Jonh Edson Ribeiro de Carvalho | IC-UFFComputação Visual e Interfaces |
|||
|
|||
Tutorial OpenGL | |||
1.3. Compilando programas que utilizam OpenGLTodos os programas deste curso foram criados e testados no Linux (www.linux.org), e utilizam GLUT como biblioteca auxiliar para manipular janelas e tratar eventos. Esta escolha pode ser justificada por duas razões principais:
As tarefas de compilação foram automatizadas com o utilitário make. O make determina automaticamente que partes de um grande programa necessitam ser recompiladas e os comandos necessários para recompilá-las, a partir da leitura das regras definidas em um arquivo Makefile. Assim, para efetuar a compilação do programa, basta executar o comando make, ao invés de digitar dezenas de comandos no prompt do Unix. O Makefile da Figura 1-1 foi utilizado para compilar os exemplos desse curso. Para obter uma cópia deste arquivo clique aqui.
As regras contidas neste arquivo Makefile incluem opções de compilação tais como -lglut, referente à biblioteca auxiliar GLUT, e -lMesaGLU -lMesaGL, referentes às bibliotecas padrão do OpenGL para o Mesa3d, possibilitando que programas simples possam ser fácilmente compilados. Para testar se esse arquivo funciona no seu sistema, copie-o com o nome "Makefile" para um diretório, juntamente com o programa teste-make.c, mostrado na Figura 1-2. Dentro deste diretório, execute a seguinte seqüência de comandos:
Caso apareça um quadrado branco dentro de uma janela com fundo preto, é sinal de que ocorreu tudo bem. Figura 1-2. programa teste-make.c
|
|||
CopyLeft Webmaster |Atualizado em 22/11/2003 | |||
Contato Pesquisas e Projetos Publicações Home |