SALA 408 - Coordenação Ciência da Computação

Histórico

O Curso de Graduação em Ciência da Computação iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1985 com o nome de Bacharelado em Informática, apresentando duas ênfases: Sistemas de Programação e Programação Matemática. Nesta época o curso fazia parte do Instituto de Matemática da UFF. Após uma década de funcionamento,  foi realizada uma revisão curricular finalizada em 1998, unindo as duas ênfases e criando o currículo de Bacharelado em Ciência da Computação. Em 1999 foi criado o Instituto de Computação ao qual o curso encontra-se hoje vinculado.

O curso tem em média 520  alunos matriculados e atualmente são oferecidas 140 vagas para o ingresso através do Sistema de Seleção Unificada - SISU.

Em 2023, foi aprovado o atual currículo do curso, disponível para consulta aqui.

Reconhecimento do Curso

Dados sobre a criação e o reconhecimento do curso podem ser obtidos no
site do MEC.

Titulação: Bacharel em Ciência da Computação.

Avaliação do Curso:

• ENADE 2021 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - 5 - Conceito Máximo
  • ENADE 2017 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - 5 - Conceito Máximo
  • CPC 2017 (Conceito Preliminar de Curso - MEC) - 4 - Nota acima da média, entregando mais do que o mínimo exigido pelo MEC

Objetivo do curso e oportunidades profissionais

O Curso tem como objetivo  formar profissionais que tenham uma forte base científica e tecnológica, capaz de prover a autonomia necessária para o aprendizado de novas tecnologias. Os egressos deverão ser capazes de atuar no mercado de trabalho, continuar seus estudos em programas de pós-graduação  ou então gerir suas próprias empresas. E é fundamental que atuem de forma ética e sejam comprometidos com as questões sociais e ambientais da realidade nacional.

Os egressos não têm encontrado problemas de integração ao mercado de trabalho, sendo selecionados para atuar em Instituições de ensino e pesquisa, indústria nacional de Informática, empresas públicas ou privadas. Têm também atuado na área de Computação dirigindo suas próprias empresas e têm sido bem aceitos em programas de pós-graduação.

Ao longo do Curso os discentes podem realizar trabalhos de monitoria, projetos de Iniciação Científica e estágio em laboratórios da UFF e empresas, que propiciam remuneração pelo trabalho realizado, além de experiência.

Existe também a possibilidade, que tem sido aproveitada por alguns discentes, de freqüentar cursos no exterior durante um ou dois semestres, em Instituições de Ensino e Pesquisa com as quais a UFF mantém acordos de cooperação.

Docentes

Professores que têm atuação no mercado de trabalho, assim como dedicação a programas de pós-graduação na UFF.

O Programa de Pós-Graduação em Computação, pertencente ao Instituto de Computação, tem nota 6 (nota máxima) da CAPES, encontrando-se entre os melhores programas de Pós-Graduação em Computação do Brasil.

Informações sobre os Departamentos da UFF que atuam em nosso curso, assim como sobre os docentes, podem ser obtidas aqui.

Laboratórios da graduação

Endereço: