Defesa de Dissertação de Mestrado de Willian Moreira Coutinho, em 07/12/2023, às 10:00 horas, por videoconferência

Link para defesa: https://meet.google.com/epp-ydhn-ngp

Seleção de Top/Bottom-K em Visualizações Geográficas Multiatributos

Este projeto tem por objetivo avaliar a efetividade do uso de visualizações geoespaciais populares para a realização de tarefas como a seleção de top/bottom-k elementos, considerando-se múltiplos atributos. Um exemplo de tarefa que se pretende realizar por meio de visualizações é: Quais os dois estados brasileiros com maior quantidade de Casos de COVID, quando se tem dados de vacinados com primeira dose e com segunda dose.

A geração de mapas com múltiplos atributos associados às feições de áreas ainda é um desafio para a visualização de dados e cartografia. Os mapas com um atributo são facilmente criados por profissionais usando técnicas de composição de cores (mapas coropléticos) ou de símbolos (glifos), dependendo da circunstância e finalidade. A representação de dois ou mais atributos são realizadas a partir das combinações das técnicas de mapas de cores e de símbolos, mas estas ainda podem ter limitações que afetem diretamente a capacidade de interpretação do usuário, de codificação visual e de espaço de exibição. Sendo assim, este projeto tem por objetivo avaliar a efetividade da comunicação de visualizações de mapas de multiatributos.

Neste trabalho será desenvolvido um estudo de usuário baseado em visualizações geoespaciais de múltiplos atributos e um conjunto de tarefas de seleção de top/bottom-k elementos. O objetivo é que estudantes, profissionais e usuários de mapas possam realizar essas tarefas analisando as visualizações por meio de um formulário de questões. A partir da análise dos dados coletados, espera-se obter indicações das visualizações de dados geográficos multiatributos referentes às métricas de taxa de erro, tempo de execução e de confiança expressa pelo usuário sobre a corretude das respostas na análise.

This project aims to evaluate the effectiveness of popular geospatial visualizations for the fulfillment of tasks like top/bottom-k selection elements, considering several attributes. An example of a task that is intended to be achieved by the visualizations is which are the two brazilian states with major amount of COVID cases, when we have data from vaccinated with the first and second doses.

The generation of maps with multiple attributes associated with the area features is still a challenge to the visualization of data and cartography.  Maps with one attribute are easily created by professionals using color composition techniques (choropleth map) or symbols (glyph), depending on circumstance and purpose. The representation of two or more attributes are done by a combination of color techniques and symbols, but these can still contain some limitations which can directly affect the interpretation capability of the user, of visual codification and exhibition space. That being the case, this project aims to evaluate the effectiveness of the communication in visualization of multi attribute maps.

This work will develop a user study based on geospatial visualization of multi attributes and a group of top/bottom-k selection tasks elements. The aim is that students, professionals, and users of maps be able to do these tasks analyzing the visualizations by a question form. From the analysis of the collected data, is expected to obtain indications of the visualization of multi attribute geographic data referent to error rate metrics, execution time and confidence expressed by the user about the truth of the answers on the analysis.

Prof. Marcos de Oliveira Lage Ferreira, UFF – Presidente

Prof. Daniel Cardoso Moraes de Oliveira, UFF