IMAGENS DIGITALIZADAS

by: Cláudio Arlindo Pessanha

Pode-se classificar sinais como:

Os sistemas digitais e os computadores utilizam sinais digitais.

 Os sinais são sempre considerados como espaços discretos, representados por uma função de dois argumentos denotada por x(n1,n1).

IMAGENS DIGITAIS

 As imagens digitais tem sempre sua definição em 256 níveis de cor que, em sistema binário é representada por 8 bits. Cada ponto da imagem digital é chamado pixel (elemento da figura). Numa imagem digitalizada ponto (n1,n1) pode ter o valor 0, para o mais escuro dos tons, ou 256 para o mais brilhante deles. Se o número de bits/pixel for reduzido, perderemos qualidade de imagem (resolução) pela redução da quantidade de tons.

Uma maior ou menor resolução implica diretamente em uma maior ou menor quantidade de memória para armazenamento ou edição desta imagem.

 


 

SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS

 Os sistemas de processamento de imagens necessitam de dispositivos de entrada e saída.

 

DISPOSITIVOS DE ENTRADA

Os digitalizadores de imagem.

Transformam os sinais de entrada (analógicos) em impulsos elétricos e digitalizam os impulsos elétricos utilizando um sistema de conversão analógico para digital.

São exemplos de digitalizadores:

 

DISPOSITIVOS DE SAÍDA

Os dispositivos de saída mais comuns são os monitores de vídeo e as impressoras. O monitor de vídeo mais comum é formado pelo tubo de raios catódicos.

 O funcionamento de um tubo de raios catódicos se dá por varredura e projeção de um feixe de elétrons proveniente do canhão situado na parte posterior do tubo na camada de fósforo situada na parte frontal do mesmo. Se estivermos utilizando um monitor a cores, são tres os canhões utilizados e as camadas de fósforo. Cores são formadas por sobreposição dos feixes de elétrons gerados pelos tres canhões.