Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Simon Yukiiti Kanematsu

17/07/2018, 14h, sala 315, Instituto de Computação

Porte Relativo e n-eficiência: Dois Novos Conceitos Baseados em DEA como Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisões

Resumo: No presente trabalho, propomos uma nova maneira de definir tamanho de organizações ou Unidades Tomadoras de Decisão (DMU- do inglês Decision Making Units) com base em Análise Envoltória de Dados (DEA- do inglês Data Envelopment Analysis). Um grande número de decisões gerenciais, atividades socioeconômicas, análise política e processos de engenharia incluem em suas análises alguma informação referente ao tamanho de corporações. Normalmente, essas corporações consideram atributos particulares, como receita, número de clientes, lucro e assim por diante para avaliação de porte, o que pode resultar em uma estimativa de tamanho incompleta e/ou parcial. Aqui, investigamos esta questão mais profundamente e propomos uma abordagem não-paramétrica para classificação de porte. Assumimos que as DMUs são homogêneas e compartilham o mesmo conjunto I de entradas (ou Inputs) e o mesmo conjunto O de saídas (ou Outputs). Assim, além da determinação de eficiência de cada DMU utilizando I e O, avaliamos seu porte baseados em subconjuntos I' ⊆ I e O' ⊆ O. Para abordar esta questão, apresentamos dois novos conceitos, chamados de η-eficiência e porte relativo baseados em seus inputs e outputs virtuais. Para isso, consideramos um vetor alvo de super-eficiências DEA e construímos um conjunto de Tecnologia idealizado (estendido) na determinação de porte relativo e eficiência com base em um conjunto de pesos comuns. Depois, mostramos como construir uma área de alcance, chamada aqui de Área Leque, associada a η-eficiências e portes relativos menores ou iguais a um. Além disso, com base em decisões gerenciais, mostramos como utilizar essas ideias para definição de novas metas de eficiência e porte relativo para uma ou mais DMUs. Consideramos uma aplicação empírica para ilustrar essas ideias em um conjunto de dados de companhias aéreas internacionais e concluímos o trabalho com algumas observações finais e direções futuras.

Abstract: In this work, we propose a new way to define the size of organizations or Decision Making Units (DMUs) based on Data Envelopment Analysis (DEA). A great number of managerial decisions, social and economic activities, politic alanalysis, engineering process include in their analysis some information about the size of corporations. Usually, organizations consider particular attributes such as revenues, employees, number of clients, profit and so forth to evaluate their sizes, which could result on an incomplete and/or partial size evaluation. Here, we investigate this question more deeply and propose a non-parametric approach for ranking size. We assume that all DMUs are homogeneous and share the same set I of inputs and the same set O of outputs. Therefore, besides the computation of their efficiency scores, we evaluate their weighted size based on subsets I' and O' with I' ⊆ I and O' ⊆ O. To address this issue, we introduce two new concepts; namely, the η-efficiency and relative size of DMUs based on virtual inputs and outputs. We consider a DEA super-efficiency target vector and we construct an expanded Technology set to determine relative sizes and efficiencies based on a common set of weights. After, we show how to construct a range area, associated to η-efficiencies and relative sizes that are less than or equal to one. Additionally, based on managerial decisions, we show how to use these ideas to achieve new efficiency and relative size goals for one or more DMUs in the set. We consider an empirical application to illustrate our approach on a dataset of international airlines and conclude the paper with some final remarks and future directions.

Banca examinadora:
Prof. Carlos Alberto de Jesus Martinhon (Presidente), UFF