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Regulamentação dos alunos avulsos e das inscrições avulsas

Perfil esperado para alunos avulsos: alunos de graduação em fase de conclusão do curso, profissionais já graduados, mestrandos ou mestres com excelente desempenho acadêmico que desejam se submeter ao processo seletivo para mestrado ou doutorado na UFF a curto prazo.


Documento aprovado pelo Colegiado da Pós-Graduação em 3 de agosto de 2011, revisado em 19 de dezembro de 2011, em 29 de agosto de 2012 e em 27 de agosto de 2014.


1. O Artigo 15º do Regulamento para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal Fluminense estabelece a possibilidade de inscrições avulsas em até duas disciplinas por período letivo de alunos oriundos dos cursos de graduação da UFF ou de graduados.

2. Alunos que cursarem disciplinas do Programa de Computação nessa situação serão chamados de "Alunos Avulsos".

3. A solicitação de inscrição como "Aluno Avulso" deve ser feita unicamente por iniciativa do candidato interessado.

4. Podem solicitar a entrada e aceitação como Aluno Avulso candidatos já graduados em qualquer universidade ou cursando uma graduação da UFF e que procuram o Programa com o objetivo específico de cursar disciplinas por meio de inscrições avulsas. Nesse caso, o candidato deverá se inscrever nas disciplinas desejadas no período de matrícula de alunos novos, anexando duas cópias de seu curriculum vitae e histórico escolar ao pedido de matrícula. A aceitação como Aluno Avulso dependerá de aprovação do Coordenador e do professor de cada disciplina. No primeiro dia do período letivo, o candidato deverá consultar a Secretaria para verificar se a sua inscrição foi aprovada.

5. Alunos Avulsos poderão cursar no máximo duas disciplinas por período letivo semestral, em no máximo dois períodos letivos semestrais. Poderão ser cursadas apenas disciplinas regulares, excluindo-se disciplinas tais como tópicos, estudo orientado e seminários.

6. Cada Aluno Avulso receberá uma declaração única a cada semestre, informando seu aproveitamento (nota e frequência) em cada disciplina cursada por meio de inscrições avulsas.

7. Candidatos que venham a ser aceitos posteriormente pelo processo de seleção e que já tenham obtido aprovação anterior como Aluno Avulso poderão solicitar o aproveitamento dos créditos referentes a tais disciplinas.

8. Nesse caso, a solicitação de aproveitamento de créditos cursados como Aluno Avulso deverá ser feita por escrito, concomitantemente com a inscrição como aluno regular na disciplina. Poderão ser aproveitadas apenas as disciplinas que tenham sido concluídas com aproveitamento nos cinco anos imediatamente anteriores à data da solicitação.