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A avaliaчуo feita pelos parceiros sobre o comportamento de um determinado agente pode ser usada por um terceiro para selecionс-lo ou descartс-lo em interaчѕes futuras. Sabendo que os agentes em um Sistema Multi-agente necessitam interagir para atingir seus objetivos e os objetivos globais do sistema, um agente deve se preocupar em ter um bom valor de reputaчуo para poder participar de futuras interaчѕes. No entanto, um agente que tem a intenчуo de participar de futuras interaчѕes pode testemunhar nуo sѓ sobre a qualidade dos serviчos prestados dos seus parceiros, mas tambщm sobre como os seus parceiros avaliaram o seu comportamento e como tais informaчѕes podem ser transmitidas para outros agentes que poderуo utilizс-las para selecionar seus parceiros. Nesse contexto, este trabalho propѕe trъs mecanismos capazes de (i) ajudar o agente a identificar tendъncias de julgamento de um agente ao avaliar o comportamento de seus parceiros; (ii) estimar o futuro valor de reputaчуo que o agente provavelmente receberс apѓs interagir com tal parceiro; e (iii) calcular o real valor de reputaчуo do parceiro levando em consideraчуo sua reputaчуo como provedor de serviчo e como avaliador dos seus parceiros. Para avaliar se o agente pode ser selecionado ou nуo como um futuro parceiro, o agente que utiliza esta abordagem associa a qualidade dos serviчos prestados pelo agente com a reputaчуo que receberс se interagir com tal parceiro. A abordagem foi avaliada por meio de um cenсrio de e-commerce. Palavras-chave: Sistemas Multi-agentes, Sistemas de Reputaчуo, Reputaчуo, Avaliaчуo, Parceiro, Padrуo Comportamental; Provedor de Serviчo. Abstract Currently, in nowadays reputation systems, future partners are selected based only on their reputation values that are calculated according to their behavior as service provider. These systems encourage not only the calculation and storage of the reputation values of the partners but also the spread of these values among agents. The evaluation made by an agent about the behavior of its partners can be used by a third party to select it or discard it in future interactions. Knowing that agents in a multi-agent system need to interact to achieve their goals and the overall objectives of the system, an agent must have a good reputation value in order to be selected in future interactions. However, an agent who intends to participate in future interactions can witness not only about the quality of services from our partners, but also about how their partners rated their behavior and thus such information can be transmitted to other agents can use them to select their partners. In this context, this paper proposes three mechanisms able to (i) help on the identification of behavioral patterns of a future partner when it evaluates the behavior of its partners, (ii) estimate the future reputation value that the agent will probably receive after interacting with such partner and (iii) to calculate the real value of the partner's reputation considering its reputation as service provider and its reputation as evaluator of theXfхю‘ 3!A@ђџЁ> Fonte parсg. padrуoTiѓџГT  Tabela normalі4ж l4жaі ,k@єџС, Sem lista ?"џџџџWXухюУФ>AIˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Iˆ0Ў! Ў! 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