1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Informações Gerais

Histórico


O Curso de Graduação em Ciência da Computação iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1985 com o nome de Bacharelado em Informática, apresentando duas ênfases: Sistemas de Programação e Programação Matemática. Nesta época o curso fazia parte do Instituto de Matemática da UFF. Após uma década de funcionamento,  foi realizada uma revisão curricular finalizada em 1998, unindo as duas ênfases e criando o currículo de Bacharelado em Ciência da Computação. Em 1999 foi criado o Instituto de Computação ao qual o curso encontra-se hoje vinculado.

O curso tem em média 520  alunos matriculados e atualmente são oferecidas 140 vagas para o ingresso através do Sistema de Seleção Unificada - SISU.

Em 2014, foi aprovado o novo currículo do curso, disponível para consulta aqui.

Reconhecimento do Curso


Dados sobre a criação e o reconhecimento do curso podem ser obtidos no 
site do MEC.


Titulação: Bacharel em Ciência da Computação.


Avaliação do Curso:

  • ENADE 2014 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - 4        
  • Revista Guia do Estudante - 2015 - 5 (conceito máximo)  

Objetivo do curso e oportunidades profissionais


O Curso tem como objetivo  formar profissionais que tenham uma forte base científica e tecnológica, capaz de prover a autonomia necessária para o aprendizado de novas tecnologias. Os egressos deverão ser capazes de atuar no mercado de trabalho, continuar seus estudos em programas de pós-graduação  ou então gerir suas próprias empresas.  E é fundamental que atuem de forma ética e sejam comprometidos com as questões sociais da realidade nacional.

Os alunos não têm encontrado problemas de integração no mercado de trabalho, sendo selecionados para atuar em Instituições de ensino e pesquisa, indústria nacional de Informática, empresas públicas ou privadas. Têm também atuado na área de Computação dirigindo suas próprias empresas e têm sido bem aceitos em programas de pós-graduação.

Ao longo do Curso os alunos podem realizar trabalhos de monitoria, projetos de Iniciação Científica e estágio em laboratórios da UFF e empresas, que propiciam remuneração pelo trabalho realizado além de experiência.

Existe também a possibilidade, que tem sido aproveitada por alguns alunos, de freqüentar cursos no exterior durante um ou mais semestres, em Instituições de Ensino e Pesquisa com as quais a UFF mantém acordos de cooperação.

Informações sobre Estágio Obrigatório, referentes ao currículo 31.02.001 (2009),  podem ser consultadas aqui.

 

Docentes


Professores que têm atuação no mercado de trabalho assim como dedicação a programas de pós-graduação na UFF.

O Programa de Pós-Graduação em Computação, pertencente ao Instituto de Computação, recentemente recebeu nota 5 da CAPES, encontrando-se entre os nove melhores programas de Pós-Graduação em Computação do Brasil.

Informações sobre os Departamentos da UFF que atuam em nosso curso, assim como sobre os docentes, podem ser obtidas aqui.


Laboratórios


Laboratórios da graduação

PESQUISA PELO SITE

MENU

Início Instituto Laboratórios Departamento
Pesquisa Pós-Graduação Graduação Fale Conosco

CONTATO

IC-Mapa

Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
São Domingos - Niterói - RJ
CEP: 24210-346

IC-UFF-Telefone-icone Fale Conosco

 Como Chegar

CONECTE-SE

IC-Conecte-se-Facebook IC-Conecte-se-Twitter

LINKS

Faperj Lattes Finep SBC PROGRAD
CAPES CNPQ SIAPENET IDUFF NDC

 

Desenvolvido por pela equipe de Suporte Técnico do Instituto de Computação - suporte.ic.uff.br - Web Designer: Emanuel Machado