Jonh Edson Ribeiro de Carvalho | IC-UFF
Computação Visual e Interfaces
 
 
Temas abordados

1.2. Operação normal

Programas criados com OpenGL podem se tornar bastante complicados, diante do volume de operações que podem ser realizadas. Entretanto, a estrutura básica de vários programas é relativamente simples, geralmente possuindo a seguinte seqüência de operações:

Abra uma janela gráfica
 

Lembre-se que as funções do OpenGL são independentes do sistema operacional utilizado. Logo, você terá que utilizar uma ou mais bibliotecas auxiliares que permitam abrir uma janelas na tela do computador, tais como GLUT, WGL (para Windows), glX (para o sistema XWindow), AGL (para Apple) ou PGL (para OS/2).

Prepare OpenGL para desenhar na janela

Defina como OpenGL irá desenhar nesta janela, por exemplo, se será utilizado double buffering ou single buffering, e se as imagens serão geradas utilizando mapa de cores indexado ou diretamente no formato RGB.

Defina o sistema de coordenadas e o estado inicial do OpenGL

Indique as características do sistema de coordenadas a ser utilizado, por exemplo, os limites inferior e superior dos eixos coordenados. Defina as fontes de luz existentes, cores para desenho de polígonos, modos de preenchimento de superfícies etc.

Loop:

  • Trate os eventos de mouse e teclado;

  • Mude a cena com base nos eventos ocorridos;

  • Redesenhe a cena com OpenGL.

CopyLeft Webmaster |Atualizado em 22/11/2003
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