Logo IC/UFF Leonardo Gresta Paulino Murta
Associate Professor, IC/UFF
D.Sc., COPPE/UFRJ, 2006
M.Sc., COPPE/UFRJ, 2002
B.Sc., IC/UFRJ, 1999
Picture

Menu:

Engenharia de Software II

Logística

Disciplina: TCC00181 - Engenharia de Software II

Data: quartas e sextas, de 11:00 às 13:00

Sala: 321

Grupo: https://www.facebook.com/groups/es2-2015.2 (todos os alunos devem se inscrever no grupo)

Assistência

Monitora: Thayanne Antão Viegas

Horário: segundas e quartas de 9h às 13h

Avaliação

Média = (2 x Prova 1 + 2 x Prova 2 + Trabalho) / 5

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso.

Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house. O tema do trabalho é fazer um sistema de caixa bancário eletrônico. O sistema deve controlar usuários e contas, permitindo as operações de depósito, saque, pagamento, impressão e compensação de cheques, saldo, extrato, investimento e transferência.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para gerenciar o projeto e desenvolver o produto. Será avaliado o produto final e como esse produto foi desenvolvido (processos e técnicas aplicados).

Foram reservados 3 momentos para apresentações de 15 a 20 minutos por grupo e entregas parciais do trabalho. O grupo poderá utilizar slides e quadro para as apresentações e as entregas devem ser feitas em papel, no momento das apresentações. A primeira apresentação e entrega parcial deve conter o escopo do projeto e do produto, as estimativas de esforço e custo, o orçamento, o cronograma de desenvolvimento, a análise de riscos e o monitoramento e controle do projeto. O grupo também deve mostrar a versão parcial do produto feita até então. A segunda apresentação e entrega parcial deve conter as ferramentas e técnicas de gerência de configuração adotadas no projeto, assim como o conteúdo do repositório e o monitoramento e controle do projeto, além de mostrar a versão parcial do produto feita até então. A terceira apresentação e entrega parcial deve conter as ferramentas e técnicas de testes usadas, assim como os casos de teste e resultados da sua execução, dados de monitoramento e controle do projeto e versão final do produto. Além disso, nessa última apresentação e entrega também é esperado um detalhamento das dificuldades encontradas e decisões tomadas, e informações de como acessar o repositório de gerência de configuração contendo todos os artefatos produzidos durante o trabalho, assim como como baixar o executável e instruções claras de como instalar e rodar. Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas apresentações e entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Obs.: O atraso na entrega terá uma multa de um ponto por dia.

Listas

As listas não precisam ser entregues ao professor. O intuito é servirem como apoio para fixar a matéria dada em sala.

Obs.: Caso tenha dificuldade de fazer alguma questão, verifique se não é referente a uma matéria que está para ser apresentada nas próximas aulas.

Ferramentas

No curso não temos uma ferramenta obrigatória. Os grupos devem aproveitar essa oportunidade para experimentar ferramentas que ainda não conhecem ou mesmo aprofundar os conhecimentos em ferramentas já conhecidas.

Existem várias ferramentas proprietárias e livres que apóiam os diferentes tópicos tratados neste curso: gerência de projetos, estimativas, controle de versões, controle de modificações, gerenciamento de construção, integração contínua, hospedagem de projetos, testes de unidade, testes de interface, testes de carga e profiling.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Greene, J.; Stellman, A.; 2007. Head First PMP. O’Reilly Media.

Larman, C.; 2007. Utilizando UML e Padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Bookman

Orth, A.; Prikladnicki, R.; 2009. Planejamento e Gerência de Projetos. EDIPUCRS.

Pilone, D.; Miles, R.; 2008. Head First Software Development. O’Reilly Media.

Pressman, R. S.; 2004. Software Engineering: A Practitioner’s Approach. 6 ed. McGraw-Hill.

Schwaber, K.; 2004. Agile Project Management with Scrum. Microsoft Press.

Cronograma

Data Atividade Entrega
02/12/2015 Aula - Apresentação do Curso
04/12/2015 Aula - Processo de Software
09/12/2015 Aula - Processo de Software
11/12/2015 Aula - Planejamento de Projetos
16/12/2015 Aula - Planejamento de Projetos
18/12/2015 Aula - Planejamento de Projetos
23/12/2015 Sem aula (Natal)
25/12/2015
30/12/2015 Sem aula (Ano Novo)
01/01/2016
06/01/2016 Aula - Planejamento de Projetos
08/01/2016 Aula - Monitoramento e Controle
13/01/2016 Aula - Monitoramento e Controle
15/01/2016 Prova 1
20/01/2016 Apresentação de trabalhos (grupos 2, 5 e 6) Trabalho (Parte 1)
22/01/2016 Apresentação de trabalhos (grupos 1, 3, 4)
27/01/2016 Aula - Gerência de Configuração
29/01/2016 Aula - Gerência de Configuração
03/02/2016 Vista de Provas e Aula - Gerência de Configuração
05/02/2016 Aula - Git
10/02/2016 Sem aula (Carnaval)
15/02/2016
17/02/2016 Apresentação de trabalhos (grupos 1, 3, 4) Trabalho (Parte 2)
19/02/2016 Apresentação de trabalhos (grupos 2, 5 e 6)
24/02/2016 Aula - Verificação, Validação e Testes
26/02/2016 Aula - Verificação, Validação e Testes
02/03/2016 Aula - Garantia da Qualidade, Medição e Melhoria
04/03/2016 Aula - Manutenção
09/03/2016 Prova 2
11/03/2016 Apresentação de trabalhos (grupos 2, 3 e 6) Trabalho (Parte 3)
16/03/2016 Apresentação de trabalhos (grupos 1, 4 e 5)
18/03/2016 Vista de prova
23/03/2016 Verificação Suplementar ou Segunda Chamada
25/03/2016 Sem aula (Semana Santa)
30/03/2016 Vista de prova
01/04/2016 Verificação Suplementar para quem fez Segunda Chamada