Jonh Edson Ribeiro de Carvalho | IC-UFF
Computação Visual e Interfaces
 
 
Tutorial OpenGL

2.2. Exercícios

  1. Utilizando o programa linha.c como referência, implemente um programa quadrado.c. Este programa deverá desenhar numa janela com fundo branco, de dimensões 256x256 pixels, um quadrado vermelho, com vértice superior esquerdo de coordenadas (x, y)= (30, 226) e vértice inferior direito de coordenadas (x, y) = (226, 30). Quando a tecla a (keycode=97) for pressionada, o quadrado deverá ficar com a cor azul. Quando a tecla v (keycode=118) for pressionada, o quadrado deverá voltar à cor vermelha.

  2. Implemente o algoritmo de Bresenham para traçado de linhas, utilizando GL_POINTS como parâmetro da função glBegin(). Este parâmetro indica que cada vértice deve ser tratado como um ponto simples. Utilizando o algoritmo implementado, desenhe uma reta verde do ponto (x, y)=(40, 200) ao ponto (x, y)=(200, 10).

  3. Implemente o algoritmo de Bresenham para traçado de circunferências, utilizando GL_POINTS como parâmetro da função glBegin(). Utilizando o algoritmo implementado, desenhe uma circunferência azul de raio r=50, centrada no ponto (x, y) = (128, 128).

CopyLeft Webmaster |Atualizado em 22/11/2003
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