Fábrica de Software e Tecnologia para a Saúde

De Flavio Luiz Seixas
Ir para navegação Ir para pesquisar

O projeto Fábrica de Software e Tecnologia para a Saúde, tem por missão fornecer condições favoráveis para que os alunos das áreas de computação e tecnologia se apropriem de problemas reais das áreas da saúde, e que possam criar e validar soluções criativas para esses problemas, sempre de forma colaborativa e multidisciplinar, promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo.

• Desenvolver softwares e tecnologias aplicadas às áreas de saúde.

Os objetivos secundários são:

• Aproximar o currículo acadêmico com as demandas de mercado.
  • Promover o exercício de habilidades valorizadas pelas empresas, como comunicação, pensamento crítico, liderança, atitude positiva, trabalho em equipe e ética de trabalho.
  • Aprimorar o estado de arte em desenvolvimento de sistemas utilizando processos de desenvolvimento de software e metodologia ágil.
  • Oferecer aos alunos a possibilidade de vivenciar as etapas de desenvolvimento de projetos de software atendendo a demandas legitimadas por professores, pesquisadores ou profissionais das áreas de saúde.

As principais etapas do desenvolvimento do software são:

1. Planejamento: pesquisa exploratória de outros sistemas e trabalhos relacionados, levantamento preliminar de requisitos, casos de uso, especificação do backlog do produto, e priorização.
  2. Projeto: desenho da arquitetura do software, e modelagem alto nível do sistema. Desenvolvimento do projeto de Interface Humano-Computador (IHC) com a validação do cliente ou dono do produto.
  3. Implementação: definição do framework de desenvolvimento, codificação, construção, testes unitários e validação dos componentes implementados.
  4. Teste: execução e automação de testes integrados e testes de sistema.
  5. Avaliação da experiência do usuário: apresentação do protótipo ou MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável). O MVP representa os requisitos com maior valor agregado para o cliente, com o menor investimento. Os objetivos do MVP são: (1) validar as funcionalidades do software apresentadas pelo cliente, (2) realizar testes de usabilidade com os usuários finais do sistema, (3) testar hipóteses iniciais de mercado definidas no modelo de negócio.

Demandas

Frameworks

Os principais frameworks de desenvolvimento utilizados são:

• Flutter
  • React