Projeto de Aplicação - TCC

Documentos:
Regulamento para Elaboração do TCC
Formulário 01 – Proposta de Projeto de Aplicação I ou II
Formulário 03 – Avaliação do Projeto de Aplicação II
Formulário 04 – Entrega da Versão Final
Máscara para formatação – Monografia
Modelo TCC LaTeX – artigo científico
Formulário para Defesa Remota

 

Acessos:
Mecanismo Online para Referências (MORE)
Gerador de Ficha Catalográfica da BEE 

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso de Sistemas de Informação. O objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser alcançado através da execução de um trabalho monográfico de cunho teórico e/ou prático, onde deverão ser aplicados os conhecimentos adquiridos pelo aluno no decorrer do curso, demonstrando o aprendizado das habilidades, competências adquiridas e o desenvolvimento de sua capacidade criativa na área de Sistemas de Informação ou áreas afins. O trabalho desenvolvido poderá ser individual ou por, no máximo, dois alunos, com a anuência do professor orientador. As normas que se refere ao TCC constam no Regulamento para Elaboração de TCC.

No Curso de Sistemas de Informação, o TCC é contabilizado como disciplinas. São elas: Projeto de Aplicação I e Projeto de Aplicação II.

 

Cronograma de Projeto de Aplicação para 2024.1

O envio de documentos deve ser feito para bsi@ic.uff.br usando um e-mail institucional (@id.uff.br ou @ic.uff.br) e todos os envolvidos devem estar em cópia. Todos os documentos necessários estão no início desta página.

Início do Semestre (Projeto de Aplicação I e Projeto de Aplicação II)

  • Inscrição on-line: 27/02/2024 a 01/03/2024
  • Ajustes: 18/03/2024 a 02/04/2024
  • Comunicação de orientação: 27/02/2024 a 02/04/2024 – discente deverá enviar e-mail para coordenação <<bsi@ic.uff.br>> informando nome, matrícula e orientador. Todos os envolvidos (orientador e dupla, se for o caso) devem estar em cópia. NÃO É PARA ENVIAR FORMULÁRIO.

Final do Semestre (Apenas para Projeto de Aplicação II)

  • Agendamento da defesa: pelo menos 3 dias úteis antes da data escolhida para a banca
    Para defesa presencial: entrada de dados no SolicitaSI + e-mail para coordenação solicitando reserva de sala.
    Para defesa remota: entrada de dados no SolicitaSI + e-mail para coordenação com o Formulário para Defesa Remota.

* nos metadados do SolicitaSI preencher a mesma data em defesa e aprovação (qualquer divergência depois da defesa, será alterado).

  • Limite para defesa de Projeto de Aplicação II: até 10/07/2024
  • Entrega do Formulário 03 : até 15/07/2024
  • Entrega do Formulário 04 : até 15/07/2024
  • Entrega do .pdf : até 15/07/2024 (no formato correto, com ficha catalográfica). ATENÇÃO: não é tarefa da Coordenação a correção do TCC, portanto .pdf entregue fora do padrão disponibilizado nesta página será desconsiderado e o aluno não poderá colar grau na ocasião.

 

Passos a serem seguidos no TCC I:

1. Defina um trabalho de seu interesse;

2. Faça inscrição conforme calendário acima

3. Procure um professor que possa orientá-lo na realização do trabalho;
(consulte o Art 11 ao 14 do Regulamento para Elaboração do TCC)

4. Informe sobre seu orientador à Coordenação < bsi@ic.uff.br >;

5. No final do semestre, após finalizar as tarefas definidas pelo orientador, este irá para lançar sua nota no idUFF. Não é necessária a entrega de mais nenhum documento na Coordenação.

 

Passos a serem seguidos no TCC II:

1. Faça inscrição conforme calendário acima

2. Informe sobre seu orientador à Coordenação < bsi@ic.uff.br >;

3. Próximo a defesa, entrar no SolicitaSI e preencher os metadados do TCC na aba Projeto de Aplicação II (Não é necessário imprimir);

4. Preencher o Formulário para Defesa Remota (se for o caso) e enviar para a Coordenação < bsi@ic.uff.br >. A sala virtual para defesa deve ser criada pelo orientador, que será o responsável pela gravação da defesa. No caso de defesa presencial, confirmar o agendamento da sala com o orientador e enviar as informações da banca, local e horário da defesa para a Coordenação < bsi@ic.uff.br >;

5. Levar para a defesa o Formulário 03 e a folha de assinaturas da banca (que será inserida no .pdf dos trabalhos de monografia) e, após a defesa enviar o Formulário 3 à Coordenação < bsi@ic.uff.br >;

6. Após realizar todas as alterações exigidas pela banca, gerar a Ficha Catalográfica pelo sistema da Biblioteca (vide inicio da página) e inserir a ficha catalográfica na monografia. Se o TCC for em dupla, a ficha catalográfica deve ser solicitada na Biblioteca. Este item não se aplica a TCC do tipo artigo científico;

7. Enviar o Formulário 04 à Coordenação < bsi@ic.uff.br > com aceite do orientador, juntamente à versão final do TCC em formato .pdf.

 

OBS. 1: A nota do TCC II só será lançada após a entrega do PDF devidamente formatado.
OBS. 2: A ficha catalográfica só é gerada para os alunos sem dívida junto ao sistema de bibliotecas.