Inscrições Abertas para Concurso Público de Professor Adjunto A para o Departamento de Ciência da Computação

Logo UFF e IC
O Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFF está com inscrições abertas para dois concursos de Professor Adjunto A, nas áreas de Engenharia de Software (40h DE) e Segurança da Informação (20h). As inscrições vão até o dia 12 de julho. Mais informações a seguir.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO A
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Área: Engenharia de Software
Regime: 40h DE
Classe: Adjunto A
Remuneração Inicial: R$ 9.585,67
Período de Inscrição: 12/06/2018 a 12/07/2018
Realização do concurso: 01/10/2018 a 05/10/2018.

Titulação exigida:
- Graduação: Qualquer área.
- Doutorado: Ciência da Computação ou Sistemas de Informação ou Informática ou Matemática ou Engenharia.

Ementa:
1. Processos de Software; 2. Engenharia de Requisitos; 3. Projeto (Design) de Software;4. Garantia da Qualidade; 5. Verificação, Validação e Testes; 6. Gerência de Configuração; 7. Métricas de Software; 8. Gerência de Projetos; 9. Gerência de Riscos; 10. Manutenção e Reengenharia; 11. Modelagem UML.

Bibliografia:
PRESSMAN, R., Software Engineering – A Practitioner's Approach, McGraw-Hill Education, 7a edição, 2009; SOMMERVILLE,I., Software Engineering, Addison Wesley, 8a edição, 2006.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO A
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Área: Segurança da Informação
Regime: 20h
Classe: Adjunto A
Remuneração Inicial: R$ 3.377,45
Período de Inscrição: 12/06/2018 a 12/07/2018
Realização do concurso: 22/10/2018 a 26/10/2018.

Titulação exigida:
- Graduação: Qualquer área.

Ementa:
1 - Introdução; 1.1 - A tecnologia como parte dos negócios; 1.2 - Necessidade de segurança; 1.3 - Ativo: os elementos que a segurança deve proteger; 2 - Ameaças aos Sistemas de Informação e Recomendações de Segurança; 2.1 - Riscos que rondam as organizações; 2.2 - Os potenciais atacantes; 2.3 - Vulnerabilidades, Ameaças, Riscos, Ataques, Intrusões, Códigos maliciosos, Engenharia social, Phishing, Spam; 2.4 - Fraudes e golpes na Internet e procedimentos de proteção; 3 - Técnicas e Tecnologias disponíveis para defesa; 3.1 - A política de segurança; 3.2 - Firewall, Proxy, DMZ, NAT, Host de segurança, Honeypots, IDS, Política de segurança, Redes Privadas Virtuais; 3.3 - Noções de Criptografia, Assinatura Digital e Certificado Digital; 3.4 - Autenticação; 4 - Gestão Básica De Segurança Da Informação; 4.1 - Modelo de Segurança em Ambientes Cooperativos; 4.2 - Gestão dos riscos: análise do risco, avaliação e tratamento dos riscos; 4.3 - Política de segurança, responsabilidades por falhas; 4.4 - Normas e Padrões: ISO 27001, CobiT, NBR 27001 e NBR 27002; 4.5 - Gestão de incidentes de segurança; 4.6 - Forense digital; 4.7 - Auditoria; 5 - Continuidade do Negócio; 5.1 - Plano de segurança; 5.2 - Melhores práticas, estratégias de proteção; 5.3 - Plano de contingência, reparar desastres; 5.4 - Plano de continuidade.

Bibliografia Básica:
1) W. Stallings, L. Brown. Segurança de Computadores - Princípios e Práticas, 2a Edição. Editora Elsevier, 2014; 2) D. Gollmann. Computer Security. Wiley, 2006; D. Kim, M. G. Solomon, Fundamentos de Segurança de Sistemas de Informação, LTC, 2014; 3) F. Coelho; L. Araújo; E. Bezerra. Gestão os da Segurança da Informação: Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2014; 4) K. C. Laudon, , J. P. Laudon. Segurança de Sistemas de Informação. In: ______. Sistemas de Informação Gerenciais. São Paulo: Pearson, 2014, 11 ed, p. 253-290; 5) E. Turban, JR. Rainer , R. Kelly , R. E. Potter, Ética, Privacidade e Segurança da Informação. In: ______. Introdução a Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial, Rio de Janeiro. Elsevier, 2007, p. 51-85.

*******************************************************************

Os candidatos deverão ingressar neste endereço para cadastrar-se no Sistema CPD. Concluído o cadastramento, o candidato deverá fazer o login mediante informação do CPF e da senha pessoal indicada no cadastro. Após ingressar no sistema, o candidato deverá localizar o concurso (menu Requerimento de inscrição -> Professor Efetivo, e selecionar na lista o concurso de interesse "Engenharia de Software ou Segurança da Informação"), e requerer a inscrição no certame por meio do link "requerimento de inscrição", seguindo as etapas do formulário.
Para obter informações adicionais, contacte o Departamento de Ciência da Computação pelo email secretaria.dcc@ic.uff.br ou pelos telefones (21) 2629-2967 / (21) 2629-2968.