
Esta linha de pesquisa trata de dois grandes temas. A Computação Científica é dedicada ao desenvolvimento de sistemas computacionais que objetivam representar os fenômenos em estudo a partir de sua descrição matemática. As técnicas computacionais são analisadas com vistas ao estabelecimento formal de sua efetividade e eficiência. Sistemas de potência destinam-se à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Métodos computacionais, técnicas de otimização e inteligência artificial são empregados para a solução de problemas complexos relacionados à operação e planejamento desses sistemas. Nessa área, as atividades são desenvolvidas em quatro linhas de pesquisa: Métodos Computacionais para Equações Diferenciais, Modelagem e Simulação Computacional em Ciências, Análise Computacional de Sistemas de Potência e Otimização em Sistemas de Potência.
Essa linha envolve o desenvolvimento de estratégias eficientes para estabelecer e resolver modelos discretos de equações diferenciais ordinárias ou parciais, com o uso de diferenças, volumes ou elementos finitos. Compreende estudos em álgebra linear computacional e adaptatividade espaço-temporal. A análise formal da eficácia dos métodos é parte integrante do processo de desenvolvimento.
Essa linha trata da proposição ou aperfeiçoamento de descrições matemáticas de fenômenos de interesse em vários setores de atividade, tais como monitoramento e análise preventiva de contaminação ambiental, simulação da prospecção e recuperação de petróleo, posicionamento de sensores para prospecção acústica de terrenos, propagação de doenças infecciosas, modelagem de tráfego viário, de balística e de finanças.
Essa linha se destina à aplicação de métodos computacionais para estimação de estado, supervisão em tempo real e análise de confiabilidade, considerando restrições de segurança, adequação, qualidade e continuidade.
Essa linha trata da aplicação de sistema inteligentes e meta-heurísticas para a solução de problemas de otimização e reconhecimento de padrões associados aos diversos problemas de planejamento e operação de sistemas de transmissão e distribuição.