1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Regras e Procedimentos

Regras sobre disciplinas de Mestrado:

O aluno do Mestrado deverá cursar um conjunto de disciplinas, entre obrigatórias e optativas, além de elaborar a sua Dissertação, perfazendo um total de 48 créditos, definidos segundo as normas da Universidade, e sendo 24 créditos em Defesa de Dissertação e 24 créditos em disciplinas, dos quais:

Após a conclusão dos 24 créditos em disciplinas do currículo do curso, o aluno deverá se matricular, obrigatoriamente, em Pesquisa de Dissertação, em todos os períodos, até a submissão do pedido de banca. Por ocasião da primeira inscrição nessa disciplina, o aluno deverá apresentar uma Proposta de Dissertação de Mestrado, preparada em conjunto com seu orientador. A disciplina de Pesquisa de Dissertação não computa créditos nem carga horária, e seu resultado, a cada semestre, é Aprovação ou Reprovação. No ato da entrada do pedido de banca, o aluno deverá se matricular na disciplina Defesa de Dissertação (disciplina de 24 créditos).

A disciplina de Seminários é obrigatória e não vale créditos.

Regras sobre disciplinas de Doutorado:

O aluno de Doutorado deverá obter um total de 96 créditos, definidos segundo as normas da Universidade, dos quais 24 créditos em disciplinas e 72 créditos em Defesa de Tese. Após a conclusão dos 24 créditos em disciplinas do currículo do curso, o aluno deverá se matricular, obrigatoriamente, em Pesquisa de Tese, em todos os períodos, até a submissão do pedido de banca. A disciplina de Pesquisa de Tese não computa créditos nem carga horária, e seu resultado, a cada semestre, é Aprovação ou Reprovação. No ato da entrada do pedido de banca, o aluno deverá se matricular na disciplina Defesa de Tese (disciplina de 72 créditos). 

Dentre as disciplinas, no máximo 8 créditos podem ser cursadas em Estudo Orientado, e no máximo 8 créditos em disciplinas de Tópicos Avançados, sendo que, dentre essas últimas, no máximo uma pode ser ministrada pelo orientador do aluno.

O aluno que cursou duas disciplinas obrigatórias básicas no mestrado com aprovação em cada uma delas, ou que obteve as equivalências correspondentes, não terá que cursar disciplinas obrigatórias no doutorado. Caso contrário, deverá cursar duas disciplinas obrigatórias básicas do mestrado e obter aprovação. No total, o aluno deverá cursar pelo menos seis disciplinas, escolhidas em comum acordo com o seu orientador.

A disciplina de Seminários é obrigatória e não vale créditos. Alunos de Doutorado que já tiverem cursado a disciplina durante o Mestrado devem cursá-la novamente no Doutorado.


Prova de inglês (para alunos de Mestrado e Doutorado):

A demonstração de proficiência em língua inglesa se dará exclusivamente mediante a aprovação em exame que será oferecido uma vez a cada período letivo. O aluno deverá obrigatoriamente prestá-lo em seu primeiro período no Programa. Caso seja reprovado, terá mais uma oportunidade no período subsequente. Não obtendo êxito, será desligado do Programa.


Para maiores detalhes sobre currículo, disciplinas, regimento interno e regulamentos, consulte os documentos abaixo.


Regulamentos:

Resoluções do Colegiado:


Atas do Colegiado:

Atas do Colegiado: 2022
Atas do Colegiado: 2021
Atas do Colegiado: 2020
Atas do Colegiado: 2019
Atas do Colegiado: 2018
Atas do Colegiado: 2017
Atas do Colegiado: 2016
Atas do Colegiado: 2015
Atas do Colegiado: 2014
Atas do Colegiado: 2013
Atas do Colegiado: 2012
Atas do Colegiado: 2011
Atas do Colegiado: 2010
Atas do Colegiado: 2009
Atas do Colegiado: 2008
Atas do Colegiado: 2007
Atas do Colegiado: 2006
Atas do Colegiado: 2005
Atas do Colegiado: 2004
Atas do Colegiado: 2003

 

 

PESQUISA PELO SITE

MENU

Início Instituto Laboratórios Departamento
Pesquisa Pós-Graduação Graduação Fale Conosco

CONTATO

IC-Mapa

Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
São Domingos - Niterói - RJ
CEP: 24210-346

IC-UFF-Telefone-icone Fale Conosco

 Como Chegar

CONECTE-SE

IC-Conecte-se-Facebook IC-Conecte-se-Twitter

LINKS

Faperj Lattes Finep SBC PROGRAD
CAPES CNPQ SIAPENET IDUFF NDC

 

Desenvolvido por pela equipe de Suporte Técnico do Instituto de Computação - suporte.ic.uff.br - Web Designer: Emanuel Machado