Máquina Virtual

Para simular roteadores, é necessário configurar máquinas virtuais. Após fazer download da imagem mikrotik-6.40.3 do RouterOS, basta criar um máquina virtual com as configurações ilustradas abaixo. As demais opções não exibidas nas imagems foram deixadas na configuração padrão.

O nome da máquina virtual não importa muito, porque os nomes das máquinas virtuais não é necessariamente o mesmo dos roteadores.

virtualbox_0

Alocar apenas 48MB de memória para cada roteador é suficiente.

virtualbox_1

Fora a primeira interface (Ethernet 1), as demais são configuradas como rede interna.

virtualbox_2 virtualbox_3

Selecionar a imagem mikrotik-6.40.3 baixada anteriormente.

virtualbox_4

As restantes máquinas virtuais devem ser configuradas da mesma forma. Feito isso, selecionamos todas máquinas que serão usadas e clicamos em Start.

virtualbox_5

Seguindo as instruções do software de instalação, pressiona-se a tecla "a" do teclado para selecionar todos serviços disponíveis, e "i" para dar inicio à instalação.

virtualbox_6

Ao final da instalação, removemos a imagem virtual e reiniciamos a máquina.

virtualbox_7

Roteador Virtual Mikrotik

Agora que já temos todos roteadores necessários, vamos definir uma topologia. Usando a interface de terminal das máquinas virtuais é possível realizar qualquer configuração, como estabelecer uma conexão entre os roteadores, mas para facilitar e automatizar boa parte do processo, é usado o Winbox.

O comando ilustrado abaixo é usado para atribuir um nome ao roteador. Note que este nome não precisa ser o mesmo da máquina virtual.

mikrotik_0

Repetindo o mesmo passo anterior para os outros roteadores, a exibição de Neighbors no Winbox fica como desta forma:

Como ainda não existe nenhum IP atribuido a estes roteadores, escolhemos o endereço MAC para nos conectar aos roteadores. O Login e Password exibidos na tela não necessitam nenhuma alteração.

mikrotik_1

A interface do Winbox disponibiliza todos serviços instalados do RouterOS. Da mesma forma que foi atribuida a identidade do roteador pelo terminal da máquina virtual, também podemos abrir um terminal no Winbox(clicando em New Terminal) para digitar o mesmo comando.

mikrotik_2 mikrotik_3

Nesta prática, um roteador será configurado pela da interface gráfica e o resto por meio de scripts executados no terminal dentro do Winbox. A primeira topologia a ser definida é composta de 5 roteadores A, B, C, D e E; como é ilustrado abaixo:

mikrotik_4

Primeiramente configuramos um endereço DHCP Client na interface Ethernet 1 do roteador RB1(A).

mikrotik_5

Analogamente, a mesma ação poderia ser feita pelo terminal.

mikrotik_6

Em seguida, adicionamos os endereços correspondentes às outras interfaces.

mikrotik_7

Tendo adicionado endereços de todos roteadores às suas interfaces correspondentes, proseguimos com a configuração do NAT. Como o processo de configuração pela interface gráfica é bastante intutitivo, apenas os comandos correspondentes no terminal são ilustrados.

nat_conf_0

Selecionar o campo indicado e inserir o IP desejado. Em seguida clique no botão action

nat_conf_1

Selecione a opção masquerade e clique OK

nat_conf_2

Também pode ser realizado diretamente pelo terminal

mikrotik_8

Após configurar os demais roteadores seguindo o mesmo processo descrito acima, o protocolo RIP passa a ter uma infraestrutura onde pode ser implantado. O protocolo RIP precisa saber quem são seus vizinhos "RIP", e em quais interfaces ele vai ser usado. A opção distributed-default=always só precisa ser aplicada no roteador que tem acesso a internet.

INSERIR IMAGENS DA CONFIGURAÇÃO RIP

mikrotik_9

Ao finalizar todas confiurações RIP em cada roteador, devemos verificar as tabelas de rotas dos roteadores para confirmar se realmente estão anunciando todas rotas. Abaixo está ilustrado como a tabela do roteador RB5(E) deve ficar:

mikrotik_11

Usando o próprio software RouterOS, executamos o traceroute a fim de verificar que rota o roteador está usando para chegar no host.

mikrotik_10

Para configurar de forma segura, basta selecionar RIPv2 com autenticação MD5 e escolher uma senha

mikrotik_13

Configurar os demais roteadores

Passo a passo completo