Aula inaugural do Instituto de Computação

aula inaugural 02 2017
De forma a marcar o início do segundo período letivo de 2017, será realizada no dia 22/08, terça-feira, às 16h, no Auditório do Instituto de Computação, uma aula inaugural do Instituto de Computação.
A aula inaugural será proferida pelo Professor Geraldo Xexéo, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, da COPPE/UFRJ, com o tema "Tim Berners-Lee: um prêmio Turing que todos podem entender".
O tema da palestra é bem interessante e leve, principalmente para os calouros dos nossos cursos.
Contamos com apoio de todos para termos uma ampla participação da comunidade do IC!
A seguir, apresentamos um resumo da palestra e o mini-cv do Prof. Xexéo.

Resumo: Tim Berners-Lee foi agraciado com o Prêmio Turing de 2016. Muitas vezes é difícil explicar o porquê de um prêmio Turing, principalmente para leigos. Desta vez, não. Pessoas de qualquer idade usam sua invenção, a World Wide Web, que impactou o nosso dia a dia fortemente. Empregos foram perdidos e criados, novas tecnologias foram possíveis, empresas morreram e nasceram, tudo em torno de uma solução simples e poderosa para um tipo de sistema que já era imaginado, mas nunca plenamente realizado.
Nessa palestra vamos falar sobre o desenvolvimento do conceito de uma rede mundial de hipertexto, sobre o momento tecnológico quando o WWW foi inventado, um pouco sobre a política do CERN na época, características dos principais componentes do WWW, os principais motivos do seu sucesso e os seus impactos.

Mini-cv: Geraldo Xexéo é professor do Departamento de Ciência da Computação e do Programa de Engenharia de Sistemas da UFRJ. Durante a criação do WWW, realizava seu doutorado sanduíche no CERN, o que permitiu que entrasse muito cedo em contato com a tecnologia. Ao voltar ao Brasil, instalou o primeiro servidor WWW da América Latina no PESC e usou a tecnologia como parte de sua tese de Doutorado. Atualmente trabalha com Informação Não Estruturada e Jogos.