Defesa de Dissertação de Mestrado - Wilker de Oliveira Delfino

29/06/2022, 14:00h, por videoconferência. Link para defesa: https://meet.google.com/jbi-aipt-xeb

Recuperação de Falhas de Controladores Distribuídos em Redes Definidas por Software

Resumo:

A distribuição do plano de controle em Redes Definidas por Software (SDN) é uma abordagem promissora para melhorar a robustez da rede. Usando esta abordagem, o plano de controle se torna fisicamente distribuído, mas logicamente centralizado. Esta arquitetura reduz a sobrecarga do controlador e permite um tempo de resposta rápido entre os controladores e os switches. Além disso, em caso de falha da rede ou do controlador, diminui o tempo necessário para a recuperação de falhas. Neste trabalho, apresentamos uma análise do tempo de recuperação de falhas baseada em resultados empíricos de um conjunto de experimentos envolvendo componentes de Redes Fefinidas por Software físicos e emulados. Discutimos uma abordagem para reduzir o tempo médio de recuperação em cenários de falha com base no processamento e resposta proativa de solicitações dos switches SDN por vários controladores, contando com o papel Equal o protocolo OpenFlow. Também desenvolvemos uma implementação de um controlador SDN prova de conceito para avaliar e comparar abordagens pró-ativas e reativas. Nossos resultados revelam que a abordagem pró-ativa pode reduzir o tempo médio de recuperação de falhas de controladores para até 10 milissegundos nos cenários avaliados.

Abstract:

Distributing the control plane on Software-Defined Networks (SDN) is a promising approach for improving network robustness. Using this approach, the control plane becomes physically distributed but logically centralized. This architecture reduces the controller's overload and enables a quick response time between controllers and switches. Besides, in case of network or controller failure, it decreases the time needed for fault recovery. In this work, we present an analysis of the recovery time from failures based on empirical results from a set of experiments involving physical and emulated SDN components. We discuss an approach to reduce the average recovery time on faulty scenarios based on the proactive processing and response of SDN switch requests by multiple controllers, relying on OpenFlow's Equal role. We also developed a proof-of-concept implementation to evaluate and compare proactive and reactive approaches. Our results reveal that the proactive approach can reduce the average recovery time for controller failures to up to 10 milliseconds in the evaluated scenarios.

Banca  examinadora:

Prof. Célio Vinicius Neves de Albuquerque, UFF – Presidente