ࡱ> .0-bjbjUU > ??  p/111111T11F//@\0$11 :Resumo: Desde a ltima dcada, a popularizao de ferramentas de gerenciamento e criao de contedo Web, como editores HTML WYSIWYG (What you see is what you get), favoreceu o uso por usurios leigos em linguagens de programao, padres Web e at mesmo diretrizes de acessibilidade, alm de mostrar de maneira visual como os contedos so apresentados. Entretanto, problemas de acessibilidade relatados por deficientes visuais surgerem a necessidade de tornar a criao de contedos Web acessveis mais intuitiva, juntamente com o apelo de tornar as informaes mais acessveis para todos. Essa mobilizao refora que entender, por em prtica e manter os padres de acessibilidade no uma tarefa simples de ser feita. As dificuldades enfrentadas esto relacionadas com a ineficcia no entendimento e aplicao das diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). Neste trabalho, delimitou-se o escopo na produo de contedo para deficientes visuais, visto que estes correspondem a cerca de 18,6% da populao brasileira, e tambm so aplicadas investigaes no contexto de contedos para exames educacionais como caso de estudo, devido uma grande demanda proveniente do ingresso destas pessoas no ensino superior. O objetivo a ser alcanado de proporcionar maneiras de usurios leigos criarem contedos com maior conformidade perante as diretrizes de acessibilidade da WCAG e melhorar a utilidade das informaes, tornando-as compreensveis, objetivas e descritivas para deficientes visuais. Para alcan-lo, foi necessrio definir um processo metodolgico com experimentos com usurios, dividido em trs etapas: (1) um estudo preliminar, para entender quais so os editores HTML WYSIWYG com recursos de acessibilidade disponveis no mercado e como usurios leigos em acessibilidade e padres Web produzem contedos acessveis nessas ferramentas; (2) um estudo experimental com usurios leigos em acessibilidade e padres Web, a fim de comparar duas interfaces desenvolvidas, uma em pgina Web e a outra em Chatbot, no fornecimento de ajuda para a melhoria da utilidade em contedos acessveis, por meio de dicas e exemplos; (3) um estudo de triangulao com deficientes visuais, com o intuito de validar os contedos criados e as melhorias propostas. Em posse dos resultados dos experimentos, concluiu-se que o processo metodolgico demonstrou ser adequado e revelou os principais recursos de ajuda que um editor de contedo acessvel para deficientes visuais deve oferecer aos usurios. Palavras-chave: Acessibilidade; Produo de Contedo Web; Editores HTML WYSIWYG. Abstract: Since the last decade, the growing popularity of tools for Web content creation and management, eg. HTML WYSIWYG (What you see is what you get) editors, favored the use by lay users in programming languages, Web standards, and even accessibility guidelines. They also present how the content should look like during its production. However, acessibility problems reported by visually impaired people suggest the need to make the creation of accessible Web content more intuitive, along with the intent to accomplish more accessible information to all. This trend reinforces that to understand, practice and develop accessible content is not a simple task to achieve. The faced obstacles are related to ineffectiveness in understanding and applying the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). This dissertation focuses and delimits its scope on contents for visually impaired people, since they correspond to about 18.6% of the Brazilian population, according to data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). In addition, investigations are carried out in the context of educational exams as a case study, due to the existence of a large demand mainly by the entry of impaired people into higher education institutes. The main goal to be achieved in this research is to provide ways for lay users to create content with greater compliance with WCAG accessibility guidelines and to improve the usability of information, making it comprehensible, straight, and descriptive for the visually impaired people. To achieve this goal, it was necessary to define a three-step methodological process with user experiments: (1) a preliminary study was carried on to understand which HTML WYSIWYG editors have accessibility features and how lay users produce accessible content in these tools; (2) an experimental study with lay users, in order to compare two developed interfaces (Web page and Chatbot) to provide help for improving the usefulness of accessible content through recommendations and examples; (3) a triangulation study with the visually impaired users, in order to validate the contents created and the proposed improvements. Based on the results of the experiments, it was concluded that the methodological process proved to be adequate and revealed the main help resources that an accessible content editor should offer to lay users. Keywords: Accessibility; Web Content Production; HTML WYSIWYG editors.  !#-.noxųhrhXpCJaJhXpCJaJmHsH"hrhXp5CJ\aJmHsH hrhXpCJ^JaJmHsHhrhXpCJaJmHsHhrhXpCJ^JaJhrhXp5CJ\aJ !#-.jno$a$gdr <P1h:pXp. A!"#$% Dpj 666666666vvvvvvvvv666666>6666666666666666666666666666666666666666666666666hH6666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666662 0@P`p2( 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p 0@P`p8XV~ OJPJQJ_HmHnHsHtH@`@ Normal^J_HmH nHsH tHDA D 0Default Paragraph FontRiR 0 Table Normal4 l4a (k ( 0No List PK![Content_Types].xmlj0Eжr(΢Iw},-j4 wP-t#bΙ{UTU^hd}㨫)*1P' ^W0)T9<l#$yi};~@(Hu* Dנz/0ǰ $ X3aZ,D0j~3߶b~i>3\`?/[G\!-Rk.sԻ..a濭?PK!֧6 _rels/.relsj0 }Q%v/C/}(h"O = C?hv=Ʌ%[xp{۵_Pѣ<1H0ORBdJE4b$q_6LR7`0̞O,En7Lib/SeеPK!kytheme/theme/themeManager.xml M @}w7c(EbˮCAǠҟ7՛K Y, e.|,H,lxɴIsQ}#Ր ֵ+!,^$j=GW)E+& 8PK!Ptheme/theme/theme1.xmlYOo6w toc'vuر-MniP@I}úama[إ4:lЯGRX^6؊>$ !)O^rC$y@/yH*񄴽)޵߻UDb`}"qۋJחX^)I`nEp)liV[]1M<OP6r=zgbIguSebORD۫qu gZo~ٺlAplxpT0+[}`jzAV2Fi@qv֬5\|ʜ̭NleXdsjcs7f W+Ն7`g ȘJj|h(KD- dXiJ؇(x$( :;˹! I_TS 1?E??ZBΪmU/?~xY'y5g&΋/ɋ>GMGeD3Vq%'#q$8K)fw9:ĵ x}rxwr:\TZaG*y8IjbRc|XŻǿI u3KGnD1NIBs RuK>V.EL+M2#'fi ~V vl{u8zH *:(W☕ ~JTe\O*tHGHY}KNP*ݾ˦TѼ9/#A7qZ$*c?qUnwN%Oi4 =3ڗP 1Pm \\9Mؓ2aD];Yt\[x]}Wr|]g- eW )6-rCSj id DЇAΜIqbJ#x꺃 6k#ASh&ʌt(Q%p%m&]caSl=X\P1Mh9MVdDAaVB[݈fJíP|8 քAV^f Hn- "d>znNJ ة>b&2vKyϼD:,AGm\nziÙ.uχYC6OMf3or$5NHT[XF64T,ќM0E)`#5XY`פ;%1U٥m;R>QD DcpU'&LE/pm%]8firS4d 7y\`JnίI R3U~7+׸#m qBiDi*L69mY&iHE=(K&N!V.KeLDĕ{D vEꦚdeNƟe(MN9ߜR6&3(a/DUz<{ˊYȳV)9Z[4^n5!J?Q3eBoCM m<.vpIYfZY_p[=al-Y}Nc͙ŋ4vfavl'SA8|*u{-ߟ0%M07%<ҍPK! ѐ'theme/theme/_rels/themeManager.xml.relsM 0wooӺ&݈Э5 6?$Q ,.aic21h:qm@RN;d`o7gK(M&$R(.1r'JЊT8V"AȻHu}|$b{P8g/]QAsم(#L[PK-![Content_Types].xmlPK-!֧6 +_rels/.relsPK-!kytheme/theme/themeManager.xmlPK-!Ptheme/theme/theme1.xmlPK-! ѐ' theme/theme/_rels/themeManager.xml.relsPK]  3.Xpr@@@UnknownG*Ax Times New Roman5Symbol3" Arial7.@Calibri?(SimSunACambria Math"crGcrG!.!),.:;?]_}    & 6"0000 0 0 00000 =@\]^([_{  0 0 00000;[$P3.!xxResumo: guilhermeHelioOh+'0|  8 D P\dltResumo: guilhermeNormal_WordconvHelio2Microsoft Office Outlook@G@Ki@Ki՜.+,D՜.+,4 hp|   Resumo: Titled ?GKSOProductBuildVer1046-10.1.0.6757  !"#$&'()*+,/Root Entry F011TableWordDocument> SummaryInformation(DocumentSummaryInformation8%CompObjy  F'Microsoft Office Word 97-2003 Document MSWordDocWord.Document.89q  F#Documento do Microsoft Office Word MSWordDocWord.Document.89q