Perfil dos Egressos

Perfil Profissional dos Egressos

     A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas em Computação da Universidade Federal Fluminense realizou uma pesquisa com o objetivo de traçar um perfil profissional dos egressos do curso, cuja primeira turma se formou no segundo período de 2007. A pesquisa foi realizada em maio de 2015.
     A metodologia utilizada foi um questionário disponibilizado por meio de um endereço eletrônico.
Segundo dados apurados, dos 288 (duzentos e oitenta e oito) alunos formados, 141 (cento e quarenta e um) responderam o questionário, perfazendo um total de 49%.
   Importante ressaltar que, dentre os egressos, 38% já cursaram ou estão cursando alguma pós-graduação, conforme a Figura 1.

figura1

                           Figura 1 – Você cursou alguma pós-graduação?

Já existem 22 (vinte e dois) tecnólogos com título de mestre e 1 (um) tecnólogo com doutorado, e ainda contamos com mais dois que estão cursando mestrado, em diversas instituições de ensino e pesquisa, conforme a Figura 2, e quatro cursando doutorado na UFF, UFRJ e PUC-Rio.

figura2
            Figura 2 – Em que instituição de ensino você cursou o mestrado?

Além desses, há 21% dos alunos com Especialização/MBA, cuja maior parte cursou na UFF, conforme a Figura 3.

figura3
             Figura 3 – Em que instituição de ensino você cursou a especialização?

Outros dados importantes são que 96% dos egressos atuam no mercado de trabalho ou em instituições acadêmicas, e dentre esses 70% atuam na área de computação. Dos que possuem atividades profissionais, 54% são funcionários, 9% são donos/sócios de empresa e 37% desempenham outras atividades relacionadas. Dentre os tecnólogos formados pelo curso, 52% atuam em empresas públicas, 35% atuam em empresas privadas, e os demais como prestadores de serviço, autônomos, em organizações sociais ou como bolsistas, conforme a Figura 4. Apenas 4% dos egressos estão fora do mercado de trabalho. Outro dado relevante é que uma parte desses ex-alunos também atuaram ou atuam como tutores do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Computação.

figura4
               Figura 4 – Você trabalha em empresa/instituição pública ou privada?

     A maior parte dos egressos atua como analista de sistemas em empresas públicas e privadas e alguns já exercem cargos de gerência e direção.
    Considerando o resultado da pesquisa, concluímos que o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas em Computação da Universidade Federal Fluminense vem formando profissionais preparados para o mercado de trabalho e com potencial para continuação de estudos em nível de pós-graduação. Ressaltamos que um dos egressos já possui título de doutor e atualmente atua como docente em instituição pública de ensino e pesquisa.

Atualizado em junho de 2015.