1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer


Mobilidade Acadêmica (Out)
Documentos:

Acessos:
Página do CEDERJ (consulta a endereços, cursos, ementas e polos)
Formulário de Inscrição
Formulário de Cancelamento (vide cronograma abaixo)


Mobilidade Acadêmica out  são programas que permitem ao discente da UFF estabelecer vínculo temporário com outra Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira, signatária de convênio, com o objetivo de cursar componentes curriculares que contribuam para integralização e flexibilização de sua formação acadêmica, na forma prevista no Regulamento.


Mobilidade para o CEDERJ

(i) Cronograma 2019.1


14-nov-2018 a 25-nov-2018 : Período de Inscrição (form no início da página)
xx-xxx-2019 : Inicio do semestre CEDERJ (será divulgado mas é provável ser no final de janeiro)
xx-xxx-2019 : Aula Inaugural no polo (opcional) às 9h. provável ser no início de fevereiro)
18-mar-2019 a 29-mar-2019 : Período para solicitar cancelamento

(ii) Questões importantes a serem observadas
  • O Aluno que estiver inscrito para cursar disciplina no CEDERJ deve se inscrever em pelo menos uma disciplina no presencial naquele semestre. Portanto, não é possível cursar disciplina pelo CEDERJ no semestre que a matrícula no presencial estiver em trancamento.
  • Não é permitido estar inscrito em um mesmo semestre em disciplinas equivalentes/iguais no CEDERJ e no presencial. O aluno deve optar por uma das inscrições e fazer o cancelamento da outra dentro do prazo permitido em cada modalidade.
 
(iii) FAQ

1. O que é o CEDERJ?
R.: Consórcio formado por universidades públicas do estado do Rio de Janeiro que oferece cursos de graduação na modalidade a semipresencial (estudo à distância e provas presenciais). As provas  presenciais acontecem nos finais de semana e o sistema de avaliação obedece o Regulamento do CEDERJ.

2. Onde farei as provas e como saberei o que terei que estudar?
R.: As provas serão no polo que escolher estar vinculado. As disciplinas estão associadas aos cursos e aos polos, portanto, não é todo polo que oferecerá qualquer disciplina do CEDERJ. Na plataforma do CEDERJ você terá acesso ao material da disciplina que cursará.
As videoaulas do curso de Sistemas de Computação estão sob licença Creative Commons by-nc-nd. Você pode vizualizá-las pelo link no início desta página.

3. Quando começará?
R.: Observe o cronograma mais acima nesta página.

4. Quais disciplinas do currículo de SI podem ser feitas no CEDERJ?
R.: Há disciplinas obrigatórias e optativas/AC do currículo. Para mais detalhes, consulte o arquivo Tabela de Disciplinas, Equivalências, Cursos e Polos no início desta página.

5. Quantas destas disciplinas podem ser feitas por semestre? E no total?
R.: O limite é de 3 disciplinas por semestre. No total, cada aluno pode cursar 20% (600h) do currículo em disciplinas EaD (a distância/semipresencial).

6. Qual o pré-requisito das disciplinas do CEDERJ?
R.: Os pré-requisitos são os mesmos do currículo de SI. O aluno precisa ter o pré-requisito até o fim do período de cancelamento-CEDERJ (vide cronograma acima) se não deve cancelar a disciplina. 

7. Depois que aprovar na disciplina do CEDERJ tenho que pedir dispensa na matrícula da UFF?
R.: Não. A nota e frequência obtida na disciplina do CEDERJ será computada automaticamente no histórico da UFF na disciplina equivalente do currículo de SI.

8. Como faço a inscrição?
R.: O formulário para inscrição está no início da página. Observe o cronograma do semestre.

9. Depois de inscrito é possível pedir cancelamento da disciplina?
R.: Sim. O prazo para cancelamento é conforme o cronograma divulgado nesta página.

10. Existe a possibilidade da inscrição não ser aceita?
R.: Sim. Por questões internas do CEDERJ (não existência de turma ou vaga, conflito no dia de prova, etc) ou falta de pré-requisito, pode ser que alguma solicitação de inscrição não seja atendida. Antes do inicio das aulas os alunos que solicitaram inscrição serão notificados sobre o pedido.


Formandos
Ficha de Atualização para Registro de Diploma (Formandos 2018.2)

Para todos os formandos desse semestre.
O formando que não a entregar dentro do prazo estipulado não constará na relação de formandos desse semestre. Para os formandos de 2018.2 o prazo de entrega é 05-out-2018.

Para ingressantes até 2.2011 : Ficha
Para Ingressantes a partir de 1.2012 : Ficha

Obs.:
- Quem já foi provável formando em semestre anterior e entregou o formulário, DEVE ENTREGAR NOVAMENTE;
- A cópia do documento não deve estar ampliada ou reduzida (não é recomendado enviar cópia da CNH, envie um documento que conste a naturalidade);
- Pode ser preenchido pelo computador;
- A titulação é BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO;
- A conclusão é o SEMESTRE / ANO , nesta ordem (ex.: 1/2017 para o primeiro semestre de 2017)
- A data é a atual.

Os formandos já devem observar os trâmites para Colação de Grau.

Colação de Grau

Os procedimentos a serem observados para Colação de Grau estão nos passos abaixo.

1. Após o término do semestre de integralização o aluno terá seu currículo verificado pela Coordenação, que divulgará a lista definitiva de formandos e enviará e-mail aos concluintes.

2. Os formandos devem eleger entre si um representante que falará em nome do grupo. O aluno eleito deve enviar e-mail para Coordenação (com cópia para todos os demais) informando ser o representante.

3. Algum tempo depois os formandos receberão convocação por e-mail para comparecer na coordenação e assinar documentos relativos à colação de grau.
 
4. Após a conferência dos históricos pela Prograd, a Coordenação entrará em contato com o representante para que este informe a data e hora para a colação de grau. A Coordenação irá responder confirmando.

5. O representante discente deve agendar na Secretaria do Instituto (sala 404) o auditório para a colação de grau e comunicar a Coordenação no caso de decidirem realizar a Colação no IC. Para colação de grau fora do IC, os alunos ficam a cargo de providenciar a reserva e cuidar da infraestrutura para a cerimônia.  

6. Os formandos devem convidar os professores que comporão a mesa (Diretor do Instituto, Chefe de Departamento de Computação, professores e/ou funcionários homenageados, etc).

7. Os formandos também deverão: Definir e convidar o paraninfo ; definir qual dos formandos irá discursar pelo grupo ; conseguir um mestre de cerimônia que conduzirá a colação de grau.

Obs.:

(a) Os alunos que necessitarem de antecipação de colação de grau, devem consultar esta página.

(b) O Auditório do IC tem capacidade para 140 pessoas. Caso decidam realizar a colação de grau em outro espaço da UFF, os formandos deverão providenciar o agendamento e infraestrutura necessários.

(c) A UFF não fornece beca, caso desejem utilizá-las, os formandos devem providenciar. A servidora Vera (sala 402) tem contato para aluguel de beca normalmente utilizadas pelos alunos dos cursos do IC.

(d) Para retirada de diploma, siga as instruções nesta página.
 

PESQUISA PELO SITE

MENU

Início Instituto Laboratórios Departamento
Pesquisa Pós-Graduação Graduação Fale Conosco

CONTATO

IC-Mapa

Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
São Domingos - Niterói - RJ
CEP: 24210-346

IC-UFF-Telefone-icone Fale Conosco

 Como Chegar

CONECTE-SE

IC-Conecte-se-Facebook IC-Conecte-se-Twitter

LINKS

Faperj Lattes Finep SBC PROGRAD
CAPES CNPQ SIAPENET IDUFF NDC

 

Desenvolvido por pela equipe de Suporte Técnico do Instituto de Computação - suporte.ic.uff.br - Web Designer: Emanuel Machado