Defesa de Dissertação de Mestrado - Cristiane da Silva Rodrigues Pereira

23/11/2020, segunda-feira, 14:00h, por videoconferência. Link para defesa: https://meet.google.com/aky-bxrx-sns

Um Estudo Sobre a Correlação Entre Acoplamentos de Software Entre Ramos e Esforços de Merge

Resumo:

O desenvolvimento de software colaborativo exige trabalho paralelo, e as alterações simultâneas precisam ser integradas posteriormente. Quando um merge falha, devido a conflitos diretos ou indiretos, o desenvolvedor deve intervir manualmente. Até o momento, os trabalhos existentes na literatura fornecem algumas evidências iniciais de que o acoplamento estrutural é uma das razões para conflitos indiretos. No entanto, os trabalhos existentes não avaliam formalmente até que ponto o acoplamento estrutural se correlaciona com o esforço de merge e não consideram outros tipos de acoplamentos, como lógico e conceitual. Neste trabalho, propomos métricas para quantificar os acoplamentos estrutural, lógico e conceitual entre as mudanças que ocorrem nos ramos. Em seguida, investigamos a correlação entre as métricas de acoplamento de software e as métricas de esforço de merge (ou seja, retrabalho, trabalho desperdiçado e trabalho extra) em 12 projetos de código aberto, totalizando 6.376 merges. Pudemos observar uma fraca correlação entre todas as métricas de acoplamento e o esforço de trabalho extra. No entanto, alinhado à literatura, notamos que a correlação entre o acoplamento estrutural e o esforço de trabalho extra é maior que os outros dois. Além disso, observamos uma correlação moderada entre os acoplamentos estrutural e conceitual e os esforços de retrabalho e de trabalho desperdiçado, mas identificamos uma correlação baixa entre acoplamento lógico e os esforços de retrabalho e de trabalho desperdiçado. Finalmente, pudemos observar uma correlação moderada entre os acoplamentos lógico e conceitual e fraca correlação entre os acoplamentos estrutural e lógico, bem como entre os acoplamentos estrutural e conceitual.

Abstract:

Collaborative software development demands parallel work, and the concurrent changes need to be merged afterwards. When a merge fails, either due to direct or indirect conflicts, the developer must intervene manually. Thus far, existing work in the literature provides some initial evidence that structural coupling is one of the reasons for indirect conflicts. However, the existing work does not formally assess the extent in which structural coupling correlates with merge effort and does not consider other types of couplings, such as logical and conceptual. In this work, we propose metrics to quantify the structural, logical, and conceptual couplings among changes that occur across branches. Then, we investigate the correlation between the software coupling metrics and the merge effort metrics (i.e., rework, wasted work, and extra work) over 12 open-source projects, summing up 6,376 merges. We could observe a weak correlation between all coupling metrics and the extra work effort. However, aligned to the literature, we note that the correlation between the structural coupling and the extra work effort is greater than the other two. In addition, we observed a moderate correlation between structural and conceptual couplings, and rework and wasted work efforts, but a low correlation between logical coupling and rework and wasted work efforts. Finally, we could observe a moderate correlation between logical and conceptual couplings and a weak correlation between structural and logical couplings, as well as between structural and conceptual couplings.

Banca  examinadora:

Prof. Leonardo Gresta Paulino Murta, UFF – Presidente