O aluno do Mestrado deverá cursar um conjunto de disciplinas, entre básicas, obrigatórias e optativas, além de elaborar a sua Dissertação, perfazendo um total de 48 créditos, definidos segundo as normas da Universidade, e sendo 24 créditos em Defesa de Dissertação e 24 créditos em disciplinas, dos quais:
Após a conclusão dos 24 créditos em disciplinas do currículo do curso, o aluno deverá se matricular, obrigatoriamente, em Pesquisa de Dissertação, em todos os períodos, até a submissão do pedido de banca. Por ocasião da primeira inscrição nessa disciplina, o aluno deverá apresentar uma Proposta de Dissertação de Mestrado, preparada em conjunto com seu orientador. A disciplina de Pesquisa de Dissertação não computa créditos nem carga horária, e seu resultado, a cada semestre, é Aprovação ou Reprovação. No ato da entrada do pedido de banca, o aluno deverá se matricular na disciplina Defesa de Dissertação (disciplina de 24 créditos).
A disciplina de Seminários é obrigatória e não vale créditos.
O aluno de Doutorado deverá obter um total de 96 créditos, definidos segundo as normas da Universidade, dos quais 24 créditos em disciplinas e 72 créditos em Defesa de Tese. Após a conclusão dos 24 créditos em disciplinas do currículo do curso, o aluno deverá se matricular, obrigatoriamente, em Pesquisa de Tese, em todos os períodos, até a submissão do pedido de banca. A disciplina de Pesquisa de Tese não computa créditos nem carga horária, e seu resultado, a cada semestre, é Aprovação ou Reprovação. No ato da entrada do pedido de banca, o aluno deverá se matricular na disciplina Defesa de Tese (disciplina de 72 créditos).
Dentre as disciplinas, no máximo 8 créditos podem ser cursadas em Estudo Orientado, e no máximo 8 créditos em disciplinas de Tópicos Avançados, sendo que, dentre essas últimas, no máximo uma pode ser ministrada pelo orientador do aluno.
O aluno de doutorado deverá cursar pelo menos duas disciplinas entre as básicas do curso de Mestrado e obter aprovação. O aluno que cursou duas disciplinas básicas no Mestrado do Programa com aprovação em cada uma delas, ou que obteve as equivalências correspondentes, não terá que cursar disciplinas básicas no doutorado. No total, o aluno deverá cursar pelo menos seis disciplinas, escolhidas em comum acordo com o seu orientador.
A disciplina de Seminários é obrigatória e não vale créditos. Alunos de Doutorado que já tiverem cursado a disciplina durante o Mestrado devem cursá-la novamente no Doutorado.
A demonstração de conhecimento em línguas estrangeiras se dará, em qualquer período do curso, mediante a aprovação no exame de língua inglesa, para o curso de mestrado e doutorado, e aprovação no exame de língua espanhola, para os alunos de doutorado que ingressaram a partir de 2023.1.
Para maiores detalhes sobre currículo, disciplinas, regimento interno e regulamentos, consulte os documentos abaixo.