim os requisitos mínimos de qualidade de serviço necessários. Será utilizada a arquitetura cliente-servidor para se efetuar a transmissão, utilizando-se para tal fim o protocolo Real-time Transport Protocol (RTP).

Geração de Guia Global de Programação de Canais para IPTV

Autores: Diego Soares de Souza & Felipe de Oliveira Maia

Orientador: Célio Vinicius Neves de Albuquerque

Resumo
IPTV significa Internet Protocol Television que, em português, significa Televisão sobre Protocolo de Internet ou, simplesmente: TV via Internet. Trata-se de uma tecnologia que vem sendo desenvolvida há cerca de 10 anos e visa viabilizar a transmissão de conteúdo televisivo via Internet. A transmissão de vídeo na Internet vem sendo difundida de forma espantosa e ganhando popularidade rapidamente. O sítio YouTube, onde as pessoas podem disponibilizar e assistir vídeos domésticos, por exemplo, chegou a uma marca de 100 milhões de acessos diários e acredita-se que ainda não atingiu o seu ápice. Cada vez mais cresce o interesse nessa tecnologia, cujo principal atrativo é oferecer ao espectador, dentre outras coisas, a possibilidade de assistir o conteúdo desejado quantas vezes e quando quiser. Atuando como suporte a essa área, atualmente, existem diversos portais que funcionam como um guia de canais de TV transmitidos pela Internet. Através desses portais o espectador tem acesso, direta ou indiretamente, ao conteúdo dos canais listados. Entretanto, nota-se que essa gama de guias não oferece uma forma amistosa de exibição de programação, no qual é extremamente difícil encontrar o conteúdo desejado. Esses sítios se atêm apenas a listar os canais que oferecem algum tipo de conteúdo televisivo, e não são oferecidas informações sobre o conteúdo da programação específica de cada canal. O objetivo deste trabalho é criar um guia similar aos guias de TV por assinatura, porém disponível para qualquer emissora de IPTV. Neste guia global o espectador terá acesso à programação ao vivo das emissoras, bem como informações sobre a esta programação, como descrição, gênero, classificação, banda e decodificador necessários para visualização, dentre outras. Além disso, seria possível a emissora disponibilizar acesso a conteúdo armazenado, podendo este ter sido previamente exibido na programação ao vivo ou não. Para tanto, foi desenvolvido um portal para cadastro de emissoras de IPTV em um banco de dados, assim como uma aplicação para fazer a coleta periódica das programações de cada emissora. Também foi elaborado um formato de XML específico para as emissoras poderem disponibilizar suas grades de programação através de arquivos XML. O portal confere também as funcionalidades de conexão à programação ao vivo de cada emissora, busca de canais por nome, descrição, países e língua. Além disso, foi elaborada uma ferramenta WEB para ajudar as emissoras a gerar o XML de suas programações, de forma a agilizar a atualização das programações beneficiando o espectador. A idéia é reunir, de forma simples e amistosa, a programação de vários canais espalhados pelo mundo em um único lugar, poupando tempo e esforço ao usuário.

Implementação de Modelos de Derivativos por Meio de Fórmula Fechada e Árvore

Autores: Israel Calheiros da Silva & Renato Jeronimo G. de Mattos

Orientador: Dsc. Inhaúma Neves Ferraz

Resumo
Estudo do Mercado de Opções e implementação da solução da equação diferencial de Black-Scholes pelo método de fórmula fechada e árvore. A abordagem adotada seguirá estes passos: 1. Modelagem do comportamento estocástico de ativos utilizando o movimento browniano geométrico; 2. Utilização do Lema de; Ito para chegar ao comportamento estocástico geral de derivativos; 3. Criação de uma carteira, ou portfólio, de risco zero que deve render taxa livre de risco por arbitragem chegando à equação diferencial geral de derivativos; 4. De cada contrato extrair as condições de contorno para a solução da equação diferencial; 5. Efetuar a busca de soluções por meio de fórmula fechada, árvore, método de Monte Carlo ou risk neutral valuation.

Mecanismos de Busca em Redes Cooperativas Não Estruturadas

Autor: Pedro Henrique Rigony Monteiro

Orientador: Célio Vinicius Neves de Albuquerque

Resumo
Com o surgimento das aplicações de compartilhamento de arquivos na Internet surge o desafio de como implementar um mecanismo de busca eficiente que minimize o atraso fim-a-fim de comunicação entre os participantes de uma rede cooperativa não estruturada e, ao mesmo tempo, seja escalável, visto que esse tipo de rede pode suportar milhares de usuários simultaneamente enviando e recebendo arquivos. Este trabalho descreve, implementa em Java e analisa dois mecanismos diferentes, no nível de aplicação, para a busca de palavras chave entre usuários de uma rede cooperativa não estrutrada, com o objetivo de comparar suas características, demonstrando como se podem minimizar os problemas enfrentados utilizando-se protocolos e arquiteturas de comunicação existentes.

Uma Heurística para o Problema da Coloração de Grafas Baseada em Busca – Tabu, Grasp e Conceitos de Mineração de Dados

Autor: Gustavo de Sá Carvalho Honorato & Felipe Neves de Aguiar



Concluídos - 2005
sem informações.

Concluídos - 2007
sem informações.

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