Logo IC/UFF Troy Costa Kohwalter
Adjunct Professor, IC/UFF
D.Sc., IC/UFF, 2018
M.Sc., IC/UFF, 2013
B.Sc., IC/UFF, 2011
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Projeto de Software (CC)

Ementa

Logística

Disciplina: TCC00312 - Projeto de Software

Turma: B1

Data: Segundas e Sextas, de 11:00 às 13:00

Sala: 317

Avaliação

P1 = Prova sem consulta (35%)

P2 = Prova sem consulta (35%)

T = Trabalho do curso (25%)

E = Somatório dos exercícios do classroom (5%)

Média = P1x35% + P2x35% + Tx25% + Ex5%

APROVADO

(Presença >= 75%) E (Média >= 6)

VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR

(Presença >= 75%) E (4 <= Média < 6)

Será aprovado na VS se tirar nota maior ou igual a 6.

REPROVADO

Caso contrário

FREQUÊNCIA

De acordo com o Regulamento dos Cursos de Graduação, a presença mínima necessária para aprovação é de 75% das aulas (Art. 80, §14). Vale notar que segundo o mesmo regulamento, nenhuma falta será abonada (Art. 80, §15).

Trabalho

O curso terá um trabalho feito em grupos de 5 participantes, que devem ser constituídos preferencialmente na primeira semana de aula e ter a mesma formação até o final do curso. Cada grupo deve se enxergar como uma pequena software house. O tema do trabalho consiste em fazer o jogo Monopoly onde seja possível jogar contra o computador ou outros jogadores.

O trabalho consiste em, durante o decorrer do curso, utilizar as técnicas aprendidas para explicitar os requisitos do sistema em questão e produzir os diagramas de projeto para esse sistema.

Foram reservados 3 momentos para apresentações de 20 minutos por grupo. O grupo deve utilizar slides nas apresentações e publicar esses slides no Google Classroom no dia das apresentações.

Essas apresentações e documentos serão avaliados pela sua completude e corretude, e capacidade de argumentação em relação às decisões tomadas. Essas decisões devem ser fundamentadas nos princípios estudados durante o curso. Essas entregas devem ser feitas nas datas estipuladas na seção Cronograma.

Exercícios

Diversos exercícios serão disponibilizadas durante o curso. Todos terão data de entrega marcada no Google Classroom e deverão ser entregues sem atrasos para serem pontuados. Durante a resolução dos exercícios, os alunos podem usar comentários de uma tarefa específica para tirar dúvidas no Google Classroom.

Ferramentas

Ferramentas CASE são de extrema valia durante as atividades de análise e projeto. Contudo, em momentos mais incipientes dessas atividades, a utilização de papel ou quadro normalmente contribui na estimulação da criatividade. Entretanto, para a execução do trabalho, é esperado o uso de ferramentas CASE.

Atualmente, existem diversas ferramentas CASE disponíveis gratuitamente para uso. Fica a critério dos grupos a seleção da ferramenta CASE que será utilizada na execução do trabalho. É importante notar que a ferramenta escolhida deve dar suporte à confecção de diagramas de caso de uso, classes, transição de estados, atividade e sequência de acordo com a UML 2. Um exemplo de ferramenta gratuita e compatível com todos os diagramas da UML 2 é a Visual Paradigm Community Edition.

Bibliografia

Visando um maior aprofundamento, as aulas foram baseadas em diversos livros. Não é esperado que todos esses livros sejam lidos pelos alunos durante o curso, mas podem ser consultados no caso de dúvidas específicas em um determinado assunto da matéria. A seguir, são listadas as referências completas dos principais livros utilizados. Apesar de essas referências estarem em inglês, muitos desses livros têm versões em português.

Além desses livros, há materiais online e cursos a distância de engenharia de software que podem ser úteis:

Cronograma

Data Dia Atividade Entrega
18/03/2024 Segunda Aula - Apresentação da Disciplina  
22/03/2024 Sexta Aula - Introdução ao Projeto de Software  
25/03/2024 Segunda Aula - Arquitetura de Software Exercícios de Introdução ao Projeto de Software
29/03/2024 Sexta Sem Aula - Paixão de Cristo  
01/04/2024 Segunda Aula - Projeto Detalhado  
05/04/2024 Sexta Aula - Projeto Detalhado Exercícios de Arquitetura de Software
08/04/2024 Segunda Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos  
12/04/2024 Sexta Aula - Princípios de Projeto Orientado a Objetos Exercícios de Projeto Detalhado
15/04/2024 Segunda Apresentação dos Trabalhos Slides
19/04/2024 Sexta Apresentação dos Trabalhos  
22/04/2024 Segunda Aula - Introdução a heurísticas de POO Exercícios de Princípios de Projeto Orientado a Objetos
26/04/2024 Sexta Aula de dúvidas  
29/04/2024 Segunda Prova 1  
03/05/2024 Sexta Aula - Padrões GRASP  
06/05/2024 Segunda Aula - Padrões GoF  
10/05/2024 Sexta Aula de dúvidas Exercícios de Padrões GRASP
13/05/2024 Segunda Apresentação dos Trabalhos Slides
17/05/2024 Sexta Apresentação dos Trabalhos  
20/05/2024 Segunda Sem Aula - Congresso  
24/05/2024 Sexta Sem Aula - Congresso  
27/05/2024 Segunda Vista da Prova  
31/05/2024 Sexta Ponto Facultativo (Corpus Christi)  
03/06/2024 Segunda Aula - Frameworks Exercícios de Padrões GoF
07/06/2024 Sexta Aula - Linha de Produtos de Software  
10/06/2024 Segunda Aula de dúvidas Exercícios de Frameworks
14/06/2024 Sexta Prova 2  
17/06/2024 Segunda Aula de dúvidas  
21/06/2024 Sexta Aula de dúvidas Exercícios de Linha de Produtos de Software
24/06/2024 Segunda Apresentação dos Trabalhos Slides
28/06/2024 Sexta Apresentação dos Trabalhos  
01/07/2024 Segunda Segunda Chamada  
05/07/2024 Sexta Vista da Prova P2 (Sala 455)  
08/07/2024 Segunda Vista da Prova VR (Sala 455)  
12/07/2024 Sexta Verificação Suplementar  
15/07/2024 Segunda Vista da Prova VS