
Defesa de Dissertação de Mestrado de Luisa Nunes Azevedo – 03/12/2024, 14h, na sala 310 do Instituto de Computação e por videoconferência
Link para defesa: https://meet.google.com/hye-xhou-pvo
Entendendo a Experiência do Usuário em Instalações Imersivas em Espaços Públicos
Resumo:
Experiências imersivas em espaços públicos apresentam um grande potencial educacional e recreativo, mas ainda são pouco exploradas no que diz respeito à otimização da experiência do usuário. Este trabalho tem como objetivo apoiar designers de instalações imersivas em espaços públicos na criação de experiências mais satisfatórias e envolventes para os usuários.
Para isso, foi necessário identificar elementos-chave da experiência do usuário nesse contexto, como os papéis desempenhados, as jornadas percorridas, as tarefas realizadas e as características das interações. O trabalho incluiu uma revisão de literatura, um estudo de campo e uma análise temática. A revisão e o estudo de campo permitiram construir um panorama detalhado desse tipo de instalação, enquanto a análise temática possibilitou estabelecer correlações entre os elementos de UX identificados em duas instalações públicas e as táticas derivadas da literatura, visando superar os obstáculos de interação observados.
Os dados analisados, tanto qualitativa quanto quantitativamente, foram fornecidos pela equipe da Casa da Descoberta, responsável por organizar e mediar os eventos explorados.
Os resultados desta pesquisa oferecem ferramentas práticas para guiar designers e outros membros das equipes operacionais na concepção de experiências imersivas públicas mais ricas, promovendo maior engajamento e satisfação dos usuários.
Abstract:
Immersive experiences in public spaces hold significant educational and recreational potential but remain underexplored when it comes to optimizing the user experience. This study aims to support designers of immersive public installations in creating more engaging and satisfying experiences for users.
To achieve this, it was essential to identify key elements of the user experience in this context, including the roles assumed, the journeys undertaken, the tasks performed, and the characteristics of these interactions. The work comprised a literature review, a field study, and thematic analysis. The literature review and field study provided a comprehensive overview of this type of installation, while the thematic analysis established correlations between the UX elements identified in two public installations and tactics derived from the literature to address observed interaction challenges.
The data, analyzed both qualitatively and quantitatively, were supplied by the team from Casa da Descoberta, which organized and facilitated the events under investigation.
The findings of this research provide practical tools to guide designers and other members of operational teams in creating richer public immersive experiences, fostering greater user engagement and satisfaction.
Banca examinadora:
Profa. Daniela Gorski Trevisan, UFF – Presidente
Profa. Luciana Cardoso de Castro Salgado, UFF
Prof. Saul Emanuel Delabrida Silva, UFOP