Jonh Edson Ribeiro de Carvalho | IC-UFF
Computação Visual e Interfaces
 
 
Tutorial OpenGL

4.2. Exercícios

  1. Utilizando o programa braco.c como referência, implemente um programa braco-garra.c. Este programa deverá acrescente ao braço robótico uma garra com três dedos, sendo um indicador, um médio e um polegar, como mostra a Figura 4-3. O usuário deverá poder rotacionar o dedo indicador com as teclas i e I, nos sentidos horário e anti-horário. Da mesma forma, as teclas p P deverão rotacionar o polegar, e teclas m M, o dedo médio do robô.

  2. Copie o programa braco-garra.c que você criou com o nome braco-garra-3d.c. Neste novo programa, modifique o trecho da função main() que define o modo de apresentação no GLUT. Use a seguinte chamada para a função de inicialização: glutInitDisplayMode (GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB | GLUT_DEPTH), pois inclui o tratamento de profundidade e de superfícies escondidas no OpenGL . Além disso, ao invés de utilizar chamadas à função glutWireCube(), inclua chamadas apenas à função glutSolidCube(), que contém os mesmos argumentos. Acrescente à função init() as chamadas de função glEnable(GL_DEPTH_TEST); e glEnable(GL_CULL_FACE);, de modo que o tratamento de superfícies escondidas seja feito pelo OpenGL. Utilize cores diferentes para cada uma das partes do braço, de modo a obter um modelo semelhante ao da Figura 4-4. Possibilite também que a base do robô seja rotacionada em torno do eixo y, usando as teclas b e B, para girar nos sentidos horário e anti-horário.

CopyLeft Webmaster |Atualizado em 22/11/2003
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