ࡱ> +-*8bjbjUU >??8 ||  '))))))|))>''IT0())| :Ttulo: Identificao de Padres de Deslocamento em Dados de Trajetrias de Txis Resumo: Os administradores de centros urbanos brasileiros h anos tm privilegiado polticas de transportes baseadas em meios de transportes terrestres, gerando um grande aumento da frota de automveis e nibus e comprometendo a mobilidade urbana. A dificuldade de locomoo entre diferentes zonas de grandes cidades um problema que afeta negativamente no apenas a qualidade de vida da populao, mas tambm gera impactos em outros setores como sade pblica, economia e meio ambiente. Neste cenrio, importante buscar formas de melhorar a qualidade do transporte e minimizar o tempo de deslocamento da populao. Muitos datasets com informaes sobre o deslocamento da populao, como os produzidos por aplicativos de celular, so gerados diariamente e podem ser usados para entender os sistemas de transportes das cidades. Neste trabalho usaremos a base de dados produzida por um aplicativo de corridas de txis em conjunto com a tcnica de processamento e anlise de campos de vetores conhecida como Decomposio de Helmholtz-Hodge para estudar padres e identificar anomalias no trnsito do Rio de Janeiro. Apresentamos tambm uma ferramenta desenvolvida para a explorao e visualizao dos resultados obtidos pela tcnica e apresentaremos alguns casos de uso, incluindo casos de uso durante os jogos olmpicos Rio 2016. Palavras-chave: Mobilidade Urbana, Campos Vetoriais, Decomposio de Helmhotz-hodge, Deslocamento de Txis. Abstract: Administrators of Brazilian urban centers have for years favored transportation policies based on terrestrial transportation means, generating a large increase in the fleet of cars and buses compromising urban mobility. The difficulty of locomotion between different areas of large cities is a problem that negatively affects not only the quality of life of the population, but also impacts on other sectors such as public health, economy and the environment. In this scenario, it is important to look for ways to improve the quality of transportation and minimize the time of population displacement. Many datasets with information about population movements such as those produced by mobile applications (apps) are daily generated and can be used to understand cities transportation systems. In this work, the database produced by a taxi-run app in conjunction with the vector field processing and analysis technique known as Helmholtz-Hodge Decomposition will be used in order to study patterns and identify traffic anomalies in the city of Rio de Janeiro. A tool developed for exploring and visualizing the results obtained by this technique will be presented as well as some use cases, including some during the Rio 2016 Olympic Games. Keywords: Urban Mobility, Vector Fields, Helmholtz-Hodge Decomposition, Taxis displacement. SZ C b 8hhmH sH hmH sH hh5\mH sH hh6]hhh5\RS 8$a$gd <P1h:p/ =!"#$% Dp^ 666666666vvvvvvvvv666666>6666666666666666666666666666666666666666666666666hH6666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666662 0@P`p2( 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p8XV~_HmHnHsHtH@`@ NormalCJ_HaJmHsHtH DA D 0Default Paragraph FontRiR 0 Table Normal4 l4a (k ( 0No List PK![Content_Types].xmlj0Eжr(΢Iw},-j4 wP-t#bΙ{UTU^hd}㨫)*1P' ^W0)T9<l#$yi};~@(Hu* Dנz/0ǰ $ X3aZ,D0j~3߶b~i>3\`?/[G\!-Rk.sԻ..a濭?PK!֧6 _rels/.relsj0 }Q%v/C/}(h"O = C?hv=Ʌ%[xp{۵_Pѣ<1H0ORBdJE4b$q_6LR7`0̞O,En7Lib/SeеPK!kytheme/theme/themeManager.xml M @}w7c(EbˮCAǠҟ7՛K Y, e.|,H,lxɴIsQ}#Ր ֵ+!,^$j=GW)E+& 8PK!Ptheme/theme/theme1.xmlYOo6w toc'vuر-MniP@I}úama[إ4:lЯGRX^6؊>$ !)O^rC$y@/yH*񄴽)޵߻UDb`}"qۋJחX^)I`nEp)liV[]1M<OP6r=zgbIguSebORD۫qu gZo~ٺlAplxpT0+[}`jzAV2Fi@qv֬5\|ʜ̭NleXdsjcs7f W+Ն7`g ȘJj|h(KD- dXiJ؇(x$( :;˹! I_TS 1?E??ZBΪmU/?~xY'y5g&΋/ɋ>GMGeD3Vq%'#q$8K)fw9:ĵ x}rxwr:\TZaG*y8IjbRc|XŻǿI u3KGnD1NIBs RuK>V.EL+M2#'fi ~V vl{u8zH *:(W☕ ~JTe\O*tHGHY}KNP*ݾ˦TѼ9/#A7qZ$*c?qUnwN%Oi4 =3ڗP 1Pm \\9Mؓ2aD];Yt\[x]}Wr|]g- eW )6-rCSj id DЇAΜIqbJ#x꺃 6k#ASh&ʌt(Q%p%m&]caSl=X\P1Mh9MVdDAaVB[݈fJíP|8 քAV^f Hn- "d>znNJ ة>b&2vKyϼD:,AGm\nziÙ.uχYC6OMf3or$5NHT[XF64T,ќM0E)`#5XY`פ;%1U٥m;R>QD DcpU'&LE/pm%]8firS4d 7y\`JnίI R3U~7+׸#m qBiDi*L69mY&iHE=(K&N!V.KeLDĕ{D vEꦚdeNƟe(MN9ߜR6&3(a/DUz<{ˊYȳV)9Z[4^n5!J?Q3eBoCM m<.vpIYfZY_p[=al-Y}Nc͙ŋ4vfavl'SA8|*u{-ߟ0%M07%<ҍPK! ѐ'theme/theme/_rels/themeManager.xml.relsM 0wooӺ&݈Э5 6?$Q ,.aic21h:qm@RN;d`o7gK(M&$R(.1r'JЊT8V"AȻHu}|$b{P8g/]QAsم(#L[PK-![Content_Types].xmlPK-!֧6 +_rels/.relsPK-!kytheme/theme/themeManager.xmlPK-!Ptheme/theme/theme1.xmlPK-! ѐ' theme/theme/_rels/themeManager.xml.relsPK] 8 8 8 '+Kh8 : @8 @@UnknownG*Ax Times New Roman5Symbol3" ArialACambria Math"egegx !0 $P8 !xxQTtulo: Identificao de Padres de Deslocamento em Dados de Trajetrias de Txis rdvsantanaHelioOh+'0 ,D T`   TTtulo: Identificao de Padres de Deslocamento em Dados de Trajetrias de Txis rdvsantanaNormal_WordconvHelio2Microsoft Office Outlook@F#@`@`x ՜.+,0< hp  INPI RTtulo: Identificao de Padres de Deslocamento em Dados de Trajetrias de Txis Title  !#$%&'(),Root Entry Fp.1Table WordDocument>SummaryInformation(DocumentSummaryInformation8"CompObjy  F'Microsoft Office Word 97-2003 Document MSWordDocWord.Document.89q  F#Documento do Microsoft Office Word MSWordDocWord.Document.89q