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Efeitos na polэtica e na economia sуo sentidos mesmo durante a campanha eleitoral. As pesquisas eleitorais sуo ferramentas poderosas que nos ajudam a minimizar as surpresas do resultado da eleiчуo e a entender como estс a percepчуo do candidato por meio do ponto de vista do eleitor. Fazer previsѕes щ parte da natureza humana para antecipar acontecimentos e se sentir mais preparado para cenсrios futuros. A cultura de previsѕes estс enraizada nas mais diversas сreas, tais como: mercado financeiro ou esportes, com a finalidade de preparar melhor as equipes para os adversсrios e, tambщm, estar presente frequentemente nos ramos de apostas. Mщtodos tradicionais de previsуo de resultado de eleiчуo envolvem entrevistar uma amostra da populaчуo questionando sobre suas intenчѕes de voto em relaчуo aos candidatos que estуo disputando determinada eleiчуo. Estes mщtodos sуo caros, consomem tempo e estуo sujeitos ao viщs do entrevistador, que pode influenciar na opiniуo do eleitor apenas por sua linguagem corporal ao falar sobre os candidatos. O uso de mэdias sociais para inferir a opiniуo dos eleitores tem se mostrado promissor e se utiliza do fato de que as pessoas estуo cada vez mais expondo suas opiniѕes nas redes sociais, influenciando amigos e defendendo suas convicчѕes de uma forma rсpida e eficiente, por meio do uso de seus smartphones, que facilitam a exposiчуo de suas opiniѕes no тmbito polэtico e em redes sociais. Analisando este cenсrio, onde as opiniѕes dos eleitores estуo de forma bastante aberta nas redes sociais, esta dissertaчуo propѕe um modelo de previsуo de resultados de eleiчѕes baseado no mщtodo de regressуo linear, no qual consideramos a polaridade dos comentсrios sobre candidatos realizados em conteњdo editorial em notэcias polэticas, bem como a aprovaчуo e desaprovaчуo deste comentсrio em forma de “likes” e “dislikes”, respectivamente. Este modelo foi inspirado em estudos que mostram o poder de previsуo utilizando Twitter e Facebook e tem como objetivo ser uma alternativa mais barata e сgil para os mщtodos tradicionais de pesquisa de opiniуo. Para a construчуo e teste do modelo proposto, coletamos comentсrios dos principais jornais online do Brasil, realizados, aproximadamente, hс 4 meses antes das eleiчѕes municipais de 2016 em relaчуo ao processo de eleiчуo de 14 municэpios, com um total de 70 candidatos. Palavras-chave: Previsуo de eleiчѕes; Jornais online; Anсlise de sentimentos; Mэdias Sociais; Inteligъncia coletiva. Abstract The election process is one of the most important events for a country, especially for the executive position such as mayor, governor, and president. The destiny of a nation may be drastically changed by the election results. Effects on economy and politics are felt even during the electoral campaign. Prediction pools are hired to post predictions so as to minimize surprises. Making predictions is part of human nature to anticipate events and thus get better prepared for possible future scenarios. The culture of prediction is rooted in the most diverse areas such as financial market, sports and sports betting. The forecasting process is an indispensable tool so as to develop and refine our decisions more assertively to obtain better results. Traditional methods of forecasting election results involve interviewing a sample of the population questioning their vote intentions. These methods are expensive, time consuming and subject to interviewer bias which can influence voter opinion only by their body language when talking about candidates.The use of social media to infer voters’ opinions has been promising and people are increasingly exposing their opinions through social networks, influencing friends and defending their political beliefs by simply using smartphones. Taking into account this scenario where voters’ opinions are widely available in social networks, this study proposes a model for forecasting election results based on linear regression method where we use the polarity of the comments about candidates in editorial content in political news, as well as the approval and disapproval of this comment in the form of likes and dislikes, respectively. This model was inspired by studies that show the power of forecasting using Twitter and Facebook and aims to be a cheaper and agile alternative for traditional forecast methods. For the construction of the proposed model and test, we collected comments from the main brazilian online newspaper conducted, approximately, 4 months before the municipal elections of 2016 to 14 municipalities and a total of 70 candidates. Keywords: Election forecast; Online newspaper; Sentiment analysis; Social network; Collective intelligence. >NГЛХ vwЯа()€еж./‰Šрс;<‘’чшDEžєѕNOЇЈџYZ­ЎVW­Ўў,1QklѕёъёцжЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫУЫЗУЫУЫЌhЬ=$h@0xmH sH hЬ=$hЬ=$5mH sH hЬ=$mH sH hЬ=$hЬ=$mH sH hЬ=$hЬ=$5CJaJmH sH hЬ=$ h@0x5\h@0xh@0x5CJ\aJ;<=>“ГДЕЖЗИЙКЛФХ§ўjklњњђ№№№№№№№№№№№№шшррл№№gdЬ=$$a$gdЬ=$$a$gdЬ=$$a$gd{œ$a$l§50P:p1=ZАа/ Ар=!А "А #‰$‰%АААа а†œ 666666666666666666666666666666666666666666 6666666666 666666666666 666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666P@ёџP Normald!B*CJ_HaJmHphsHtHF@QRF 1=Z0Tэtulo 1$$ЄЄx@&CJ(aJ(F@QRF 1=Z0Tэtulo 2$$ЄhЄx@&CJ aJ P@QRP 1=Z0Tэtulo 3$$Є@ЄP@&B*CJaJphCCCP@QRP 1=Z0Tэtulo 4$$ЄЄP@&B*CJaJphfffH@QRH 1=Z0Tэtulo 5$$Є№ЄP@& B*phfffN@QRN 1=Z0Tэtulo 6$$Є№ЄP@&6B*]phfff>A@ђџЁ> 0Fonte parсg. padrуoTi@ѓџГT 0 Tabela normalі4ж l4жaі ,kєџС, 0 Sem lista ZўOЂёZ pMЙ Char Char7+5B*CJ KH OJPJQJ\^JaJ ph\ўЂ\ pMЙ Char Char6-56B*CJOJPJQJ\]^JaJphVўЂV pMЙ Char Char5'5B*CJOJPJQJ\^JaJphVўЂ!V pMЙ Char Char4'5B*CJOJPJQJ\^JaJph\ўЂ1\ pMЙ Char Char3-56B*CJOJPJQJ\]^JaJphNўЂAN pMЙ Char Char25B*OJPJQJ\^JphPўOёџRP 1=Z0normald!B*CJ_HaJmHphsHtH:>@QR: 1=Z0Tэtulo $$Є<CJ4aJ4ZўOЂqZ pMЙ  Char Char1+5B*CJ KHOJPJQJ\^JaJ phJJ@QRJ 1=Z0 Subtэtulo $$Є@B*CJaJphfffNўOЂ‘N pMЙА Char Char!B*CJOJPJQJ^JaJphl"џџџџ< = > “ Г Д Е Ж З И Й К Л Ф Х §ўjkn˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€< = > “ Г Д Е Ж З И Й К knKˆ0dЎЫKˆ0€Kˆ0€Cџџџџџџџџџџџџџџ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Kˆ0Tylll@K5:?GЋВЕН‰  l r йчРЫВКenHOntyЛ М Œ ’ en!n33“ Д nHOnхpKЬ=$1=ZР+v@0x{œФ ўjkn)џ@€PP№{™PPlP@џџUnknownџџџџџџџџџџџџGџ:рAxР џTimes New Roman5€Symbol3& џ:рCxР џArial7џрџ@ŸCambria7&џрџЌ@ŸCalibri"Aˆ№аЉ‰*UЇ–JUGd "d "!№ ‰ДД24cc№ќџ(№џ$Pџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџ1=Z2џџResumoHelioHelioўџр…ŸђљOhЋ‘+'Гй0l˜ЈДФамь ќ ( 4 @LT\dфResumoHelioNormalHelio3Microsoft Office Word@ @~РТ Хв@ R=ЧШвdўџеЭеœ.“—+,љЎ0№ hp|„Œ” œЄЌД М Яф" cц Resumo Tэtulo ўџџџўџџџ !"#ўџџџ%&'()*+ўџџџ§џџџ.ўџџџўџџџўџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџRoot Entryџџџџџџџџ РFАњ>ЧШв0€1Tableџџџџџџџџ›WordDocumentџџџџџџџџ7"SummaryInformation(џџџџDocumentSummaryInformation8џџџџџџџџџџџџ$CompObjџџџџџџџџџџџџuџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџўџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџўџ џџџџ РF#Documento do Microsoft Office Word MSWordDocWord.Document.8є9Вq