Projeto de Aplicação - TCC

Documentos:
Regulamento de Projeto de Aplicação
Formulário 03 – Avaliação do Projeto de Aplicação II
Formulário 04 – Entrega da Versão Final
Formulário para Defesa Remota
Monografia – formatação
Monografia – exemplo
Artigo científico – modelo LaTeX
Artigo científico – modelo .doc

Acessos:
Mecanismo Online para Referências (MORE)
Gerador de Ficha Catalográfica da BEE

No Curso de Sistemas de Informação, o TCC é contabilizado como disciplinas: Projeto de Aplicação I e Projeto de Aplicação II.

Cronograma de Projeto de Aplicação para 2025.1

Início do Semestre (Projeto de Aplicação I e Projeto de Aplicação II)

  • Inscrição on-line: 11/03/2025 a 14/03/2025
  • Ajustes: 24/03/2025 a 08/04/2025
  • Comunicação de orientação: 24/03/2025 a 08/04/2025 – aluno deverá enviar e-mail para a coordenação <<bsi@ic.uff.br>> informando nome completo, matrícula e orientador, além do nome e matrícula do aluno com o qual formará dupla (se for o caso). Todos os envolvidos devem estar em cópia no e-mail (utilizar o e-mail institucional inclusive do orientador).

Final do Semestre (Apenas para Projeto de Aplicação II)

  • Agendamento da defesa: pelo menos 3 dias úteis antes da data escolhida para a banca
    Para defesa presencial: entrada de dados no SolicitaSI + e-mail para coordenação informando data, horário e a sala reservada.
    Para defesa remota: entrada de dados no SolicitaSI + e-mail para coordenação com o Formulário para Defesa Remota.

* nos metadados do SolicitaSI preencher a mesma data em defesa e aprovação (qualquer divergência depois da defesa, será alterado).

  • Limite para defesa de Projeto de Aplicação II: até 18/07/2025
  • Entrega do Formulário 03 : até 21/07/2025
  • Entrega do Formulário 04 : até 21/07/2025
  • Entrega do .pdf : até 21/07/2025 (no formato correto, com ficha catalográfica). ATENÇÃO: não é tarefa da Coordenação a correção do TCC, portanto .pdf entregue fora do padrão disponibilizado nesta página será desconsiderado e o aluno não poderá colar grau na ocasião.

 

Passos a serem seguidos no TCC I:

1. Defina uma área de seu interesse;

2. Procure um professor que possa orientá-lo na realização do trabalho;
(consulte o Art 11 ao 14 do Regulamento para Elaboração do TCC)

3. Faça inscrição conforme calendário acima;

4. Informe seu orientador à Coordenação conforme calendário e procedimentos acima;

5. No final do semestre, após finalizar as tarefas definidas pelo orientador, este irá lançar sua nota no idUFF.

 

Passos a serem seguidos no TCC II:

1. Faça inscrição conforme calendário acima;

2. Informe seu orientador à Coordenação conforme calendário e procedimentos acima;

3. À época da defesa, entrar no SolicitaSI e preencher os metadados do TCC na aba Projeto de Aplicação II conforme calendário e procedimentos acima;

4. Preencher o Formulário para Defesa Remota (se for o caso) e enviar para a Coordenação < bsi@ic.uff.br >. A sala virtual para defesa deve ser criada pelo orientador, que será o responsável pela gravação da defesa. No caso de defesa presencial, confirmar o agendamento da sala com o orientador e enviar as informações da banca, local e horário da defesa para a Coordenação < bsi@ic.uff.br >;

5. O Formulário 03 (a ser enviado após a defesa à Coordenação < bsi@ic.uff.br >) e a folha de assinaturas da banca (a ser inserida no .pdf das monografias) só serão aceitos com assinatura digital (opcional o uso da referida folha na monografia sem as assinaturas);

6. Após realizar todas as alterações exigidas pela banca, gerar a Ficha Catalográfica pelo sistema da Biblioteca (vide início da página) e inseri-la na monografia. Este item não se aplica a TCC do tipo artigo científico;

7. Enviar o Formulário 04 à Coordenação < bsi@ic.uff.br > com aceite do orientador, juntamente à versão final do TCC em formato .pdf.

OBS.: A nota do TCC II só será lançada após a entrega do PDF devidamente formatado.