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Dispensa de Disciplina

O aproveitamento de estudos se refere a utilizar de disciplinas/atividades realizadas em outras IES ou em outras matrículas na UFF para equivaler a disciplinas/atividades do currículo que se encontra vinculado atualmente na UFF. Ainda há a possibilidade de realização de exame de proficiência quando o discente não posuir comprovação de conhecimento por meio de documentos formais. O aproveitamento de estudos se da nas seguintes formas:

a) Dispensa de Disciplina

Regrada pelos Art. 85 e 86 do Regulamento e complementada pela Resolução CGI 01/2013, é o reconhecimento de valor formativo semelhante entre disciplinas cursadas com aproveitamento por graduado ou por discente, desde que obtidas em outra IES, em curso de graduação, pós-graduação, incluindo aquelas cursadas como disciplina isolada e/ou durante o período de Mobilidade Acadêmica.

Poderá ser concedido o aproveitamento de dispensa até o limite de 60% da carga horária total do currículo ao qual o discente estiver vinculado (1800h para o curso de Sistemas de Informação), podendo este limite ser ampliado pelo Colegiado de Curso para discente oriundo de instituições de reconhecida excelência acadêmica.

Requisito básico:
A dispensa de disciplina poderá ser concedida caso a disciplina cursada:
  • Possua carga horária correspondente a, no mínimo, 80% da carga horária daquela a ser dispensada na UFF;
  • Tenha programa considerado equivalente em conteúdo ao programa da disciplina a ser dispensada na UFF.


a.1) Para disciplina cursada fora da UFF, em período anterior ao de ingresso na UFF, em Instituição de Ensino Superior nacional


Procedimento para solicitação de Dispensa:

  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário de dispensa de disciplina;
  2. Imprimir o formulário e levar na Coordenação juntamente com: Histórico Escolar; Programa das disciplinas, ambos autenticados pela instituição de origem.


a.2) Para disciplina cursada fora da UFF, em período anterior ao de ingresso na UFF, em Instituição de Ensino Superior estrangeira

Procedimento para solicitação de Dispensa:

  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário de dispensa de disciplina;
  2. Imprimir o formulário e levar na Coordenação juntamente com: Histórico Escolar e Programa das disciplinas, ambos autenticados pela instituição de origem e pelo consulado brasileiro no país onde foram expedidos.

Obs.: A critério do Colegiado de Curso poderá ser solicitada tradução simples ou juramentada dos documentos necessários para dispensa.


a.3) Para disciplina cursada fora da UFF, em período posterior ao de ingresso na UFF, em Instituição de Ensino Superior nacional
Requisito suplementar: Ter sido cursada em Programa de Mobilidade ou como Disciplina Isolada, desde que autorizado previamente pelo Colegiado do Curso.

Procedimento para solicitação de Dispensa:

  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário de dispensa de disciplina;
  2. Imprimir o formulário e levar na Coordenação juntamente com: Histórico Escolar; Programa das disciplinas, ambos autenticados pela instituição de origem.


a.4) Para disciplina cursada fora da UFF, em período posterior ao de ingresso na UFF, em Instituição de Ensino Superior estrangeira
Requisito suplementar: Ter sido cursada em Programa de Mobilidade ou como Disciplina Isolada, desde que autorizado previamente pelo Colegiado do Curso.

Procedimento para solicitação de Dispensa em caso de Disciplina Isolada:

  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário de dispensa de disciplina;
  2. Imprimir o formulário e levar na Coordenação juntamente com: Histórico Escolar; Programa das disciplinas, ambos autenticados pela instituição de origem.

Procedimento para solicitação de Dispensa em caso de Mobilidade:

  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário de dispensa de disciplina;
  2. Imprimir o formulário e levar na Coordenação juntamente com: Histórico Escolar; Programa das disciplinas, ambos autenticados pela instituição de origem;
  3. Tradução simples do Histórico Escolar e Programa das disciplinas autenticados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI);
  4. Documento da DRI comprovando participação no Programa.



b) Correspondência entre disciplinas

A correspondência entre disciplinas, prevista no Art. 87 do Regulamento, é o reconhecimento de valor formativo semelhante entre disciplinas cursadas com aproveitamento na UFF, em cursos de graduação ou pós-graduação, incluindo disciplinas isoladas ou cumpridas em Programa de Mobilidade Interna.


b.1) Para disciplina cursada na UFF que não conste no histórico escolar da matrícula atual do aluno na UFF

Procedimento para solicitação de Correspondência:

  1. Entrar no SolicitaSI e preencher o formulário como dispensa de disciplina;
  2. Imprimir o formulário e levar na Coordenação juntamente com Histórico Escolar.
Uma vez reconhecida a correspondência entre disciplinas cursadas na UFF, serão registradas no Histórico Escolar as notas e as frequências obtidas com aproveitamento na matrícula anterior.


b.2) Para disciplina cursada na UFF que conste no histórico escolar da matrícula atual do aluno na UFF

Se a disciplina aparece alocada corretamente na Integralização Curricular do idUFF, nada precisa ser feito. Se a disciplina aparece com finalidade diferente da desejada, entrar em contato com a Coordenação e pedir equivalência personalizada.



c) Exame de Proficiência

Previsto no Art. 88 do Regulamneto, o exame de proficiência é a comprovação do conhecimento do conteúdo de uma disciplina efetuada por meio de avaliação específica aplicada ao discente através do Departamento de Ensino ou Coordenação de Curso a qual aquela disciplina se encontra vinculada.

Cada Departamento de Ensino ou Coordenação de Curso define uma lista de disciplinas sob sua responsabilidade ou que constem em seu currículo (no caso de Curso) que sejam passíveis de solicitação de Exame de Proficiência. O discente poderá solicitar, em período previsto no Calendário Escolar, a aplicação de Exame de Proficiência em disciplinas do currículo de seu curso que constem da listagem, desde que ele atenda aos critérios:

a) Não ter cursado a disciplina anteriormente;

b) Não ter sido reprovado previamente em Exame prestado para a mesma disciplina;

c) Não ter sido reprovado previamente em pelo menos 2 (dois) exames realizados para disciplinas distintas.

d) Não tenha atingido o máximo de 40% da carga horária do currículo (1200h para o curso de Sistemas de Informação) por meio de Exames de Proficiência.

Após aprovação no exame de proficiência, será registrado no Histórico Escolar a nota obtida no exame, frequência suficiente e a informação que a aprovação foi obtida por exame de proficiência.



Trancamento de Matrícula
Documento:
Calendário Escolar
PROGRAD
Jubilamento


Conforme Regulamneto dos Cursos de Graduação em seu Art. 58, o Trancamento de Matrícula pode ocorrer:

a) Por solicitação de discente;
É aquele realizado por ato explícito de sua vontade, requerido na Coordenação do Curso por meio de documento assinado, em época especificada no Calendário Escolar disponível no site da PROGRAD.

b) De forma automática;
Ocorre em duas situações:
  1. Realizado pelo sistema acadêmico quando o discente não efetiva sua inscrição em disciplinas, ou seja, não realiza inscrição online e também não faz a inscrição presencial.
  2. Quando o discente se inscreve em disciplinas cuja soma das cargas horárias é inferior ao mínimo previsto pelo Art. 54. No curso de Sistemas de Informação a carga horária mínima por semestre é 240h.
Em ambos os casos deve-se ficar atento em não extrapolar o limite de trancamentos estipulado pelo Regulamento, o que resulta em Jubilamento por abandono.

c) Em caráter especial.
O trancamento em caráter especial pode ocorrer em casos excepcionais, concedido a critério do Colegiado do Curso, considerando a motivação do pedido feito pelo discente ou por seu representante.


O discente pode permanecer com sua matrícula trancada por um período máximo de 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não. O trancamento de matrícula não é permitido ao ingressante, independente da modalidade de ingresso.

Para outras implicações do Trancamento de Matrícula consulte o Art 58 do Regulamento.



Jubilamento


O Jubilamento (Cancelamento de Matrícula) é a ação pela qual o aluno tem sua matrícula cancelada. Os Artigos 60 e 102 do Regulamneto dos Cursos de Graduação dizem que o cancelamento de matrícula ocorerá nos seguintes casos:

Art. 60 a) Não integralização da carga horária necessária à conclusão do curso no prazo máximo previsto no Art. 63;
Para o Curso de Sistemas de Informação o prazo máximo de permanência do discente no curso visando à integralização curricular é de 12 semestres.

Art. 60 b) Abandono de curso;
Conforme o § 7o do Art. 58 do Regulamento (consultar também § 4o e § 5o do mesmo artigo), refere-se ao discente que, alcançado o limite de períodos de trancamento, deixar de proceder a sua inscrição em disciplinas no período letivo imediatamente subsequente

Art. 60 c) Não inscrição do ingressante em disciplinas no período letivo de seu ingresso na UFF;
Consoante ao Art. 55 do Regulamento que trata da obrigatoriedade do discente se inscrever em disciplinas no período letivo de ingresso na UFF.

Art. 102 a) Reprovação em todas as disciplinas em que se inscreveu em 3 (três) períodos letivos, consecutivos ou não;
Disciplinas dispensadas (aproveitadas de outros cursos e/ou matrículas) não contam como aprovações para este fim.

Art. 102 b) Não  tiver  cursado  50 % (cinquenta por cento) da carga horária total do curso decorrido o número de períodos previstos para a integralização curricular;
Para o Curso de Sistemas de Informação, este caso se aplica ao discente que em 8 (oito) semestres não integralizar 1500h (válido a partir de 1.2016) ou 1532h (válido até 2.2015). Os semestres de trancamento não são computados entre os 8 (oito) semestres mencionados acima.

Art. 102 c) Reprovação em uma mesma disciplina por 4 (quatro) vezes, consecutivas ou não;
Válido para disciplinas de qualquer tipo: obrigatória, optativa, eletiva, etc.

Art. 102 d) Reprovação por frequência em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso;
A reprovação por frequência acontece quando o discente não alcança, pelo menos, 75% de frequência na disciplina, conforme Art. 101 do Regulamento.

Art. 102 e) For reprovado por nota final em todas as disciplinas nas quais se inscreveu no período de seu ingresso, exceto se tiver obtido nota final igual ou superior a 4,0 (quatro) e tiver frequência suficiente, simultaneamente, em pelo menos uma disciplina;
A frequência suficiente é alcançada com, pelo menos, 75% de frequência na disciplina.

Art.  60 f) Motivos disciplinares, nos casos previstos pelo Estatuto e Regimento Geral da UFF.
Consulte o Estatuto e Regimento Geral da UFF.

Conforme Art 103 do Regulamento, não há abono de faltas às aulas, a não ser que o aluno comprove, através de documentos, as viagens a serviço ou trabalho extraordinário, em órgãos públicos ou entidades privadas, e também nos casos incursos em legislação superior e as faltas por motivos médicos, desde que devidamente documentados.



Cancelamento de Matrícula
O Cancelamento de Matrícula por Solicitação Oficial é de iniciativa do discente e o pedido deve ser protocolizado na PROGRAD (Campus da Reitoria, Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, 2º andar, das 10h às 16h).


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