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Muitas ferramentas e tщcnicas tъm sido desenvolvidas pela indњstria de jogos a fim de registrar e extrair dados de uma sessуo de jogo. Um mщtodo bem-sucedido щ Game Analytics, que tem como objetivo compreender padrѕes de comportamento dos jogadores para melhorar a qualidade do jogo e a experiъncia do jogador. No entanto, os mщtodos atuais de Game Analytics nуo sуo suficientes para capturar as influъncias de causa e efeito, muitas vezes implэcitas no jogo, que levaram ao resultado alcanчado em uma sessуo, permitindo entender e identificar elementos com mais profundidade. Em um trabalho anterior, propusemos uma nova abordagem baseada em proveniъncia para capturar estas relaчѕes causais, fornecendo a base necessсria para utilizar informaчѕes de proveniъncia em anсlises de jogos. Este trabalho amplia nossa abordagem original, propondo e implementando um framework concreto para rastrear, gerenciar e visualizar dados de proveniъncia durante o jogo. Atravщs deste trabalho, podemos exibir os dados de proveniъncia em um grafo interativo para anсlises exploratѓrias, permitindo que desenvolvedores e analistas entendam os eventos e os resultados obtidos. Tambщm propomos tщcnicas de sumarizaчуo automсtica para reduzir os dados de proveniъncia sem perder informaчѕes agrupando eventos sequenciais semelhantes que, por si sѓ, nуo foram suficientes para gerar mudanчas significativa no jogo. Alщm disso, levamos a anсlise de proveniъncia para um novo nэvel, permitindo a anсlise de mњltiplos grсficos de proveniъncia simultaneamente ao gerar um grafo de proveniъncia resumido para anсlise. Este grсfico resumido щ њtil para designers de jogos, podendo auxiliс-los na detecчуo de padrѕes de comportamentos de jogadores, identificar problemas nуo relatados pelos testadores, confirmar hipѓteses formuladas pela equipe de desenvolvimento e atщ mesmo em questѕes de monetizaчуo do jogo. Palavras-Chave: proveniъncia, grafo, jogos, mщtricas, telemetria, analises, sumarizaчуo, visualizaчуo, diff, merge. ABSTRACT The outcome of a game session is derived from a series of events, decisions, and interactions that are made during the game. Understanding and extracting data from these sessions is important to analyze the gameplay, to understanding the player's profile, and even to validate the business model applied in the game. Many tools and techniques have been developed by the game industry to track and store data from a gaming session. One successful method is game analytics, which aims at understanding the player behavior patterns to improve game quality and enhance the player experience. However, the current methods for analytics are not sufficient to capture the underlying cause-and-effect influences that shape the outcome of a game session and, therefore, allowing deeper understanding and interpretation of the game features. In our previous work, we proposed a novel approach based on provenance to track and record these causal relationships, providing the necessary groundwork to use provenance information in game analytics. This work extends our original approach by providing a concrete framework for tracking, managing and visualizing provenance data during the game. Through this work, we can plot the provenance data in an interactive graph for exploratory analysis, allowing developers and analysts to better understand the events and outcomes. We also propose automatic summarization techniques to reduce the provenance data without losing information by clustering similar sequential events that alone were not enough to generate any meaningful change in the game. Furthermore, we take the provenance analysis to a new level, allowing the analysis of multiple provenance graphs simultaneously by generating a summarized provenance graph. This summarized graph is useful for game designers, to aid in the detection of patterns in player's behaviors, to identify issues not reported by game testers, to confirm hypotheses formulated by the development team, and even testing monetization issues. Keywords: provenance, graph, games, metrics, telemetry, analytics, summarization, visualization, diff, merge. +8ЗИеу ' я § Ї Е K Ž  “ b c ’ Њ Ў Р - 3 S X  € Я з ‡ŒЋЌУФPYРЮЯаб@AIJŠЎЏА"%.ђчпчпчпчпчбчбчпчпчпЦпЦпЦпЦпЦпЦпЦпЦпЦпЦпЦпЛЦпЦпЦпЦпЦпЦЌчђЁђ—hй{&hшb—5\hшb—5\mHsHh`n2hшb—B*mHphџsHh_Аhшb—mHsHhtd{hшb—mHsHhй{&hшb—6]mHsHhшb—mHsHhй{&hшb—mHsHhй{&hшb—5\mHsH;ЏА%.  yїђђъїђђђ$a$gd-7!gdд,$a$gdд,y§."&lnpu~‚ƒn‚РФХЩ>Hx{Њ­ёє  jwxyљѕљѕљѕљютйюѕюѕютюѕюѕюѕюѕюљЯШЯѕ hшb—5\hй{&hшb—5\hшb—mHnHuh;Vhшb—mHnHu htd{hшb—hшb— hй{&hшb—61hP:p6ЧАа/ Ар=!А "А #‰$‰%ААаАа а†œ 666666666666666666666666666666666666666666 6666666666 666666666666 666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666r@ёџr д,Normal$dhЄxЄx*$a$1CJOJQJ_HaJfHmH qЪ џџџџsH tH>AђџЁ> 0Fonte parсg. padrуoTiѓџГT 0 Tabela normalі4ж l4жaі ,kєџС, 0 Sem lista y"џџџџЏА% .  {˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€˜0€€{Iˆ0є7.y yyџџ_GoBackx{x{+7зує§ЌЕЎЗ[fšЅ   " §  {'ЊЄТ  # {{{х-7!й{&д,`n2;Vtd{–‘5”шb—_АWlЕ6Ч7ЩцЪwЯ% {QWpџџ__Grammarly_42____iDX—__Grammarly_42___1ДX—4H4sIAAAAAAAEAKtWckksSQxILCpxzi/NK1GyMqwFAAEhoTITAAAAPH4sIAAAAAAAEAKtWcslP9kxRslIyNDY0NzExNgDSlqamluaGhko6SsGpxcWZ+XkgBYa1AMn1G1osAAAAџ@А# аWp# # y@@џџUnknownџџџџџџџџџџџџGџ:рAxР џTimes New Roman5€Symbol3& џ:рCxР џArial7&џрџЌ@ŸCalibri"Aˆ№аЉфвfGывfGКПКП!№ ‰ДД24qq№ќџ(№џ$Pyџџџџџџџџџџџџџџџџџџ5”2џџRESUMOTroy KohwalterHelioўџр…ŸђљOhЋ‘+'Гй0t˜ЈДЬифє  0 < HT\dlфRESUMOTroy KohwalterNormalHelio3Microsoft Office Word@FУ#@_[ д@ђЕњ[ дКПўџеЭеœ.“—+,љЎ0№ hp|„Œ” œЄЌД М Яфqц RESUMO Tэtulo ўџџџўџџџ !ўџџџ#$%&'()ўџџџ§џџџ,ўџџџўџџџўџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџRoot Entryџџџџџџџџ РFРёЌ \ д.€1TableџџџџџџџџWordDocumentџџџџџџџџ8"SummaryInformation(џџџџDocumentSummaryInformation8џџџџџџџџџџџџ"CompObjџџџџџџџџџџџџuџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџўџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџџўџ џџџџ РF#Documento do Microsoft Office Word MSWordDocWord.Document.8є9Вq