Ultra-som

Citaremos a seguir os principais tipos de exames de ultra-som e o que significam cada um deles. Apresentamos inclusive o método 4D, que apesar da maioria das pessoas já terem ouvido falar, talvez não saibam muito bem o seu significado Com os constantes avanços tecnológicos na área da saúde, surgem alguns termos usados pelos médicos que acabam se incorporando ao nosso vocabulário, mas nem sempre sabemos exatamente o que eles significam. Na ultra-sonografia, isso não é diferente. Para que você possa entender um pouco mais, citaremos a seguir os principais tipos de exames de ultra-som e o que significam cada um deles. Apresentamos inclusive o método 4D, que apesar da maioria das pessoas já terem ouvido falar, talvez não saibam muito bem o seu significado.

Ultra-som 4D

Utilizando a mais avançada tecnologia em ultra-sonografia, o método 4D (quatro dimensões), nada mais é, que a imagem 3D em movimento. Você pode observar toda a movimentação fetal, desde que as condições para a obtenção da imagem 3D sejam favoráveis.

Ultra-som 3D

O método de ultra-sonografia 3D (três dimensões) é uma inovação do método 2D, transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais, permitindo que a mamãe consiga visualizar uma imagem mais realista do seu bebê. Essas imagens obtêm uma qualidade quase fotográfica. Para o médico, esta tecnologia permite confirmar com mais precisão o estado de saúde do feto, se tornado um importante método complementar. Vale destacar, que a obtenção de boas imagens depende de alguns fatores. Para saber maiores detalhes sobre este assunto

O exame obstétrico de ultra-som em 3D é uma inovação da medicina diagnóstica. Os recentes avanços tecnológicos permitem a obtenção de imagens com maior definição, o que possibilita ao médico analisar a anatomia fetal de uma maneira muito mais precisa, pois o aparelho é capaz de detectar os mínimos detalhes Em termos científicos, é um método coadjuvante importante do ultra-som convencional, a diferença é que o exame é realizado com um transdutor especial para captar as imagens que, juntamente com um programa que transforma as informações em imagens tridimensionais.

Ultrason Morfologico

Aqui usa-se maior definição, o que possibilita ao médico analisar a anatomia fetal de uma maneira muito mais precisa, pois o aparelho é capaz de detectar os mínimos detalhes. O exame pode ser feito desde a fase embrionária, mas vale deixar claro que no primeiro trimestre o feto nada mais é que um pequeno pontinho, e nessa fase as imagens são limitadas, pois não é possível ver detalhes e a visão dele depende muito do transdutor usado pelo médico. O transvaginal é o que permite a melhor visualização. A fase ideal é a partir da 26ª semana, pois neste período o bebê já possui uma imagem mais próxima do que será ao nascer. Para os pais, o ultra-som em 3D possibilita a tranqüilidade de visualizar a anatomia do feto aumentando o vínculo com o bebê, pois proporciona imagens reais de seu corpo, braços, pernas, mãos, pés e do rosto, fazendo com que os pais conheçam não só o sexo, mas o próprio bebê em detalhes, como obter uma foto antes mesmo do nascimento.

Doppler tambem é ultrasom 3D

Doppler é uma das formas mais importantes de ultrasson de baixa intensidade para medir a velocidade do fluxo sanguineo noas artereas e veias. Na forma de doppler colorida a direnção e intensidade do fluxo é mostrado em cores variando em intensidade de vermelho e azul onde as cores indicam a direção e a intensidade a velocidade no dada direção.

A direção e velocidade relativa é medida pelo efeito Doppler, que levou este nome em omenagem ao seu decobridor o autriaco, Christian Johann Doppler, em 1842. Este efeito é percebido por voce todos os dias: já notou que ao ouvir uma cirene se aproximando de voce seu som é muito mais intenso do que depois que ela passa por voce, mesmo se na mesma distância de observação (por exemplo se voce esta em um tunel de mão unica no qual uma ambulancia tambem esta andando, observe o barulho de uma cirene a um carro de distância do seu carro em um tunel, a sirene da ambulancia será muito mais forte se ela estiver um carro atras do que um carro a frente) .

Ultra-som 2D

O método de ultra-sonografia em 2D (duas dimensões), é o método de exame convencional que, apesar de ser um método essencial para os médicos, nem sempre permite que as mamães consigam visualizar nitidamente seu bebê durante exame. Por ser considerado o método de diagnóstico que oferece menor risco ao paciente e ao feto, o ultra-som é um dos mais difundidos em obstetrícia. Com o crescente aprimoramento dos equipamentos e o desenvolvimento de novas técnicas, o ultra-som vem sendo cada vez mais solicitado para o acompanhamento da gestação em todas as suas etapas.

Inicialmente, a ultra-sonografia era utilizada para responder perguntas bastante básicas, como a existência de uma gravidez, se o feto está vivo, se a gestação é única ou gemelar, a localização da placenta e a idade gestacional. Atualmente, a ultra-sonografia também é utilizada para diagnosticar pequenos defeitos anatômicos como fenda labial, pé torto ou mesmo se o feto é portador de alguma doença genética, como por exemplo, a Síndrome de Down, além de outros achados.

O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.

outros exames por imagens:

NÃO INVASIVOS- SEMI INVASIVOS