ࡱ> 02/CbjbjUU >"??C      ) 55555555xJ 55555  555555 5 5555555 㟄-55m0555 585555555555555555555555555 :RESUMO As polticas pblicas brasileiras para a incluso de pessoas com deficincia alertam tanto para a necessidade de incluso de tais pessoas no mercado de trabalho como tambm para a oferta de um sistema educacional inclusivo. Atualmente o fomento incluso social apoiado por leis que garantem a reserva de vagas e o direito destas pessoas de ingressarem em cargos na administrao pblica, o que depende da aprovao prvia em concurso pblico de provas e que resvala, consequentemente, no aspecto da formao educacional e profissional dos candidatos. Para muitos, esta formao passa pelo ingresso em Instituies Federais de Ensino Superior (IFES), que atualmente selecionam alunos integrantes por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem). O Enem um instrumento de avaliao aplicado anualmente pelo Ministrio da Educao (MEC) que, alm de avaliar o desempenho do candidato, utilizado como instrumento de seleo para diversas universidades federais e programas governamentais que concedem benefcios aos estudantes. Parte dos candidatos que realizam o Enem so pessoas que possuem algum tipo de deficincia visual e necessitam de atendimento especializado para realizao da prova. Em 2014, 1966 candidatos com cegueira e 11543 candidatos com baixa viso realizaram o exame. Apesar dos esforos das empresas prestadoras de concurso e do MEC para eliminar barreiras e promover a igualdade, alguns candidatos relatam experincia frustrantes durante a realizao das provas, como a falta de preparao dos ledores. Neste cenrio, a utilizao de uma ferramenta computacional se apresenta como uma alternativa possvel para promover a autonomia e igualdade dos candidatos com cegueira ou baixa viso. Entretanto, qualquer ferramenta destinada a este propsito deve ser cuidadosamente projetada para que no prejudique a demonstrao de competncias e habilidades de tais candidatos. Neste trabalho, identificamos as necessidades dos candidatos com deficincia visual no contexto de realizao de testes entregues por computadores para investigarmos oportunidades de interao adequada para este pblico na realizao de exames digitais, utilizando, para tanto, o mtodo Pesquisa-Ao (PA). Em um processo cclico composto por quatro etapas, avaliamos a acessibilidade, usabilidade e funcionalidade de um prottipo concebido a partir dos requisitos funcionais e no funcionais identificados, observando aspectos relacionados com a interao que devem ser considerados no desenvolvimento de uma ferramenta computacional para entrega adequada do Enem a este pblico. Palavras-chave: Acessibilidade; Usabilidade; Exame digital; Deficincia visual; ENEM. ABSTRACT Brazilian public policies for the inclusion of people with disabilities alert both to the need to include such people in the labor market and to the provision of an inclusive educational system. Currently the promotion of social inclusion is supported by laws that guarantee the reservation of places and the right of these people to take up positions in the public administration, which depends on the previous approval in public contests. This approval relies on the educational and professional background of the candidates. For many, this education passes through the entrance to Federal Institutions of Higher Education, that currently select integral students through the note obtained in the National High School Examination (Enem). The Enem is an evaluation instrument applied annually by the Ministry of Education (MEC). In addition to assessing the candidates performance, it is used as a selection criteria for various federal universities and government programs that provide benefits to students. Some of the candidates who perform the Enem are people who have some type of visual impairment and need specialized care to perform the test. In 2014, 1966 candidates with blindness and 11543 candidates with low vision underwent the examination. Despite the efforts of MEC and the companies hired to prepare and apply the exam to remove barriers and promote equality, some candidates report frustrating experiences during the tests, such as the lack of preparation of the readers. In this scenario, the use of a computational tool could be an alternative to promote the autonomy and equality of candidates with blindness or low vision. However, any tool intended for this purpose must be carefully designed so as not to impair the demonstration of skills and abilities of such candidates. In this work, we identify the needs of the visually impaired candidates in the context of performing computer-delivered tests to investigate opportunities for appropriate interaction for this audience in digital exams, using the Research-Action method. In a cyclic process composed of four stages, we evaluate the accessibility, usability and functionality of a prototype designed from the functional and non-functional requirements identified, observing aspects related to the interaction that must be considered in the development of a computational tool for adequate delivery of the Enem this audience. Keywords: Accessibility; Usability; Digital Exam; Visual disability; ENEM. )x;BChh&}mH sH h&}CJaJmH sH hh&}CJaJmH sH hXdh&}mH sH  h"fh&}h&}h&}CJaJhh&}CJaJ hh&} ()BC $dha$gdgd`gdgd <P1h:p&}. A!"#$% Dp^ 666666666vvvvvvvvv666666>6666666666666666666666666666666666666666666666666hH6666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666662 0@P`p2( 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p8XV~_HmHnHsHtH@`@ NormalCJ_HaJmHsHtH DA D 0Default Paragraph FontRiR 0 Table Normal4 l4a (k ( 0No List POP 0@ Tt no numerado $a$5\`` 0@ Tt no numerado Char5CJ\aJmHsHtH FOF 0 @ Pargrafo$dh`a$L!L 0@ Pargrafo CharCJaJmHsHtH PK![Content_Types].xmlj0Eжr(΢Iw},-j4 wP-t#bΙ{UTU^hd}㨫)*1P' ^W0)T9<l#$yi};~@(Hu* Dנz/0ǰ $ X3aZ,D0j~3߶b~i>3\`?/[G\!-Rk.sԻ..a濭?PK!֧6 _rels/.relsj0 }Q%v/C/}(h"O = C?hv=Ʌ%[xp{۵_Pѣ<1H0ORBdJE4b$q_6LR7`0̞O,En7Lib/SeеPK!kytheme/theme/themeManager.xml M @}w7c(EbˮCAǠҟ7՛K Y, e.|,H,lxɴIsQ}#Ր ֵ+!,^$j=GW)E+& 8PK!Ptheme/theme/theme1.xmlYOo6w toc'vuر-MniP@I}úama[إ4:lЯGRX^6؊>$ !)O^rC$y@/yH*񄴽)޵߻UDb`}"qۋJחX^)I`nEp)liV[]1M<OP6r=zgbIguSebORD۫qu gZo~ٺlAplxpT0+[}`jzAV2Fi@qv֬5\|ʜ̭NleXdsjcs7f W+Ն7`g ȘJj|h(KD- dXiJ؇(x$( :;˹! I_TS 1?E??ZBΪmU/?~xY'y5g&΋/ɋ>GMGeD3Vq%'#q$8K)fw9:ĵ x}rxwr:\TZaG*y8IjbRc|XŻǿI u3KGnD1NIBs RuK>V.EL+M2#'fi ~V vl{u8zH *:(W☕ ~JTe\O*tHGHY}KNP*ݾ˦TѼ9/#A7qZ$*c?qUnwN%Oi4 =3ڗP 1Pm \\9Mؓ2aD];Yt\[x]}Wr|]g- eW )6-rCSj id DЇAΜIqbJ#x꺃 6k#ASh&ʌt(Q%p%m&]caSl=X\P1Mh9MVdDAaVB[݈fJíP|8 քAV^f Hn- "d>znNJ ة>b&2vKyϼD:,AGm\nziÙ.uχYC6OMf3or$5NHT[XF64T,ќM0E)`#5XY`פ;%1U٥m;R>QD DcpU'&LE/pm%]8firS4d 7y\`JnίI R3U~7+׸#m qBiDi*L69mY&iHE=(K&N!V.KeLDĕ{D vEꦚdeNƟe(MN9ߜR6&3(a/DUz<{ˊYȳV)9Z[4^n5!J?Q3eBoCM m<.vpIYfZY_p[=al-Y}Nc͙ŋ4vfavl'SA8|*u{-ߟ0%M07%<ҍPK! ѐ'theme/theme/_rels/themeManager.xml.relsM 0wooӺ&݈Э5 6?$Q ,.aic21h:qm@RN;d`o7gK(M&$R(.1r'JЊT8V"AȻHu}|$b{P8g/]QAsم(#L[PK-![Content_Types].xmlPK-!֧6 +_rels/.relsPK-!kytheme/theme/themeManager.xmlPK-!Ptheme/theme/theme1.xmlPK-! ѐ' theme/theme/_rels/themeManager.xml.relsPK] C"CC"f&}rL>XdCE@C@@UnknownG*Ax Times New Roman5Symbol3" ArialACambria Math"sYsY*!0$PC!xxRESUMOHelioHelioOh+'0x  4 @ LX`hpRESUMOHelioNormal_WordconvHelio2Microsoft Office Outlook@Ik@-@-*՜.+,0 hp|   RESUMO Title  !"#$%&()*+,-.1Root Entry FꟄ-31TableWordDocument>"SummaryInformation(DocumentSummaryInformation8'CompObjy  F'Microsoft Office Word 97-2003 Document MSWordDocWord.Document.89q  F#Documento do Microsoft Office Word MSWordDocWord.Document.89q