Defesa de Proposta de Tese de Doutorado de Jonas Francisco Ferreira, 27/03/2025, 14h, por videoconferência

Defesa de Proposta de Tese de Doutorado de Jonas Francisco Ferreira, 27/03/2025, 14h, por videoconferência

Link para defesa: https://meet.google.com/zvu-vhuz-yza

Promovendo a Cidadania Digital por meio do Uso de Dados Abertos na Educação Básica

Resumo:

A digitalização da sociedade exige novas abordagens educacionais que capacitem os professores a promover a cidadania digital entre seus alunos. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do letramento digital, mas carece de diretrizes para o uso pedagógico de dados abertos. Nesse contexto, esta pesquisa propõe a estruturação de diretrizes, estratégias e uso de ferramentas digitais para a capacitação docente, utilizando um arcabouço pedagógico e computacional que auxilie os professores na incorporação de dados abertos ao ensino. O objetivo é fomentar práticas pedagógicas que desenvolvam análise crítica, participação cívica e ética digital na educação básica. A metodologia combina abordagens computacionais e pedagógicas, estruturando um modelo de formação docente que inclui capacitação teórica, oficinas práticas e metodologias ativas. Parte-se da premissa de que professores qualificados atuam como mediadores na construção de um ensino contextualizado, preparando os alunos para a sociedade digital. Além de fortalecer as competências docentes no uso pedagógico de dados abertos, o estudo contribui para a formulação de diretrizes para políticas de formação continuada, permitindo a implementação de estratégias de ensino diferenciadas. A validação do arcabouço pedagógico-computacional será realizada em ambientes educacionais reais, possibilitando ajustes para garantir sua efetividade e escalabilidade. Os impactos esperados incluem a valorização do professor como agente transformador do ensino digital, o uso consciente e crítico de dados abertos e a promoção de um ensino alinhado às demandas da era da informação. Achados preliminares apontam que barreiras à implementação dessa abordagem incluem a falta de formação específica dos professores, a escassez de materiais didáticos estruturados e a desigualdade no acesso à infraestrutura tecnológica nas escolas brasileiras. Essas limitações dificultam a apropriação dos dados abertos como recurso pedagógico, restringindo seu impacto na promoção da cidadania digital. Dessa forma, a pesquisa busca preencher lacunas na formação docente e consolidar uma abordagem estruturada para o ensino da cidadania digital.

Abstract:

The digitalization of society demands new educational approaches that enable teachers to promote digital citizenship among their students. In Brazil, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) highlights the importance of digital literacy but lacks specific instructional strategies for the pedagogical use of open data. In this context, this research proposes the structuring of strategies, methodologies, and digital tools for teacher training, using a pedagogical and computational framework to support teachers in integrating open data into their teaching practices. The objective is to foster pedagogical practices that develop critical analysis, civic participation, and digital ethics in basic education. The methodology combines computational and pedagogical approaches, structuring a teacher training model that includes theoretical training, practical workshops, and active methodologies. The study is based on the premise that qualified teachers act as mediators in constructing a more contextualized education, preparing students for the digital society. In addition to strengthening teaching competencies in the pedagogical use of open data, the study contributes to the development of teaching recommendations for continuing education, enabling the implementation of differentiated instructional strategies. The validation of the pedagogical-computational framework will take place in real educational environments, allowing for adjustments to ensure its effectiveness and scalability. The expected impacts include enhancing the teacher’s role as a transformative agent in digital education, promoting the conscious and critical use of open data, and aligning education with the demands of the information era. Preliminary findings indicate that barriers to implementing this approach include the lack of specific teacher training in open data usage, the scarcity of structured teaching materials, and inequalities in technological infrastructure access in Brazilian schools. These limitations hinder the appropriation of open data as a pedagogical resource, restricting its impact on promoting digital citizenship. Thus, this research seeks to fill gaps in teacher training and consolidate a structured approach to teaching digital citizenship.

Banca  examinadora:

Prof.ª Flavia Cristina Bernardini, UFF – Presidente

Prof. José Viterbo Filho, UFF

Prof.ª Adriana Santarosa Vivacqua, UFRJ

Prof.ª Raissa Dos Santos Barcellos, UERJ

Related Posts

Leave a Reply