Ciência da Computação

Coordenação do Bacharelado em Ciência da Computação

Instituto de Computação - SALA 408 - tgi.tic@id.uff.br
Histórico do Curso

O Curso de Graduação em Ciência da Computação iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1985 com o nome de Bacharelado em Informática, apresentando duas ênfases: Sistemas de Programação e Programação Matemática. Nesta época o curso fazia parte do Instituto de Matemática da UFF. Após uma década de funcionamento,  foi realizada uma revisão curricular finalizada em 1998, unindo as duas ênfases e criando o currículo de Bacharelado em Ciência da Computação. Em 1999 foi criado o Instituto de Computação ao qual o curso encontra-se hoje vinculado.

Atualmente, o curso tem cerca de 900 alunos ativos matriculados e oferece 140 vagas por ano para ingresso através do Sistema de Seleção Unificada – SISU, sendo 70 ingressantes por semestre.

Em 2023, foi aprovado o atual currículo do curso, disponível para consulta aqui.

Reconhecimento do Curso

Dados sobre a criação e o reconhecimento do curso podem ser obtidos no site do MEC.

Titulação: Bacharel em Ciência da Computação.

ENADE 2021 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - 5 - Conceito Máximo

ENADE 2017 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - 5 - Conceito Máximo

CPC 2017 (Conceito Preliminar de Curso - MEC) - 4 - Nota acima da média, entregando mais do que o mínimo exigido pelo MEC

Objetivo do curso e oportunidades profissionais

O Curso tem como objetivo  formar profissionais que tenham uma forte base científica e tecnológica, capaz de prover a autonomia necessária para o aprendizado de novas tecnologias. Os egressos deverão ser capazes de atuar no mercado de trabalho, continuar seus estudos em programas de pós-graduação  ou então gerir suas próprias empresas.  E é fundamental que atuem de forma ética e sejam comprometidos com as questões sociais da realidade nacional.

Os alunos não têm encontrado problemas de integração no mercado de trabalho, sendo selecionados para atuar em Instituições de ensino e pesquisa, indústria nacional de Informática, empresas públicas ou privadas. Têm também atuado na área de Computação dirigindo suas próprias empresas e têm sido bem aceitos em programas de pós-graduação.

Ao longo do Curso os alunos podem realizar trabalhos de monitoria, projetos de Iniciação Científica e estágio em laboratórios da UFF e empresas, que propiciam remuneração pelo trabalho realizado além de experiência.

Existe também a possibilidade, que tem sido aproveitada por alguns alunos, de freqüentar cursos no exterior durante um ou mais semestres, em Instituições de Ensino e Pesquisa com as quais a UFF mantém acordos de cooperação.

Informações sobre Estágio Obrigatório, referentes ao currículo 31.02.001 (2009),  podem ser consultadas aqui.