Apresentação

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) foi criado pela resolução 46/74, do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF, e instalado em julho de 1976. Naquele momento sua atuação se restringia ao atendimento de alguns cursos, como os de Engenharia, Física e Matemática.
 
A partir de 1985 com a implantação do Curso de Graduação em Informática, aliada ao aumento da demanda do ensino de Computação pelos diversos cursos da UFF, houve um acentuado desenvolvimento das atividades de ensino no Departamento e uma constante expansão do seu corpo docente. A década que se seguiu foi dedicada à consolidação do novo curso e qualificação do corpo docente. Esses objetivos foram plenamente alcançados, o que pode ser comprovado pela alta relação candidato versus vaga nos vestibulares e pela boa aceitação dos alunos formados tanto no mercado de trabalho quanto em programas de pós-graduação.
 
A qualificação do corpo docente do DCC propiciou em 1995 a criação do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação, ao nível de mestrado, consolidando e expandindo as atividades de pesquisa no âmbito departamental, com reflexos na qualidade de ensino para os Cursos de Graduação atendidos pelo DCC e, em especial, para o Curso de Graduação em Ciência da Computação.
 
Em 1998, como resultado do amadurecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em Computação na UFF, foi criado no Centro Tecnológico o Instituto de Computação, constituído pelo Departamento de Ciência da Computação, Curso de Graduação em Ciência da Computação, Cursos de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Computação Aplicada e Automação, e os Laboratórios. Em decorrência da criação do Instituto de Computação integraram-se ao Departamento de Ciência da Computação 7 docentes oriundos de Departamentos da Escola de Engenharia.
 
Atualmente, o DCC conta com 66 professores, sendo 65 do quadro permanente e 1 substituto. O corpo docente é constituído por 62 doutores e 3 mestres. Do quadro permanente, 61 docentes trabalham em regime de Dedicação Exclusiva, 4 em regime de 20 horas e 1 se encontra afastado. Professores substitutos trabalham em regime de 20 horas.