Seminário "Robôs, Abelhas, e Outras Populações sobre Fundo Evolucionário" - Palestrante Luís M. P. Correia (Universidade de Lisboa)

26/04/2017, 14h, sala 215, Instituto de Computação

RESUMO:

Este seminário apresenta os principais temas de investigação em Vida Artificiall do grupo de Modelação de Agentes e Sistemas do BioSystems and Integrative Sciences Institute (BioISI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. São apresentados modelos de algoritmos evolucionários baseados em multi-conjuntos, robótica evolucionária em grupos de robôs, interação de robôs com outras populações animais e estudo da influência do conhecimento em inteligência coletiva.

MINI-CV:

Luís M. P. Correia é professor associado, com agregação, da Universidade Lisboa (ULisboa), no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências, departamento a que presidiu, de 2012 a 2015. De 2004 a 2012 e em 2014 coordenou a unidade de investigação Laboratório de Modelação de Agentes (LabMAg) da ULisboa, sendo atualmente o coordenador do grupo MAS do BioISI. Os seus interesses de investigação são vida artificial, robôs móveis, algoritmos evolucionários e auto-organização em sistemas multi-agentes. Orientou seis doutoramentos e vinte e três mestrados. Foi investigador visitante na EPFL, na Univ. de Zurique (Suíça) e na Univ. Federal Fluminense (Brasil), onde se encontra atualmente por um período de 3 meses. Mais informações em http://di.ciencias.ulisboa.pt/~lcorreia.