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E-Science


Horário: quartas e sextas de 7:00 às 9:00

Local: Sala 317

Grupo da disciplina: usaremos um grupo fechado do Facebook para as discussões da disciplina. Inscrevam-se em http://www.facebook.com/groups/escience20171/. Esse grupo será usado também para divulgar avisos gerais.
(importante: todos os alunos devem se cadastrar nesse grupo – o grupo é fechado, então nada que for postado nele aparecerá na sua linha do tempo do Facebook)

Avaliação

Média = (A1 + A2) / 2

A1 = (4 x Prova + Avaliação de Artigos) / 5

A2 = (4 x Trabalho + 2 x Seminários) / 6

APROVADO:
(Presença >= 75%) E (Média >= 6)

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR:
(Aluno de Graduação) E (Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)

Será aprovado na VS o aluno que tirar nota maior ou igual a 6.

REPROVADO: caso contrário

Grupos

As atividades da disciplina (exceto a prova e a avaliação de artigos dos colegas) serão feitas individualmente para alunos de doutorado, e em dupla para alunos de mestrado e em trio para alunos de graduação. Os grupos devem ser constituídos na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Apesar das atividades serem em grupo, a avaliação será individual. Entreguem por e-mail (assunto: GDSE - Grupo) o número da matrícula e o nome completo de cada participante do grupo até dia 23/03. Grupos de mestrado só podem conter alunos de mestrado. Grupos de graduação só podem conter alunos de graduação. Alunos de mestrado podem fazer os trabalhos individualmente, caso prefiram.

Seminários

Um cronograma de leituras de artigos é indicado para viabilizar a consolidação dos conhecimentos referentes à disciplina.

Algumas aulas do curso (ver seção Cronograma) consistem na apresentação e discussão dos artigos lidos na semana. A participação nessa atividade será considerada na composição da Média (item Seminários). Cada grupo ficará responsável pela apresentação de um ou mais artigos (dependendo do tamanho da turma), e da condução da discussão de um ou mais artigos que tenham sido apresentados por outro grupo. A apresentação e condução da discussão compõem a média da disciplina (item Seminários).

A apresentação pode e deve incluir material extra, que não seja do artigo lido.

Os debates devem levantar questões de discussão com a turma, tentando ligar o conteúdo do artigo com o conteúdo da disciplina. O grupo debatedor deve trazer questionamentos e instigar a participação da turma na discussão.

Alunos de graduação, ao invés de atuarem como debatedores e apresentadores de artigos, atuarão como demostradores das ferramentas que usaremos em aula. A função do demonstrador é entregar aos colegas (via post no grupo do Facebook) um manual passo a passo de instalação da ferramenta. Além disso, o grupo demonstrador deve fazer uma demonstração da ferramenta durante a aula, usando para isso um exemplo de uso que deve ser explicado passo a passo. O grupo deve explicar a relação entre a ferramenta e o conteúdo da disciplina (aulas e seminários). Em alguns casos, a ferramenta exige versões específicas de sistema operacional ou outros softwares. Nesse caso, recomendo o uso de uma máquina Virtual (como sugestão, você pode usar o VirtualBox para gerenciar a máquina virtual).

Os artigos estão disponíveis online em bibliotecas digitais acessíveis da rede da UFF. Caso você tenha dificuldade em obter algum dos artigos, entre em contato.

Leituras

1a. Leitura:

2a. Leitura:

3a. Leitura:

4a. Leitura:

5a. Leitura:

6a. Leitura:

7a. Leitura:

8a. Leitura:

9a. Leitura:

10a. Leitura:

11a. Leitura:

Trabalho

Cada grupo deve, durante as primeiras semanas de aula, escolher o tema do seu trabalho. O tema do trabalho deve ser negociado com o professor antes do seu início.

Como resultado, espera-se a escrita de um artigo de 8 a 10 páginas no formato da SBC, apresentando a motivação e o objetivo do trabalho, trabalhos relacionados, resultados obtidos e considerações finais. Para trabalhos que tenham implementação (o que é fortemente recomendado), será menor a exigência sobre a análise de trabalhos relacionados. Por outro lado, espera-se que sejam fornecidos exemplos de utilização do protótipo implementado. Além disso, também é esperado um detalhamento das dificuldades encontradas e decisões tomadas. Em princípio, os artigos resultantes do trabalho serão utilizados somente para avaliação na disciplina, mas podem ser posteriormente aprimorados para submissão a fóruns científicos, caso seja de interesse do aluno e do professor. O trabalho deve ser entregue na data estipulada no Cronograma da disciplina.

Sugiro fortemente a leitura das dicas para escrita de artigos científicos. Elas podem ajudar vocês a produzirem um trabalho de qualidade.

A entrega será feita através da submissão do artigo para a “mini-conferência” da disciplina, usando um software de controle de conferências real, o Easy Chair. Para submeter seu artigo, clique aqui.

O trabalho será apresentado em três momentos distintos (ver seção Cronograma). O grupo poderá utilizar slides e quadro. Na primeira apresentação é esperado que o grupo discuta o contexto do trabalho, objetivo e o andamento atual do trabalho. Na segunda apresentação, é esperado que já exista algum resultado concreto. A terceira apresentação será a apresentação final, onde os grupos devem mostrar os resultados obtidos no trabalho. Vale notar que nesse momento os trabalhos já foram entregues, e essa apresentação serve como um espaço para que os grupos detalhem as suas experiências na execução do trabalho.

Trabalhos que não forem entregues e apresentados no prazo estipulado ficarão com nota ZERO.

Avaliação de Artigos

Os artigos entregues por cada grupo serão submetidos através do Easy Chair. Na disciplina, simularemos uma conferência real, onde autores submetem artigos e os artigos são avaliados pelo Comitê de Programa da conferência. Os alunos da disciplina farão parte do comitê de programa, e consequentemente receberão artigos dos colegas para avaliar. As avaliações serão consideradas na nota do aluno que fez a avaliação (item Avaliação de Artigos), mas não serão consideradas na nota do grupo que submeteu o artigo (para que as avaliações sejam sérias, sem preocupação em prejudicar a nota do colega).

Para avaliar os artigos que foram atribuídos a você, clique aqui. Escolha entrar com o papel de avaliador ao invés de autor. Depois, acesse o menu Reviews, e clique em My Papers. Lá aparecerão os artigos que foram atribuídos para você avaliar.

Presença

Regulamento da Graduação em relação a faltas

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 96) e não há abono de faltas sem documentação (Art. 103).

Regulamento da Pós-Graduação em relação a faltas

De acordo com o Regulamento do PGC, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 20). Caso essa freqüência não seja atingida, o aluno será considerado reprovado na disciplina e lhe será atribuído o grau 0,0 (zero).

Bibliografia

Cronograma

Data Atividade Entrega
22/03/2017 Apresentação da disciplina
24/03/2017 Método Científico e Experimentos Científicos
29/03/2017 1a. Leitura
Apresentador: Guilherme e Lucas
Debatedor: Maria Clara e Patrick
Demonstrador: N/A
Apresentador: Slides
31/03/2017 Provenance
05/04/2017 2a. Leitura
Apresentador Survey: Clayton
Apresentador PROV: Robson e Carlos Alberto
Debatedor: Guilherme e Lucas
Demonstrador: N/A
Apresentador: Slides
07/04/2017 Workflows and Scripts
12/04/2017 3a. Leitura
Apresentador Prov-O-Viz: Maria Clara e Patrick
Apresentador Prov-Viewer: Clayton
Debatedor: Kid Yonatan e Daniel
Demonstrador Prov-Viewer: RLT
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
14/04/2017 FERIADO
19/04/2017 4a. Leitura
Apresentador: Robson e Carlos Alberto
Debatedor: Eduardo e Thaylon
Demonstrador: AAG
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
21/04/2017 FERIADO
26/04/2017 Trabalho - Apresentação Propostas
GRUPOS: AAG; Kid e Daniel; Clayton; Maria Clara e Patrick
PDF dos slides ou texto descrevendo a proposta
28/04/2017 SEM AULA (PRÉDIO FECHADO)
03/05/2017 Trabalho - Apresentação Propostas
GRUPOS: Guilherme e Lucas; Robson e Carlos Alberto; RLT; Eduardo e Thaylon
PDF dos slides ou texto descrevendo a proposta
05/05/2017 PROVA
10/05/2017 5a. Leitura
Apresentador: Clayton
Debatedor: Kid Yonatan
Demonstrador: RLT
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
12/05/2017 6a. Leitura
Apresentador (How scientists...): Guilherme e Lucas
Apresentador (Reproducible...): Maria Clara e Patrick
Debatedor: Clayton
Demonstrador: AAG
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
17/05/2017 VISTA DE PROVA
19/05/2017 7a. Leitura
Apresentador: Eduardo e Thaylon
Debatedor: Robson e Carlos Alberto
Demonstrador: RLT
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
24/05/2017 Trabalho - Apresentação de Andamento Slides ou relatório de andamento
26/05/2017 Trabalho - Apresentação de Andamento Slides ou relatório de andamento
31/05/2017 8a. Leitura
Apresentador: Kid Yonatan e Daniel
Debatedor: Guilherme e Lucas
Demonstrador: AAG
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
02/06/2017 Aula Dedicada ao Trabalho Final (lab 304)
07/06/2017 9a. Leitura
Apresentador: Eduardo e Thaylon
Debatedor: Maria Clara e Patrick
Demonstrador: RLT
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
09/06/2017 Aula Dedicada ao Trabalho Final (lab 304)
14/06/2017 10a. Leitura
Apresentador: Kid Yonatan e Daniel
Debatedor: Robson e Carlos Alberto
Demonstrador: AAG
Apresentador: Slides
Demonstrador: Post no grupo do Facebook com instruções de instalação e uso
16/06/2017 SEM AULA
21/06/2017 11a. Leitura
Apresentador: Clayton
Debatedor: Eduardo e Thaylon
Demonstrador: N/A
Apresentador: Slides
23/06/2017 SEGUNDA CHAMADA (Apenas para Graduação) Artigo do Trabalho Final - entregar via EasyChair
28/06/2017 Trabalho - Apresentação Completa
Grupos: Eduardo e Thaylon, Rodrigo, Thiago e Leonardo, Lucas e Guilherme, Maria Clara e Patrick
Slides da apresentação do Trabalho
30/06/2017 Trabalho - Apresentação Completa
Grupos: Clayton, Arthur e Giovanni, Kid e Daniel, Robson e Carlos Alberto
Slides da apresentação do Trabalho
Avaliação dos artigos dos colegas - entregar via EasyChair
05/07/2017 SEM AULA - CBSC
07/07/2017 SEM AULA - CBSC
12/07/2017 VISTA DE SEGUNDA CHAMADA E DE TRABALHOS
14/07/2017 VS
19/07/2017 VISTA DE VS