
Documentos:
Regulamento de Projeto de Aplicação
Formulário 03 – Avaliação do Projeto de Aplicação II
Formulário 04 – Entrega da Versão Final
Formulário para Defesa Remota
Monografia – formatação
Monografia – exemplo
Artigo científico – modelo LaTeX
Artigo científico – modelo .doc
Acessos:
Mecanismo Online para Referências (MORE)
Gerador de Ficha Catalográfica da BEE
No Curso de Sistemas de Informação, o TCC é contabilizado como disciplinas: Projeto de Aplicação I e Projeto de Aplicação II.
Cronograma de Projeto de Aplicação para 2025.1
Início do Semestre (Projeto de Aplicação I e Projeto de Aplicação II)
Final do Semestre (Apenas para Projeto de Aplicação II)
* nos metadados do SolicitaSI preencher a mesma data em defesa e aprovação (qualquer divergência depois da defesa, será alterado).
Passos a serem seguidos no TCC I:
1. Defina uma área de seu interesse;
2. Procure um professor que possa orientá-lo na realização do trabalho;
(consulte o Art 11 ao 14 do Regulamento para Elaboração do TCC)
3. Faça inscrição conforme calendário acima;
4. Informe seu orientador à Coordenação conforme calendário e procedimentos acima;
5. No final do semestre, após finalizar as tarefas definidas pelo orientador, este irá lançar sua nota no idUFF.
Passos a serem seguidos no TCC II:
1. Faça inscrição conforme calendário acima;
2. Informe seu orientador à Coordenação conforme calendário e procedimentos acima;
3. À época da defesa, entrar no SolicitaSI e preencher os metadados do TCC na aba Projeto de Aplicação II conforme calendário e procedimentos acima;
4. Preencher o Formulário para Defesa Remota (se for o caso) e enviar para a Coordenação < bsi@ic.uff.br >. A sala virtual para defesa deve ser criada pelo orientador, que será o responsável pela gravação da defesa. No caso de defesa presencial, confirmar o agendamento da sala com o orientador e enviar as informações da banca, local e horário da defesa para a Coordenação < bsi@ic.uff.br >;
5. O Formulário 03 (a ser enviado após a defesa à Coordenação < bsi@ic.uff.br >) e a folha de assinaturas da banca (a ser inserida no .pdf das monografias) só serão aceitos com assinatura digital (opcional o uso da referida folha na monografia sem as assinaturas);
6. Após realizar todas as alterações exigidas pela banca, gerar a Ficha Catalográfica pelo sistema da Biblioteca (vide início da página) e inseri-la na monografia. Este item não se aplica a TCC do tipo artigo científico;
7. Enviar o Formulário 04 à Coordenação < bsi@ic.uff.br > com aceite do orientador, juntamente à versão final do TCC em formato .pdf.
OBS.: A nota do TCC II só será lançada após a entrega do PDF devidamente formatado.