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Inscrição Presencial

Os discentes que comparecem para realizar Inscrição Presencial estarão sujeitos as vagas remanescentes da Inscrição Online, conforme ordem de processamento de inscrição estabelecida pelo Regulamento dos Cursos de Graduação.

Não é permitido inscrição em disciplina de modo que a carga horária no plano de estudos fique em desacordo com o estabelecido pela Resolução CGI 02/2014.


Procedimento para inscrição presencial
  1. O discente pode comparecer na coordenação, em época prevista no calendário escolar, munido de documentod e identificação.

Obs.: Na impossibilidade do aluno comparecer para realização da Inscrição Presencial é aceita procuração simples designando familiar a realizar o procedmento de inscrição.



Modificação do Plano de Estudos (Ajuste)


Entende-se por Período de Ajuste o espaço de tempo estabelecido no Calendário Escolar/Administrativo para que sejam processadas alterações nos planos de estudos, bem como para solucionar eventuais problemas ocorridos na inscrição on line.

O período para solicitar alteração compreende as 2 (duas) semanas iniciais do período letivo, no qual é facultado ao discente requerer junto à Coordenação de Curso quaisquer alterações no seu plano de estudos.

O Ajuste occore em três situações: Inclusão de Disciplina, Cancelamento de Disciplina e Troca de Turma.


Inclusão de Disciplinas:

Durante período de ajuste pode ser efetuada inclusão de disciplina desde que:
  1. A carga horária no plano de estudos esteja de acordo com o estabelecido pela Resolução CGI 02/2014.
  2. O discente tenha cumprido o pré-requisito da disciplina, se houver.
Em todos os casos, a mera solicitação de inclusão de uma disciplina não garante vaga nela, estando o deferimento do pedido sujeito a existência de vaga.


Cancelamento de Disciplinas:

O Cancelamento de Disciplinas pode ocorrer por duas formas:
  1. Solicitação do discente: é decorrente de um ato explícito de sua vontade, e é requerido por meio de documento assinado ou através do sistema acadêmico.
  2. Ato administrativo: é realizado pela Coordenação de Curso para reparar questões administrativas e/ou decorrentes de erros na inscrição realizada pelo discente.
O cancelamento de uma mesma disciplina por solicitação do discente só será permitido por, no máximo, 2 (duas) vezes, consecutivas ou não.

O discente que deixar de cursar uma disciplina, sem efetivar o seu cancelamento, terá mantida sua inscrição nesta disciplina, com os registros das situações daí recorrentes.

Inclusão e Cancelamento de Disciplinas são tratados como eventos independentes. Sendo assim, não é possível especificar condição para cancelamento na solicitação de cancelamento.

Não será permitido ao discente o cancelamento de disciplinas em desacordo com o estabelecido no Art. 56 do Regulamento dos Cursos de Graduação que, no âmbito do curso de Sistemas de Informação, foi regulamentado pela Resolução CGI 02/2014.

Não é possível o cancelamento de TODAS as disciplinas no plano de estudos. A ação correta para o caso é pedir TRANCAMENTO DE MATRÍCULA. O discente ingressante não pode trancar matrícula no semestre de seu  ingresso, conforme estabelece no Regulamento dos Cursos de Graduação.


Troca de Turma:

O discente pode solicitar troca entre turmas de mesma disciplina DESDE QUE AS DISCIPLINAS POSSUAM O MESMO CÓDIGO. A solicitação pode ser feita para outra de mesmo horário ou de horário diferente.

Em todos os casos, a mera solicitação de troca de turma não garante vaga nela, estando o deferimento do pedido sujeito a existência de vaga.


Procedimento para solicitar alteração no Plano de Estudos
  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário na guia AJUSTE;
  2. Ficar atento a decisão da solicitação que é enviada por e-mail.



Disciplinas Isoladas

Documentos:
Regulamento dos Cursos de Graduação

Acessos:
Banco de Ementas
Calendário Escolar
PROGRAD


1. Discente de Sistemas de Informação cursar Disciplina Isolada em outra IES

Para cursar disciplina em outra IES, durante Programa de Mobilidade ou não, o discente de Sistemas de Informação deve submeter ao Colegiado – e ter deferimento – o plano de estudos que fará na Instituição externa. Para tanto, é necessário escrever carta ao Colegiado detalhando a situação e anexando os documentos comprobatórios.

Disciplinas cursadas isoladamente, em Programa de Mobilidade ou não, sem o aval do Colegiado do Curso, não serão aceitas para aproveitamento de estudos na matrícula da UFF. 

Procedimento para solicitar Disciplina Isolada em outra IES

Quando se tratar de Programa de Mobilidade, o discente deve observar os editais publicados com este fim. Para os demais casos o discente deve procurar informações na universidade a qual deseja cursar a disciplina isolada.


2. Para cursar Disciplina Isolada na UFF

De acordo com Capítulo V do Título III do Regulamento dos Cursos de Graduação, será permitida a qualquer graduado em nível superior ou discente regularmente inscrito em outra IES, a inscrição em disciplina isolada, sem a exigência de classificação em qualquer forma de concurso, dependendo apenas da existência de vagas.

Será considerada disciplina isolada qualquer disciplina constante do elenco de disciplinas ativas registradas pela PROGRAD/CAEG no STI/IDUFF. Uma consulta de detalhes de cada disciplina pode ser feita no Banco de Ementas.

A carga horária decorrente de aprovação em disciplina isolada na UFF poderá ser reconhecida como aproveitamento de estudos, em caso de posterior ingresso do discente em curso de graduação desta Universidade.

O discente poderá cursar no máximo 8 (oito) disciplinas isoladas, de um mesmo currículo ou não, respeitando o limite de 2 (duas) disciplinas por período letivo e, mediante solicitação do interessado, a PROGRAD/DAE emitirá histórico escolar para o discente que concluir a disciplina com aproveitamento.

Será desativado o registro do discente para cursar disciplina isolada, sem direito à recondução, se for reprovado em qualquer destas disciplinas por frequência ou por abandono, sendo vedado o trancamento ou cancelamento de disciplina.

Procedimento para solicitar disciplina isolada na UFF

O interessado em cursar disciplina isolada na UFF deve se dirigir a PROGRAD/DAE em época prevista no Calendário Escolar e fazer a formalização do pedido.



Declarações

Acesso:
idUFF

A declaração de Regularidade de Matrícula bem como o Histórico Escolar podem ser retirados diretamente no idUFF. Estes documentos já possuem autenticação e não carecem de carimbo e/ou assinatura para terem validade.

Para declarações personalizadas de período, previsão de formatura, turno, etc, basta entrar em contato com a Coordenação.


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