
Defesa de Dissertação de Mestrado de Thállys Lisboa Simões, 29/08/2023, às 09:00 horas, por videoconferência.
Link para defesa: https://meet.google.com/tkn-eyto-xzg
Explorando o Uso de Foveated Rendering Dinâmico Baseado em Movimentos do Usuário
Resumo:
A Realidade virtual (RV) está se tornando cada vez mais popular em diversas aplicações, mas a tecnologia atual ainda restringe o realismo e complexidade dos gráficos de computador nos Head Mounted Display (HMDs). Para melhorar a experiência do usuário neste contexto, são necessárias técnicas de otimização para melhorar o desempenho sem sacrificar a qualidade. Uma dessas técnicas é o Foveated Rendering (FR), que se baseia no sistema visual humano para otimizar o uso de recursos. A FR degrada a qualidade da imagem na visão periférica, onde a percepção é mais fraca, para conservar recursos. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar se a percepção da área periférica é afetada quando os usuários estão em movimento em um ambiente de RV. Nossas descobertas mostram uma correlação significativa entre a velocidade do movimento e os valores de sigma em ambos os cenários. A menor quantidade de degradação foi observada no estado inativo e a maior no estado de alta velocidade, indicando que os usuários percebem menos degradação em velocidades mais altas. Estes resultados são particularmente relevantes para algoritmos baseados em path-tracing, devido à possibilidade de reduzir o número de raios necessários para a renderização sempre que houver movimento.
Abstract:
Virtual reality (VR) is growing in popularity for various applications, but current technology still restricts computer graphics realism and complexity in VR Head Mounted Display (HMDs). To improve the user experience in HMDs, optimization techniques are needed to enhance performance without sacrificing quality. One such technique is Foveated Rendering (FR), which leverages the human visual system to optimize resource usage. FR degrades the image quality in peripheral vision, where perception is weaker, to conserve resources. This paper aims to investigate if the perception of the peripheral área is affected whenever users are in movement in a VR environment. Our findings show a significant correlation between speed movement and sigma values in both scenarios. The least amount of degradation was observed in the idle state and the most in the high-speed state, indicating that users perceive less degradation at higher speeds. These results are particularly relevant for path-tracing-based algorithms, due to the possibility of reducing the number of rays required for the rendering whenever there is movement.
Banca examinadora:
Prof. Esteban Walter Gonzalez Clua, UFF – Presidente
Profa. Daniela Gorski Trevisan, UFF
Prof. Francisco Paulo Magalhães Simões, UFRPE
Dr. Thiago Malheiros Porcino, PUC-Rio