1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Avaliação do Workshop 2014

AVALIAÇÃO DO VI WORKSHOP DO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO

1-      Evento ótimo! Sugestões: Não ter eventos na véspera da prova, passar evento para o sábado, visita aos laboratórios, contato com os alunos que estão atuando em projetos nos laboratórios, melhorar o chat da plataforma.

2-      O workshop foi uma experiência extremamente proveitosa, onde foi possível ter uma aproximação maior com a instituição e abrir meus conhecimentos sobre áreas onde poderei trabalhar quando formado.

3-      Workshop cada vez mais interessante e motivado. Sei que fica complicado ter muitas palestras, mas senti falta de computação gráfica, especialmente desenvolvimento de jogos. Mas, está mais que claro que o sistema de tutoria adotado, tanto presencial como à distância, é ineficiente, pois não atende às necessidades que às vezes são básicas.

4-      Foi uma experiência agradável. Boas palestras, bons palestrantes. Uma ótima oportunidade de conhecer melhor o curso, a Universidade, sua infraestrutura, professores e as carreiras que podemos seguir com apoio dos excelentes professores. Nota 10.

5-      O workshop foi bom, mas poderia evitar marcar em um dia antes da realização de APs, pois no meu caso  sou do polo de Volta Redonda e a viagem é longa e cansativa. As videoaulas poderiam seguir a didática dos vídeos do MIT no youtube, ou seja, o professor interagir mais com a lousa ou slide, pois fica muito maçante.

6-      O workshop foi excelente. Só não deu tempo para eu fazer um pedido sobre tutorias presenciais. Sugiro que o tutor utilizasse um crachá ou uma camisa identificando-se da seguinte forma: SOU TUTOR, PERGUNTE A MIM. Alguns tutores recepcionam bem os alunos, atacam os problemas importantes, outros só descobrimos que são tutores anos depois.

7-      O workshop foi muito proveitoso, dando para ter uma nova visão do curso, principalmente em relação ao campo de pesquisa.

8-      Excelente, bastante construtivo. A minha opinião é: Disponibilizar um material para consulta atualizado e uma lista de exercício melhor alaborada para cada três ou quatro videoaulas, sendo que no caso das videoaulas os professores poderiam melhorar um pouco a didática.

9-      Muito bom que tenha sempre, pois com ele podemos tirar dúvidas da matéria e aprender com projetos de pesquisa. Parabéns!

10-  As palestras apresentadas foram bem direcionadas e seus conteúdos esclarecedores. Ainda pudemos observar o grande empenho das áreas e da Instituição no aprimoramento dos alunos, iniciações e pesquisa, o que faz com que nós, futuros formandos, acreditemos no progresso do curso e tenhamos grandes incentivos.

11-  Como é o meu primeiro workshop, achei as palestras bem interessantes, principalmente a do professor Igor e a do professor Leonardo. Espero que mais para frente haja bastante workshop como esses. Foi gratificante conhecer todos os presentes, sejam os alunos, palestrantes e todos os que contribuíram para a realização deste ótimo workshop.

12-  Gostei muito do workshop. Sugiro mais palestras sobre tecnologias e tendências na área. Uma sugestão para as tutorias é que poderia ter vídeo conferências em grupos, como numa sala de aula, pois com mais pessoas, mais idéias as soluções serão criadas.

13-  Apesar de este ser o meu primeiro workshop, acredito que este tipo de evento seja crucial para a integração do aluno som a instituição. Lamento não ter participado de outros. O tour foi ótimo. Depois desta experiência, pretendo me esforçar mais para alcançar um CR satisfatório a fim de obter crédito para uma pós-graduação na instituição, caso tenha tempo suficiente, claro.

14-  As palestras foram bem envolventes, onde foi passado informações diversas, dando uma noção das dificuldades encontradas no curso. Durante o tour foi conhecido parte da estrutura do Instituto de Computação, tendo uma perspectiva de quanto esse projeto irá beneficiar muitos alunos, e os responsáveis dessa área.

15-  Esse é o local para aprimorar o curso e debater a atualidade sobre sistema de computação e melhorar o curso.

16-  Este workshop do curso foi, em regra geral, muito útil, visto que me tirou dúvidas que tinha acerca do curso. A tutoria pode ser feita de outra forma.

17-  As palestras sobre o curso foram bastante informativas, mostrando seus pontos positivos e negativos. Já as palestras sobre pesquisas em algoritmos e otimização apresentou os problemas clássicos de otimização e a similaridade dos problemas, mostrando assim como solução de um problema pode ser utilizada em outros, devido a sua similaridade, mas falou pouco ou não falou de como as atuam nesses problemas atualmente. Já a palestra sobre redes de computadores procurou focar em uma nova linha, que é buscar um caminho para conexão, quando não há uma conexão direta. De um modo geral gostei muito, o probelma é a falta do microfone.

18-  O workshop está de parabéns. Foi muito esclarecedor. Diversas dúvidas foram sanadas.

19-  Para o primeiro encontro em que participo, foi positivo nos aspectos de informação sobre o funcionamento e o objetivo da universidade.

20-  Foi muito bom, sendo que teve palestras que incentivaram e retiraram muitas dúvidas. Sendo necessário propor os programas a serem utilizados para fazer os exercícios. Interessante as palestras nos polos como teve na semana acadêmica, foi muito positivo.

21-  Excelente oportunidade de viver o mundo UFF!! Como elogios cito: Apresentar as áreas de pesquisa, abrir para debates um assunto tão tenso. Sugestões; Marquem um encontro entre tutores.

22-  Boa tarde. Este é meu primeiro workshop. Oitenta por cento do curso está de parabéns e tem muito a crescer. O restante (20%) foram abordados no debate (críticas negativas).

23-  Muito bom o workshop. Teve uma explicação sobre temas que foram esclarecidos como novos vídeos, mudança na plataforma. Como foi a minha primeira vez , não consigo saber como foi os outros anos, mas me pareceu que foi mais organizado (pelo que os meus amigos me disseram).

24-  Aprendi e esclareceu minhas dúvidas sobre o curso. Sei que alguns polos são precários, inclusive o meu. Quero fazer mestrado. Sei que não vou conseguir ficar com meu rendimento alto. Nos próximos encontros ou no próprio site deve colocar um esclarecimento para que não fiquemos na esperança.

25-  Eu gostei muito da palestra e cheguei atrasado, mas cheguei e assisti o Workshop. Muito bom!

26-  Gostei das apresentações com foco em áreas de pesquisa das pós-graduações. Foram interessantes para o nosso conhecimento e futuro interesse. Sobre a infraestrutura do workshop faltou microfone para melhor audição. A máquina de refrigeração da sala era barulhenta. Barulho externo atrapalha a apresentação. Especificamente sobre o Cederj e o pólo, penso que alguns tutores poderiam ser mais incentivadores, e os eventos aos alunos mais interessantes, para que haja maior envolvimento do aluno. Além disso, tenho reclamação quanto à qualidade do material que se encontra para utilização no polo. Polo São Gonçalo não possui computadores para todos da área do curso. Cadeiras quebradas, instalações fracas; razão da desmotivação do aluno para frequentá-los. Gostaria de deixar registrado que existem vídeo-aulas que ao funcionam como prometido e, por isso, atrapalham o andamento do curso,a exemplo de FAC. E a questão da biblioteca virtual(em manutenção) . Que tal implementar visitas de alguns professores nos polos eventualente ?(com divulgação). Tutores poderiam atuar como um treinamento para serem professores. Pedido de cópias para os alunos do Cederj do material dos professores presenciais. Slides de aulas, apostilas, etc. As mesmas usadas nas aulas presenciais da Uff e Ufrj. Basta adicionar um link para cada material para download no site graduação.cederj.edu.br. pode ser o mesmo material já usado na sala presencial. Exercícios, resumos, aulas, etc. No polo de São Gonçalo não tem livros para o 2º período do curso.

27-  Esse já é o quarto workshop que participo e só tenho o que agradecer, pois sempre tive minhas dúvidas esclarecidas, e esse em particular foi muito esclarecedor sobre como entrar na pós-graduação. Que continue assim, passando toda informação possível e possibilitando esse contato com a parte física da universidade.

28-  Gostei do workshop. Palestras bem esclarecedoras, principalmente a da pós-graduação. Pena que é pouco tempo. Às vezes corridos, mas bem interessantes. Muito bem organizado. Boa recepção. Estão de parabéns.

29-  Palestras na área de desenvolvimento. Também organizar por pólos a assinatura de chegada e declaração para melhor recepção.

30-  Palestras abrangendo conteúdos interessantes. Poderia ser abrangido também mais questões e assuntos dobre programação e desenvolvimento. No todo o workshop foi muito bom.

31-  Palestras do curso. Gostaria de sugestionar que o aluno possa utilizar a tutoria presencial em mais de um polo, devido a movimentação de trabalho ou familiar.

32-  Gostei muito das palestras que foram apresentadas. Acredito que são temas interessantes para os alunos a para os tutores. Poderiam ser feitas mais palestras sobre as áreas de pesquisa, organizando e aproveitando melhor o tempo do workshop.

33-  Boa dinâmica. Só precisamos que todos os temas falados no debate sejam atendidos.

34-  Muito bom, Apenas as palestras foram muito curtas. A estrutura foi muito boa.

35-  Apesar de algumas alterações de horário e o áudio um pouco ruim, achei o workshop ótimo e proveitoso. As palestras foram bem aplicadas e de muito fácil entendimento. Em relação à mesa de discussão com os coordenadores, algumas perguntas feitas não foram respondidas com clareza pelo coordenador.

36-  Palestras foram bastante motivadoras, porém o tempo de cada palestra foi pequeno. Agradecimentos ao aumento de tempo de debate com os alunos.

37-  Bem dinâmico, boas palestras, bom evento e bem organizado.

38-  Achei o workshop bastante legal. Esclareceu muitas dúvidas. O conteúdo é muito interessante. A equipe foi muito atenciosa e muito receptiva.

39-  Workshop muito proveitoso, especialmente a palestra sobre pesquisas em gerência de configurações na Uff. A equipe também recebeu os alunos muito bem.

40-  O workshop foi muito bom, porém poderia melhorar com um dia a mais. O tempo é curto. Poderia também variar mais os assuntos com uma visão mais básica. O sistema de teleconferência poderia integrar mais os alunos.

41-  Bastante útil, aproxima o aluno da universidade e incentiva a continuar estudando.

42-  Bastante útil, aproxima o aluno da universidade e incentiva a continuar estudando.

43-  Minha avaliação em relação ao workshop é excelente, pois os conteúdos ministrados são excelentes e abriram horizontes no que tange a escolha de um futuro mestrado. A organização e a estrutura também estão de parabéns, assim como a qualidade do transporte disponibilizado. Pretendo e estimulo a todos o comparecimento no próximos eventos.

44-  Agradeço a Uff a oportunidade de participação no workshop. Achei interessante sobre os assuntos citados sobre o mestrado e sobre o sistema à distância. Com os conselhos dados vou procurar ter mais disciplina e foco no curso. Obrigada!

45-  Sem sacrifício não há vitória. Quem escolheu fazer o Cederj é assim. Dedicação, esforço, lutar pelos seus objetivos e muita responsabilidade.

46-  Gostei dos assuntos abordados e o workshop foi muito proveitoso. Existem alunos com dificuldade de aprendizagem. Não teria como, na tutoria, darem aula como nos PVS Cederj, mantendo os atuais horários de tutoria? Creio que motivaria menos alunos a desistirem da faculdade. Cobrem mais qualificação. Tem tutor que não tira dúvida de polos por terem vários no mesmo horário de matérias diferentes. E em duas horas, não tem como ajudar a todos.

47-  Eu gostei muito. É muito interessante e se aprende muito. A minha sugestão é ter palestra de computação gráfica e webdesigne se possível. Seria muito interessante.

48-  Foi muito gratificante, pois obtive conhecimento de diversas áreas atuantes na computação que eu desconhecia. A parte do debate foi interessante, pois foi esclarecida diversas dúvidas a respeito de tutoria, plataforma e modo de estudo. Obrigada.

49-  A apresentação das matérias a que se destinou o evento foi clara e respondeu de certa forma ao questionamento que eu tinha, e elucidou algumas perguntas que tinha, e levantou a curiosidade de me lançar a um aprendizado de maior monta. As vídeo aulas têm que ser melhoradas, pois não respondem totalmente as questões das ADs e APs . Deveria se confeccionar material didático de algumas matérias. Alguns horários da tutoria deveriam passar por uma consulta dos alunos para adequar as duas partes.

50-  Excelentes palestras, excelentes palestrantes, excelente futuro espaço criado para a discussão sobre o curso.

51-  Para mim, que assisti ao primeiro workshop, foi muito importante em vários sentidos. Deu-me uma visão do curso e da instituição que antes não tinha. Fez-me sentir estudante da instituição. Conheci a Uff que antes não conhecia. Na verdade, o polo é como um outro campus. Sugiro que outros workshops como esse aconteçam no polo. Muitas dúvidas foram sanadas, mas acredito que sendo no polo de origem, a comunicação seja melhor, por conta da familiaridade. O debate sobre a tutoria foi excelente, pois muitos de nós, que buscamos o ensino à distância, ficamos muito satisfeitos quando na aula inaugural somos informados do fato de que ir às tutorias é facultativa. Porém, diante de tudo que me foi colocado, por meio dos professores, há necessidade de ir às aulas de tutoria. Ou assiste, ou não aprende. Sugiro que isso seja enfatizado na aula inaugural.

52-  Palestras muito boas.

53-  A participação no workshop foi de grande aproveitamento profissional, pois o conhecimento adquirido a respeito da nossa profissão nos torna pessoas melhores no futuro, sendo assim, podemos exercer nossa profissão.

54-  Foi o meu primeiro workshop e achei ótimo. Poderia ter mais apresentações de cunho técnico.

55-  Gostei das palestras, mas acho que deveria ter mais tempo para debates.

56-  Achei as palestras muito produtivas, gostei muito de ter participado do encontro, pois estou atualmente no segundo período e ainda não tinha tido a oportunidade de participar do workshop. Os assuntos abordados, o conhecimento passado e as críticas que foram colocadas também foram muito importantes, porque isso auxilia no crescimento de todos. Fiquei feliz em saber que o nosso curso é considerado um curso de qualidade e é reconhecido, o próprio Enade mostrou isso. Acredito que se todos continuassem colaborando e nos esforçando cada vez mais para a melhoria do curso de tecnologia em sistemas de computação a tendência é chegarmos ao nível de excelência na questão do ensino.

PESQUISA PELO SITE

MENU

Início Instituto Laboratórios Departamento
Pesquisa Pós-Graduação Graduação Fale Conosco

CONTATO

IC-Mapa

Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
São Domingos - Niterói - RJ
CEP: 24210-346

IC-UFF-Telefone-icone Fale Conosco

 Como Chegar

CONECTE-SE

IC-Conecte-se-Facebook IC-Conecte-se-Twitter

LINKS

Faperj Lattes Finep SBC PROGRAD
CAPES CNPQ SIAPENET IDUFF NDC

 

Desenvolvido por pela equipe de Suporte Técnico do Instituto de Computação - suporte.ic.uff.br - Web Designer: Emanuel Machado