Concluídos - 2003

Granulometria: Uma Aplicação para Contagem e Medição de Grãos em Imagens Digitais

Autores: Evelyn de Almeida Vieira & Rafael Heitor Correia de Melo

Orientador: Inhaúma Neves Ferraz

Resumo:

A área de processamento de imagens vem se desenvolvendo continuamente, sendo uma tecnologia importantíssima na sociedade moderna. Durante os últimos anos, tem havido um aumento significativo de pesquisas em morfologia matemática, processamento de imagens, compressão e reconhecimento de imagens. Técnicas de processamento de imagens digitais são utilizadas para resolver diversos problemas que requerem métodos capazes de melhorar a informação visual para a análise e interpretação humana. Este documento tem por finalidade explicar as técnicas de processamento de imagens digitais e seus algoritmos utilizados para resolver o problema da granulometria (contagem e medição de grãos), que neste trabalho foram fundamentadas nos conceitos da morfologia matemática.

Autor: Fábio Xavier Guimarães

Orientador: Carlos Alberto de Jesus Martinhon

Resumo:

Um vértice i de um grafo G = (V, E) é dito controlado por M Í V se a maioria dos elementos da vizinhança de i (incluindo o próprio vértice i) pertence a M. O conjunto M é um monopólio em G se cada vértice i Î V é controlado por M. Seja um conjunto M Í V e dois grafos G1 = (V, E1)  e G2 = (V, E2), onde E1 Í E2, o problema de Verificação do Monopólio consiste em decidir se existe um grafo G = (V, E), tal que E1  Í E Í E2, no qual o conjunto M seja monopólio em G = (V, E). Se a resposta ao problema for Não então temos o problema do Maior Conjunto Controlado, onde o objetivo é encontrar um grafo G = (V, E) tal que o número de vértices de G controlados por M seja maximizado. Apesar de o problema de Verificação do Monopólio  ser resolvido em tempo polinomial, o problema do Maior Conjunto Controlado é considerado NP – difícil. O objetivo deste trabalho é apresentar o problema do Maior Conjunto Controlado. Além disso, são apresentados seis regras de redução e um algoritmo que utiliza métodos de vizinhança variável para obter uma solução aproximada para o problema do Maior Conjunto Controlado.

Autora: Cynthia Lourdes Oliveira Pereira

Orientadora: Aura Conci

Resumo:

Algumas idéias surgiram ao longo da graduação para o Projeto de Final de Curso. A imensa simplicidade da Geometria fractal em gerar imagens complexas e belas chamou a atenção e despertou a possibilidade de um estudo mais completo e detalhado sobre o assunto. Pesquisas sobre este tema revelam a deficiência de sistemas voltados para usuários com pouco ou nenhum conhecimento no assunto. Este trabalho tenta introduzir de forma incremental os conceitos da Geometria Fractal e o modelo L-System, de forma que o leitor possa com o sistema desenvolvido colocar em prática exemplos e resultados obtidos em sua leitura. Para que o sistema desenvolvido fosse capaz de atender a dois diferentes grupos de usuários: Usuários avançados (ligados à computação gráfica, especificamente a abordagem de L-Systems) e usuários iniciantes (conhecimento de computação em geral) uma pesquisa sobre interface homem-máquina foi realizada de forma a atendê-lo sem prejudicar a funcionalidade e objetivos iniciais do sistema.

Autores: Diogo Brito Montano & Pierre Queiroz Wermelinger

Orientadora: Luciana Ferraz Thomé

Co-orientadora: Claudia Mª Miranda Santos

Resumo:

Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma interface Web para o Banco de Dados de Esclerose Múltipla. A partir de um banco de dados modelado, desenvolvemos todo um sistema de cadastro, a ser utilizado por médicos e pesquisadores da área, a partir de informações dos pacientes. Demos ênfase aos passos necessários para o desenvolvimento de uma Aplicação Web, apresentando conceitos pesquisados e apontando suas aplicações no Sistema de Esclerose Múltipla. Além disso, são documentadas aqui as modificações necessárias no banco de dados do sistema, bem como as ferramentas utilizadas para desenvolvê-lo e ambientes de execução. Enfatizamos que o nosso projeto é direcionado ao desenvolvimento de uma interface homem-máquina, partindo de uma etapa do sistema já implementada anteriormente. Sendo assim, este projeto não pôde ser considerado como um sistema completo. O sistema como um todo deve ser visto utilizando técnicas de Engenharia de Software apropriadas.