Autor: Flávio Barcellos
Orientador: Prof. Luiz Valter Brand Gomes
Autora: Thaís Lima Nemer
Orientadora: Rosângela Lopes Lima
Resumo:
O objetivo principal deste trabalho é a elaboração de um ambiente de ensino básico de programação On-Line. Isto é, este ambiente será acessado via internet através de uma plataforma de ensino já existente, denominada Uff@distancia (www.interagir.uff.br). Foi feito um levantamento e estudo da importância e das aplicações do ensino à distância na sociedade atual. Este estudo foi documentado nesta monografia. Partiu-se da concepção de que o ensino à distância é mais uma forma de ensino e aprendizado, hoje muito apoiada nos avanços tecnológicos. Com base nesse pressuposto, foi elaborada uma análise das diferentes formas de ensino à distância e sua importância, além de projetos e iniciativas utilizando esta forma de ensino(no Brasil e no mundo). Ao final, será detalhada a aplicação prática elaborada para ilustrar este projeto e serão tecidas considerações com base no que foi pesquisado.
Autores: Fernando Pereira Carneiro & Vitor Camillo Medronho
Orientador: Prof. Dante Corbucci Filho
Resumo:
Esta monografia descreve os detalhes da modelagem e implementação de uma página de conteúdo dinâmico para Coordenação do Curso de Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense. O projeto se compromete a pôr em prática o conhecimento adquirido ao longo do Curso assim como o seu aprofundamento pragmático, visando a produção de um aplicativo seguro, eficiente, de fácil manutenção e reutilizável. Para tanto, o desenvolvimento é feito com algumas das tecnologias mais empregadas atualmente no que se refere à aplicações para internet como Java, JSP, Tomcat e Servlets, modelado de acordo com o padrão Modelo-Visão-Controlador (MVC) cujo objetivo básico é separar a lógica de negócio da apresentação. Como resultado, espera-se deste trabalho, uma maior divulgação do Curso de Graduação através da disponibilidade de informações relevantes tanto para aqueles que desejam ingressar no Curso, como disciplinas e suas ementas, corpo docente e formas de ingresso; assim como para aqueles que fazem do Curso uma realidade, como professores, alunos, funcionários. O principal ganho em relação ao sistema atual refere-se à manutenção e atualização do seu conteúdo. Por se tratar de uma página dinâmica, suas informações são colhidas de um banco de dados após cada requisição, e transmitidas ao cliente como documentos HTML tradicionais de acordo com os modelos de páginas definidas por arquivos JSP. Tão logo uma modificação é feita no banco de dados, esta se refletirá de imediato nas páginas apresentadas ao cliente. Deste modo, para adicionar, alterar ou excluir alguma informação do sistema, basta serem feitas as devidas atualizações na respectiva base de dados. Os alunos da Graduação terão ainda, a possibilidade de acessar seus dados e interagir com a Coordenação de forma a manter suas informações pessoais e profissionais sempre atualizadas. Isto se dá através de uma sessão especial na qual todos os alunos são usuários e efetuam autenticação através de matrícula e senha. O armazenamento destes dados atualizados possibilitará uma comunicação permanente entre Coordenação e alunos mesmo depois de encerrado o vínculo universitário. Num primeiro momento, foram identificadas as necessidades do projeto através de pesquisas feitas na página atual da Graduação e em serviços similares em toda a Internet além de entrevistas com o coordenador do Curso. Após análise crítica das informações, o banco de dados foi modelado, tabelas criadas e dados inseridos. Índices e procedimentos padronizados foram adicionados gradualmente, de acordo com as necessidades atuais do trabalho. Paralelamente, interfaces, classes, controladores e documentos JSP foram agrupados, implementados e tratados separadamente de acordo com o serviço prestado por cada módulo do projeto.
Autor: Jairo Lino Duarte
Orientador: Prof. Vinod Rebello
Resumo:
Esta monografia visa a apresentar principalmente uma experiência no uso do Web Service em Grid, parte de um projeto de pesquisa sobre Grid, realizada no Laboratório de Pós- Graduação, do Instituto da Computação, na Universidade Federal Fluminense. Ressalta-se que esta pesquisa, em particular, possui como finalidade a elaboração de um Portal, para facilitar o acesso e a utilização de alto poder computacional pelos usuários, tornando transparente problemas enfrentados atualmente, como segurança, comunicação e administração do Grid. Dessa forma, a presente obra traz uma visão preliminar de Computação em Grid, de seu comparativo com outras formas de computação distribuída, de Web Services e da evolução desse trabalho.
Autores: Francisco José Plácido da Cunha & Luciano Zuim Ferreira
Orientadora: Rosângela Lopes Lima
Resumo:
A globalização associada à evolução vertiginosa dos meios de comunicação exige do homem moderno, a necessidade de manter-se sempre atualizado e informado. Atualmente um dos mais modernos meios de transmissão de informação é a Internet, que introduz novos conceitos e paradigmas. Esses vieram acompanhados de novas idéias e soluções alternativas tais como: e-learning, gerenciamento de conhecimento e tutoria. O perfil dos alunos e professores mudou com o tempo, onde o primeiro tem menos tempo para aprender, e o segundo necessita estar mais próximo do primeiro, não apenas para transmitir, mas principalmente para orientar o aluno no processo de aquisição do conhecimento. Nesse novo cenário, já com a presença da Web, surgem as plataformas de ensino à distância que oferecem serviços e funcionalidades projetadas para auxiliar o trabalho feito em sala de aula e suprir as necessidades desses novos perfis. O objetivo dessa monografia é apresentar e demonstrar através de uma ferramenta de apoio a tutoria, utilizando a internet, a importância durante o processo de aprendizagem de manter a orientação, motivação e interação entre os participantes de um curso, por exemplo, mesmo que isso seja realizado a distância.
Autor: Gustavo Gonçalves Fernandes
Orientadora: Anna Dolejsi Santos
Resumo:
Este trabalho consiste no estudo de uma aplicação cliente-servidor para fluxo multimídia. A aplicação cliente windows chamada de RIOWIN se comunica através de uma rede local com uma aplicação servidora que executa em um servidor multimídia chamado de RIO (Randomized I/O Multimedia Storage) cujas principais funções são: atender os pedidos do cliente, ou seja, enviar os blocos de áudio/vídeo que estão armazenados em seus discos para o cliente através da rede, escalonamento de pedidos, controle de admissão de usuários, armazenamento de blocos de áudio/vídeo em seus discos, fazer cópias dos blocos de áudio/vídeo nos discos, organização dos dados (blocos de áudio/vídeo) nos discos, recuperação dos dados dos discos, balanceamento dos dados nos discos e qualidade de serviço (Qos) oferecida aos clientes. Essa comunicação entre cliente e servidor RIO é feita através de interfaces (módulos ou funções que são comuns tanto para o cliente quanto para o servidor). Os blocos de áudio/vídeo, que chegam da rede, vão sendo armazenados em uma área de armazenamento do cliente conhecida como buffer (região de memória alocada para armazenamento de dados). Logo após o armazenamento dos blocos de áudio/vídeo no buffer, o cliente inicia o software tocador ou transdutor (Windows Media Player) e lhe envia os blocos de áudio/vídeo para que sejam visualizados na tela do programa pelo usuário da aplicação. Tanto a iniciação do tocador quanto o envio de blocos de áudio/vídeo do cliente para o tocador é gerenciado por um mini-servidor HTTP. O cliente RIOWIN e o servidor RIO foram desenvolvidos para atender ao projeto CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro). No que se refere a esta monografia, serão apresentados conceitos sobre Internet, serviços orientados à conexão, serviços não orientados à conexão, tipos de comutação e roteamento, protocolos, camadas de protocolos, transmissão multicast, comunicação de processos através de portas TCP e UDP, redes multimídia e problemas encontrados durante a transmissão de áudio/vídeo na rede. Haverá também um capítulo que fará um breve comentário sobre a arquitetura cliente-servidor, da qual fazem parte os clientes RIOWIN, RIOMMCLIENT e o servidor RIO.
Autores: Aldenir de Farias Barboza & Leonardo Loback Martinez
Resumo:
Este trabalho tem como primeiro objetivo realizar um estudo sobre conceitos da utilização do algoritmo tartaruga para modelagem em duas e três dimensões. Com um dos maiores empregos desse algoritmo é a geração de objetos fractais e L-Systems iniciamos por introduzir os elementos da geometria fractal e desses sistemas recursivos. Embora o algoritmo tartaruga já seja muito conhecido e utilizado no desenho em duas dimensões seu emprego para geração de figuras e objetos tridimensionais não é uma simples adição de uma coordenada a mais. Os desenhos de objetos 3D em superfícies 2D precisam ser inicialmente projetados adequadamente nesta superfície. Se depois precisarem ser observados em diversas direções devem ser rotacionadas ou transladados adequadamente. Uma alternativa a movimentação do objeto é a alteração do posicionamento do observador ou da câmera que captura a cena. Uma forma adequada de se fazer isso é utilizar a API gráfica OpenGL. Ao se mover em 3D o autômato virtual modelado pelo algoritmo tartaruga introduz dificuldades adicionais. Essas dificuldades são principalmente devidas a rotações especiais que causam mais complexidade nos referenciais de posicionamento de objetos 3D.
Autores: Renata Milagres Pereira & Luis Filipe de Mello Santos
Resumo:
Neste trabalho propõe-se uma ferramenta de Mineração de Dados, chamada MIDAS-UFF, capaz de extrair automaticamente informações úteis, não óbvias e possivelmente desconhecidas, implícitas em bancos de dados. Um dos módulos desta ferramenta, o módulo de Classificação, é definido, implementado e documentado. É apresentada uma introdução sobre Mineração de Dados descrevendo suas origens, conceitos e principais aplicações, em especial a tarefa de Classificação, que é o principal tema abordado neste trabalho.
Autor: Isac Rédua Amaral
Orientadora: Profª. Dr.ª Regina Célia Paula Leal Toledo
Resumo:
A comunicação à distância é uma realidade nos dias de hoje e ela vem se expandindo a uma velocidade assustadora com o surgimento da Internet. Os meios de comunicação já fazem parte da vida de cada indivíduo, ele nasce e cresce em um meio que lhe oferece uma infinidade de formas de comunicação. O homem aprendeu a modificar o ambiente em que vive, tornando-o mais flexível, mais cômodo, mais ágil por meio da comunicação. Não é diferente no meio acadêmico, a relação aluno/professor vem sendo explorada de maneira nunca explorada em tempos passados. Com a entrada da WEB em nosso dia a dia, cursos, palestras, reuniões, e outros vêm sendo ministrados por meio da Internet, através de videoconferências, ensino à distância, etc. Este trabalho vem somar mais uma ferramenta de auxílio à alunos e professores que desejam trocar informações, por meio de um portal da WEB, em sua instituição de ensino, possibilitando ao professor disponibilizar trabalhos, notas, apostilas, arquivos e outros materiais necessários ao desenvolvimento de seus alunos. Aos alunos possibilita tirar dúvidas com seu professor, consultar perguntas mais freqüentes de sua turma, “baixar” arquivos, trabalhos, apostilhas entre outros, além de facilitar a comunicação direta com o monitor (ou professor) por meio de uma sala de bate-papo. O objetivo é estreitar a distância entre o aluno e o professor, aumentando a qualidade do ensino e flexibilizando a relação entre eles.
Autores: Denis André Ribeiro Leal & Mariana Lisboa da Costa
Orientadora: Regina Célia Paula Leal Toledo
Resumo:
Neste trabalho estamos interessados em resolver as equações por métodos numéricos aproximados. Inicialmente apresentamos como um domínio bidimensional contínuo discretizado para aplicação do Método das Diferenças Finitas. O sistema foi desenvolvido para auxiliar os alunos a resolverem problemas de equações parciais. É uma forma prática do aluno lidar com os problemas e seus métodos, podendo visualizar os resultados através de gráficos. Acreditamos que isto certamente lhe dará um maior entendimento e um maior interesse sobre a teoria que lhe é apresentada. Basta entrar com os dados para visualizar um gráfico com as soluções aproximada e exata do problema resolvido utilizando o método escolhido. Vale ainda ressaltar, que o sistema possui um módulo teórico, cujo conteúdo serve como base para o aluno na utilização do módulo prático.
Autores: Gabriel Borges Aguiar & Luis Carlos Couto
Resumo:
A atividade de Gerenciamento de Projeto é de grande importância. A competitividade necessária aos negócios de hoje obrigou as empresas a procurarem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos e serviços, reduzir os custos e melhorar o controle. As técnicas tradicionais de uso das redes de caminho crítico, agora com o auxílio de computadores, têm se tornado acessível, facilitando as práticas de um gerenciamento racional. A isso, associam-se os conceitos contemporâneos de administração, onde o enfoque por processo e o atendimento personalizado do cliente tem encontrado, na abordagem da “Administração de Projetos”, uma nova forma de organização do trabalho.
Autores: Leandro Silva Miller & Leandro Teixeira Tolentino da Silva
Resumo:
O interesse no desenvolvimento de um sistema para avaliação de cursos surgiu através do conhecimento da plataforma de ensino à distância na UFF (www.interagir.uff.br). A utilização desse sistema deverá trazer grandes benefícios, tanto para os alunos, quanto para os educadores. Pois é através dessas avaliações que se pode medir o grau de qualidade do curso oferecido, e se necessário realizar modificações que favoreçam essa qualidade. A proposta do SACED (Sistema de Avaliação de Cursos à Distância), é desenvolver uma solução Web a ser integrada à plataforma de ensino à distância já existente, UFF@distância. Ambos os sistemas (o SACED e a UFF@distância) foram desenvolvidos utilizando a tecnologia ASP. O objetivo do SACED é permitir uma avaliação ágil e eficiente dos cursos disponibilizados na plataforma, visando a avaliação e melhora da qualidade dos cursos mediante a opinião dos alunos inscritos nos mesmos. A avaliação se dará através de indicadores de qualidade pré-fixados pelo sistema e por questões desenvolvidas pelos professores visando atender suas necessidades pedagógicas. Ao ser disponibilizada para os alunos e professores que utilizam a plataforma UFF@distância, este sistema visa a automação da avaliação dos cursos por meio da Internet, através da disponibilização de um questionário de avaliação a ser acessado por meio de uma ferramenta interativa, de fácil manuseio, e que permitirá aos professores responsáveis pelo curso uma melhor organização e visualização das informações relacionadas às avaliações dos cursos.
Autores: Ariel Alves da Fonseca & Bruno de Azevedo Vianna
Resumo:
O objetivo de uma grade computacional é o de agregar uma coleção de recursos distribuídos, heterogêneos e compartilhados para oferecer poder computacional para aplicações. Contudo, permanece como desafio a exploração eficiente do desempenho deste ambiente, devido principalmente às três características supracitadas. Um dos fatores cruciais para o bom aproveitamento do potencial de uma grade é uma eficiente alocação das tarefas aos processadores disponíveis no ambiente. O problema do escalonamento de tarefas trata exatamente esta questão. Por ser um problema NP-difícil, o desenvolvimento de algoritmos de escalonamento que produzam bons escalonamentos em tempos viáveis é necessário, mas também é um desafio. Este trabalho apresenta uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de estratégias de escalonamento, bem como a análise do desempenho oferecido por diferentes políticas de escalonamento das aplicações paralelas executando em ambientes grades.