1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Avaliação do Workshop 2013

Nesta edição recebemos 148 participantes de 16 polos.A programação contou com palestras sobre o Curso, sobre a disciplina TCC, Áreas de Pesquisa em Computação (Otimização e Mineração de Dados), a Pós-Graduação, Tour pela UFF, Almoço no Bandejão e Debate.

O evento vem crescendo a cada ano. A demanda este ano foi muito superior a capacidade de nossos auditórios e infelizmente nem todos os interessados puderam participar. Tivemos alguns problemas que foram contornados ao longo do dia. Inscrições de alguns alunos que não estavam cadastrados foram registradas e emitiremos certificados de participação para todos os alunos presentes. O ônibus que partiu de Piraí mais uma vez atrasou e comprometeu a manhã de cerca de 30 participantes (não usaremos mais este transporte nos próximos eventos).

Abaixo dispomos os comentários de alguns participantes deste evento.

1-      Válido o contato com os professores do curso. Escolha dos temas mais em função do público do que para promover a instituição. A apresentação das pós-graduações poderia ter tomado um tempo menor, uma vez que é inacessível para 90% dos alunos.

2-      Para essa sala seria necessário uma tela maior do projetor, pois fica difícil visualizar do fundo da sala; o lanche estava muito bom; faltaram cadeiras para os presentes, e algumas pessoas ficaram em pé.

3-      É a primeira vez que participo de um workshop. Gostei muito dos temas abordados e da recepção para com os alunos. Uma crítica seria a discussão com os alunos; achei que pudesse ter mais tempo para debater sobre assuntos de importância do curso. Uma sugestão seria o aumento de horas no workshop.

4-      O IV workshop me surpreendeu quanto as minhas expectativas. Bons temas foram abordados, esclarecendo as tendências do curso. Fico feliz em ter participado e ficado um pouco mais próximo da UFF. Espero que as solicitações abordadas pelos alunos sejam atendidas.

5-      Não entendi a abertura, mas gostei das palestras seguintes, principalmente a de TCC, que foi mais descontraída, e acho que devesse ser mais longa, e as outras mais descontraídas.

6-      Primeiramente agradecer pela oportunidade de aprendizado e de ampliação de horizontes obtidas hoje. Este espaço é muito importante para nos conscientizar do valor do curso, tanto para o aluno quanto para a instituição. Espero que sempre tenha este evento, e com  novidades para agregar. Obrigado.

7-      A organização foi bem feita, porém a universidade poderia avaliar a possibilidade de palestras mais específicas dos assuntos do curso (Redes de Programação, etc.) , e trazer profissionais do mercado e empresas.

8-      Gostei da iniciativa dos debates , dos vários assuntos abordados e da disposição dos tutores. A única coisa que gostaria era a permanência dos tutores presenciais em todos os períodos.

9-      Foi muito bom o conteúdo discutido no evento. Pretendo participar dos próximos. Gostaria que o evento durasse mais, com mais palestras, e iniciando um  pouco mais cedo. Parabéns à coordenação pela iniciativa do evento!

10-  Neste workshop os alunos tiveram mais oportunidades para as perguntas.

11-  Parabéns a todos pela organização do evento, mas sugiro um auditório maior para o próximo.

12-  Ótima organização; com um bom intervalo de tempo para cada palestra. Bons assuntos abordados. Sugiro, se possível, que sejam incluídos mais assuntos relativos ao seguimento acadêmico dentro de nossa área.

13-  Bom workshop e troca de experiências. Sempre é válida essa troca de informação.

14-  Ótima iniciativa. O espaço para perguntas e respostas, no final, restringiu o debate. .Deveria haver maior liberdade para perguntas. Ouvimos muito pouco do Uéverton.

15-  A tutoria presencial é de fundamental importância. Achei o workshop muito importante, principalmente para esse debate. Sou um aluno que não falto às tutorias e nem pretendo faltar em nenhum evento que a universidade promova para os alunos do CEDERJ.

16-  Produtivo para abrir novos horizontes para todos. Talvez a melhora do almoço fosse colocada em pauta para o próximo workshop ( a cenoura estava aguada e sem sal, e a quantidade de comida foi pouca). No mais, muito bom!

17-  Positiva, porém poderia ser feita mais palestras em que os alunos pudessem escolher as que queriam assistir.

18-   De um modo geral foi um bom workshop, mas o almoço do ano passado foi melhor. Também gostaria de ver uma palestra da pós-graduação de computação visual.

19-   Neste IV workshop foram apresentados temas relevantes para a formação acadêmica, como a programação, o mestrado e o doutorado, como também um assunto polêmico entre os alunos de formação acadêmica, o TCC (trabalho de conclusão de curso), focando, assim, na simplicidade e clareza no desenvolvimento de literatura e dissertações voltadas ao público da universidade. Venho pedir para organizarem a nossa pós-graduação no mesmo modelo do CEDERJ. Como as circunstâncias e preceitos atuais em educação à distância (EAD) estão avançando bastante e sempre se aperfeiçoando, fica aqui o meu pedido. A primeira pós-graduação do curso de informática à distância modelo CEDERJ.

20-  O workshop foi bastante esclarecedor. As palestras foram bem claras e de fácil compreensão. O horário reservado  para as  perguntas e o próprio debate foram bastante construtivos.

21-  Os aspectos bons são: pontualidade, escolhas dos palestrantes, almoço e café da manhã. Já os aspectos ruins são: auditório que não comporta o número de alunos, atraso no horário de chegada do ônibus no pólo Duque de Caxias. Uma sugestão seria um ônibus ou van saindo de cada pólo, e não um ônibus passando por vários pólos. Seria muito bom se fosse feito dois workshops por semestre, pois assim os alunos poderiam se integrar mais à faculdade.

22-  Foi muito interessante  o fato de conhecer a unidade. Com o debate, pudemos conhecer melhor os problemas, e com isso buscarmos juntos a melhoria do curso. Fiquei muito otimista com as futuras oportunidades de melhoras do curso.

23-  Ótimo workshop. Quanto ao conteúdo, foi bem elaborado, o que deu a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre temas até então desconhecidos. O tour pela faculdade pode melhorar.

24-  Acho louvável a iniciativa de integração dos alunos de todos os pólos com a coordenação do curso.

25-  Achei o IV workshop muito bom. Essa é a primeira vez que participo. Poderia ter várias outras durante o ano.

26-  Foi impecável a preocupação com  os horários, fazendo com que tudo fosse passado ao máximo para os ouvintes. Os professores são bem preparados, prontos a responder todas as perguntas  e tirar  dúvidas. Faltou um pouco de organização com relação a lista dos participantes, o que ocasionou um momento desagradável tanto para a universidade quanto para o s alunos.

27-  Conteúdo ótimo, com grande precisão para eliminar dúvidas, e mais ainda, os momentos destinados às grades acadêmicas talvez devesse ter um dia a mais. Ótimo trabalho.

28-  Prezados coordenadores, professores, tutores e demais responsáveis pela organização do evento, embora tenha sido muito difícil chegar à UFF, por problemas no deslocamento, trânsito, etc., avalio o evento como muito positivo. Permitiu aos estudantes uma maior integração com  o espaço físico da Universidade e com os professores. Penso que o workshop cumpriu seu objetivo e deveria ser promovido com maior frequência. Minhas sugestões para os próximos workshop são: entrega de um crachá com o nome do aluno e pólo de origem ( para facilitar a integração), transmissão do evento para os que não conseguiram participar, inserção de uma atividade de integração (p. ex. após o almoço). Agradeço a atenção e o esforço heróico dos colaboradores que tornaram o evento uma  realidade.

29-  Estou participando do workshop pela primeira vez. Curso o 1° período no pólo de Rio Bonito e gostei bastante das palestras, dos temas abordados, principalmente sobre otimização combinatória e mineração de dados. Quero dar a sugestão de que aconteça a cada semestre um workshop, e, se possível, sempre abordando assuntos de relevância profissional e educacional. Obrigado pela excelente iniciativa.

30-  O workshop foi muito produtivo, e conseguiu sanar algumas dúvidas que eu tinha sobre TCC e mestrado/especialização. A única coisa que deixou a desejar foi o transporte, pois tive que vir de carro, senão, só chegaria aqui na segunda parte do evento. Espero que todos os próximos anos desse evento possa, cada vez mais, aproximar os alunos do CEDERJ à UFF. Parabéns e muito obrigada a todos que de alguma forma ajudaram na realização deste evento.

31-  Vejo que o workshop é uma oportunidade de aproximar os alunos, incentivando-os através de palestras e debates que expõe suas dúvidas e geram novas ideias como: metodologia, disponibilização de tempo para estudo, retorno com relação à formação (mercado de trabalho) e área na qual se pode atuar. Só gostaria que fosse mais organizado e que nos informassem sobre novas tecnologias na área da computação, bem como pesquisas de uma forma mais interativa.

32-  Como esse foi o meu primeiro workshop, gostei da abordagem e das palestras.

33-  Duas coisas seriam ótimas: aulas presenciais e  carteirinhas. Quanto o mais, tudo está bom.

34-  A meu ver, achei que faltou um pouco mais de interatividade sobre o curso. Deveria haver uma passagem mais aprofundada e rápida sobre o curso, e depois uma pequena avaliação em grupo para medir o interesse dos alunos, ou seja, cada grupo defenderia ou representaria seu pólo. Deveria ter algumas informações sobre o que podemos encontrar no mercado de trabalho.

35-  Achei muito bom, apenas senti falta , na hora do tour, do instituto de computação, pois nós  fomos apenas até a construção das novas sedes, e eu gostaria de ter visto mais coisas. A parte que mais se destacou para mim foi:  "Pesquisas em mineração de dados" e " Pós-graduação do Instituto de Computação da UFF". Outra parte bastante boa foi a palestra sobre  o TCC. Em minha opinião o debate com a pecuária foi muito construtivo e produtivo. Espero poder voltar mais vezes.

36-  O workshop em si foi interessante, mas com algumas sugestões para os próximos. Sugiro que os temas apresentados sejam colocados em pesquisa antes, para que os alunos possam escolher os temas. Outra coisa , deveria colocar voluntários com microfones para que todos possam ouvir as perguntas que são feitas pela platéia. O volume também foi muito fraco, também poderia ter sido dividido por grupos, sendo que cada um com um tutor, que serviria como guia, mostrando realmente o prédio.

37-  Foi a minha primeira participação e bastante interessante. Ganhei uma motivação a mais para dar sequência aos meus estudos, pois sou formando do semestre 2012. Foi muito proveitoso. Estão todos de parabéns!

38-  Boa apresentação dos temas escolhidos, temas exemplificados e bem esclarecidos. Nos próximos, poderia haver mais temas que são pesquisados pelos professores da instituição (artigos publicados, novas pesquisas, trabalhos e desafios).

39-  Excelente workshop, palestras muito bem elaboradas, acrescentando muito ao conhecimento do aluno. Acredito ser muito bom que as transparências das palestras sejam disponibilizadas em download. Parabenizo a coordenação, todos os professores e colaboradores que ajudaram na organização e tornaram o evento real, e que este venha acontecer todo ano , ou de seis em seis meses, caso caiba no orçamento.

40-  Louvável a iniciativa de interagir com os alunos à distância, trazendo-os a convivência dentro da universidade. Valeu à pena abrir espaço para que os alunos expusessem suas idéias, pois foi uma forma de entender exatamente o que o aluno pensa em relação à infra-estrutura do curso. Parabéns!

41-  Gostei muito . Estão de parabéns! Deixo aqui a minha observação para que falem mais de assuntos do 1° e 2° semestre, ok?

42-  Achei o workshop  produtivo quanto ao  esclarecimento de diversas dúvidas. Os professores da UFF foram extremamente atenciosos e solícitos para responder as diversas dúvidas dos alunos.

43-  Workshop bem administrado e de fácil entendimento. Tirou-me muitas dúvidas e me deu visão de como será o meu curso. No próximo, deveriam dar um macbook para cada pessoa. Crítica: Antônio Augusto é muito grosso para responder as pessoas.

44-  Gostei muito. Achei bom, mas estou no 1° semestre e no 1° período. Falam bem.

45-  Avalio positivamente, pois a estrutura do atendimento e atenção dadas aos alunos do CEDERJ foi ótima.

46-  O workshop foi muito produtivo e esclarecedor. Acredito que acrescentou muito trazer ao conhecimento dos alunos mais informações sobre pós-graduação e linhas de pesquisa  relacionadas às várias áreas de conhecimento. Outro ponto essencial foi o debate que ajuda muito na interação entre os alunos e os coordenadores. Os alunos precisam entender melhor como funcionam as tutorias, as limitações da coordenação em resolver os problemas do curso, entre outros pontos.  É interessante que a coordenação entenda e tenha conhecimento dos problemas e das dúvidas dos alunos.

47-  Gostaria de sugerir à comissão organizadora que nos próximos workshops  encaminhe um único ônibus por região, pois assim não atrasaria a chegada dos pólos no evento. Que fosse englobando nos próximos eventos as palestras voltadas para a área da educação, ou seja, palestrantes voltados na montagem de software para a área de educação , ou também para o esporte, já que vem as olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.Que a comissão fizesse parcerias com empresas de informática para que fizessem estandes com novidades e palestras com software educacionais.

48-  Por ser a primeira vez que participo não há como comparar se é melhor ou pior, porém foi bem proveitoso em relação as explicações . Me interessei muito pelo tópico de mineração de dados. Achei todas as explicações com uma clareza e objetividades ótimas. Os professores descreveram seus tópicos com  bastante empolgação, nos passando uma energia e, em mim, ficou uma certeza de que fiz uma escolha acertada com relação ao curso.Parabéns!!!  Aproveitarei com mais empenho os próximos encontros. Lado negativo: o dia da semana. Para quem trabalha como eu, a sexta-feira é o encerramento de um ciclo. Tive que correr em uma semana pequena ( com feriado). Ossos do ofício!

49-  Meu nome é Douglas Delate Bitencourt e sou do pólo de Caxias. Minhas impressões sobre o workshop são: pontualidade da equipe de apresentação, recepção por parte da equipe, qualidade das apresentações, o áudio na parte da manhã não estava bom. Gostei muito da apresentação da profª Vanessa, que foi inspiradora. O tour pelo IC deixou a desejar, pois não conheci os laboratórios em si. As palestras da tarde atenderam minhas expectativas, mas  não achei bom usar o espaço do debate (final) para falar de problemas dos pólos. Quinhentas  assinaturas não representam a maioria dos alunos do curso de computação, o nome do curso não deve mudar, e concordo com o que o Célio citou sobre o nome atual do curso, que já é reconhecido e muito conceituado. Entendo a luta pela manutenção da tutoria presencial, porém uma pergunta que não quer calar: estas pessoas que estão pleiteando a tutoria presencial estão sempre presentes no pólo? Quantas vezes ligaram para dirimir suas dúvidas? Acredito no formato totalmente on-line e voto na rápida manutenção, melhoria e atualização dos vídeos, com o intuito de manter o caráter de atualidade das informações passadas. Deste modo poderia se economizar com tutores, podendo se investir em maior qualidade dos cursos.

PESQUISA PELO SITE

MENU

Início Instituto Laboratórios Departamento
Pesquisa Pós-Graduação Graduação Fale Conosco

CONTATO

IC-Mapa

Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº
São Domingos - Niterói - RJ
CEP: 24210-346

IC-UFF-Telefone-icone Fale Conosco

 Como Chegar

CONECTE-SE

IC-Conecte-se-Facebook IC-Conecte-se-Twitter

LINKS

Faperj Lattes Finep SBC PROGRAD
CAPES CNPQ SIAPENET IDUFF NDC

 

Desenvolvido por pela equipe de Suporte Técnico do Instituto de Computação - suporte.ic.uff.br - Web Designer: Emanuel Machado