Logo IC/UFF Troy Costa Kohwalter
Adjunct Professor, IC/UFF
D.Sc., IC/UFF, 2018
M.Sc., IC/UFF, 2013
B.Sc., IC/UFF, 2011
Picture

Menu:

Engenharia de Software II

Ementa

Logística

Disciplina: TCC00293 - Engenharia de Software II

Turma: A1

Data: quartas e sextas, de 7:00 às 9:00

Sala: Google Classroom

Avaliação

T = Trabalho da Disciplina

EAA = Somatório das Listas de Exercícios das Aulas Assíncronas

Média = (T + EAA) / 2

APROVADO

Média >= 6

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

Não será oferecida verificação suplementar por ser avaliação continuada (Art. 99, § 2o, do Regulamento dos Cursos de Graduação).

SEGUNDA CHAMADA

Não será oferecida avaliação de segunda chamada por ser avaliação assíncrona (Art. 34, item VI, § 1o, da resolução 197/2020).

FREQUÊNCIA

RESOLUÇÃO N.o 197/2020: Art. 43. Durante o período de referência e vigência desta Resolução estão vedados:

Dinâmica do curso

A dinâmica adotada para este curso é conhecida como Aula Invertida, onde os alunos assistem a aulas assíncronas (i.e., gravadas), no horário que for mais conveniente para eles, e as aulas síncronas (i.e., ao vivo) ocorrem com o objetivo de tirar dúvidas. Essa dinâmica está alinhada com a recomendação da Resolução 197/2020, Art. 10, § 6º, de ter de 30% a 50% de atividades síncronas e as demais assíncronas.

As aulas assíncronas serão disponibilizadas em vídeo no Google Classroom. Os alunos devem assistir as aulas segundo o cronograma apresentado no final desta página e fazer os exercícios propostos ao longo do curso.

Além das aulas assíncronas, reservamos as sexta-feiras, das 7h às 9h, para aulas síncronas, visando tirar dúvidas dos alunos. Essas aulas síncronas serão via Google Meet informado no Google Classroom. É importante que os alunos assistam a aula da semana antes da aula síncrona daquela semana, já que o propósito dessas aulas síncronas é tirar dúvidas. Além disso, os alunos que preferirem podem ainda postar as suas dúvidas no Google Classroom para serem respondidas assincronamente.

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house. O tema do trabalho consiste em fazer o jogo War onde seja possível jogar contra o computador. É esperado que os grupos, durante o decorrer do curso, utilizem as técnicas aprendidas para gerenciar o projeto e desenvolver o produto. Será avaliado o produto final e como esse produto foi desenvolvido (processos e técnicas aplicados).

Desde o início do trabalho, os grupos devem registrar as tarefas alocadas para cada membro do grupo, assim como as horas previstas para realização da tarefa e as horas efetivamente realizadas na tarefa. Essa informação será fundamental para viabilizar o Monitoramento e Controle do projeto. Além disso, apesar da matéria de testes ser dada somente no final do curso, escolham um framework de testes de unidade popular para a linguagem de programação adotada pelo grupo e iniciem a escrita dos testes desde já. Tirem dúvidas no Google Classroom ou diretamente com o professor caso necessário.

Foram reservados 3 momentos para apresentações de 30 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides e o vídeo gravado da apresentação no Google Classroom no dia das apresentações.

Essas apresentações serão avaliadas pela sua completude e corretude e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas apresentações e entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Exercícios

Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.

Ferramentas

No curso não temos uma ferramenta obrigatória. Os grupos devem aproveitar essa oportunidade para experimentar ferramentas que ainda não conhecem ou mesmo aprofundar os conhecimentos em ferramentas já conhecidas.

Existem várias ferramentas proprietárias e livres que apóiam os diferentes tópicos tratados neste curso: gerência de projetos, estimativas, controle de versões, controle de modificações, gerenciamento de construção, integração contínua, hospedagem de projetos, testes de unidade, testes de interface, testes de carga e profiling.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Cronograma

Data Dia Atividade Entrega
16/06/2021 Quarta Aula Síncrona - Apresentação da Disciplina  
18/06/2021 Sexta Aula 01 Assíncrona - Processo de Software  
23/06/2021 Quarta Aula 02 Assíncrona - Planejamento de Projetos  
25/06/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas  
30/06/2021 Quarta Aula 03 Assíncrona - Planejamento de Projetos  
02/07/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas  
07/07/2021 Quarta Aula 04 Assíncrona - Monitoramento e Controle  
09/07/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas  
14/07/2021 Quarta Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho  
16/07/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas  
21/07/2021 Quarta Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho  
23/07/2021 Sexta (Assíncrona) Apresentação dos Trabalhos Trabalho parte 1 & Exercícios de Processo de Software
28/07/2021 Quarta Aula 05 Assíncrona - Gerência de Configuração  
30/07/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas Exercícios de Planejamento de Projetos
04/08/2021 Quarta Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho  
06/08/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas Exercícios de Monitoramento e Controle
11/08/2021 Quarta Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho  
13/08/2021 Sexta (Assíncrona) Apresentação dos Trabalhos Trabalho parte 2 & Exercícios de Gerência de Configuração
18/08/2021 Quarta Aula 06 Assíncrona - Verificação, Validação e Testes  
20/08/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas  
25/08/2021 Quarta Aula 07 Assíncrona - Garantia da Qualidade  
27/08/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas Exercícios de VV&T
01/09/2021 Quarta Aula 08 Assíncrona - Manutenção de Software  
03/09/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas Exercícios de Garantia da Qualidade
08/09/2021 Quarta Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho  
10/09/2021 Sexta Aula Síncrona - Aula de dúvidas  
15/09/2021 Quarta Aula Assíncrona - Exercícios & Trabalho  
17/09/2021 Sexta (Assíncrona) Apresentação dos Trabalhos Trabalho parte 3 & Exercícios de Manutenção de Software
22/09/2021 Quarta Aula Assíncrona - Vista de Notas  
24/09/2021 Sexta Aula Síncrona - Vista de Notas