Defesa de Proposta de Tese de Doutorado de Pablo Nunes Vargas, 01/04/2025, 14h30, por videoconferência

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Link para defesa: https://meet.google.com/wde-krev-hxy

Acessibilidade de Informações não Textuais para Pessoas com Deficiência Visual no Contexto Educacional

Resumo:

Pessoas com Deficiência Visual (DV) necessitam de informações não textuais constantemente ao londo do percurso formativo e muitas dessas pessoas acabam sendo excluídas do processo de formação acadêmica devido à ausência de tecnologias assistivas inclusivas. Essas informações são geralmente representadas por diagramas, gráficos, fluxogramas e outros tipos de representações não textuais que fazem parte do ensino, principalmente, em disciplinas da área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). Para pessoas com DV, as interações com essas representações não textuais envolvem tecnologias assistivas mas que muitas vezes apresentam desafios de acessibilidade durante essas interações. O presente projeto visa investigar formas de interações com as representações não textuais realizadas por pessoas com DV, assim como realizar o design de uma solução assistiva que permita, essas pessoas, interagir com essas representações explorando uma experiência mais inclusiva e satisfatório. Utilizando uma abordagem de design thinking centrada no usuário, a pesquisa mista será realizada em três fases: inicialmente, exploraremos os desafios vivenciados por indivíduos com DV na interação com representações não textuais aplicado técnicas de imersão; em seguida, realizaremos uma etapa para geração de ideias em consonância com os resultados da etapa de imersão visando guiar o desenvolvimento da solução; e por fim, a solução concebida será avaliada quanto à sua eficácia e usabilidade. Além da própria solução assistiva, como contribuição essa pesquisa demonstrará as etapas para construção dessa solução dentro de um processo de design participativo e também analisará as formas de interações, principalmente, com os tipos de representações não textuais de diagrama e fluxograma. Este estudo busca promover inclusão, autonomia e melhor acesso à educação para pessoas com DV, atendendo aos princípios de igualdade e inclusão no aprendizado.

Abstract:

Visually Impaired (VI) individuals frequently require non-textual information throughout their educational journey. However, many of them are excluded from academic training due to the lack of inclusive assistive technologies. This information is often represented through diagrams, charts, flowcharts, and other types of non-textual representations that are integral to teaching, particularly in Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) disciplines. For individuals with VI, interactions with these non-textual representations rely on assistive technologies, which often present accessibility challenges. This project aims to investigate how individuals with VI interact with non-textual representations and to design an assistive solution that allows them to engage with these representations in a more inclusive and satisfying way. Using a user-centered design thinking approach, this mixed-methods research will be conducted in three phases. Initially, we will explore the challenges experienced by individuals with VI when interacting with non-textual representations by applying immersion techniques. Next, we will conduct an ideation phase aligned with the findings from the immersion phase to guide the development of the solution. Finally, the designed solution will be evaluated for its effectiveness and usability. Beyond the assistive solution itself, this research will contribute by demonstrating the steps involved in constructing such a solution within a participatory design process. It will also analyze different interaction methods, particularly with diagrams and flowcharts. This study aims to foster inclusion, autonomy, and better access to education for individuals with VI, aligning with the principles of equality and inclusion in learning.

Banca  examinadora:

Prof.ª Daniela Gorski Trevisan, UFF – Presidente

Prof. Flávio Luiz Seixas, UFF

Prof. José Viterbo Filho, UFF

Prof. Cristiano Maciel, UFMT

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