Atividade Complementar

Documentos:
Regulamento dos Cursos de Graduação
Resolução CGI 02/2017 (Normas do Curso para AC)
Outras atividades complementares (novas possibilidades de AC)

Acessos:
SolicitaSI
Comissão de Atividade Complementar (CAC)

As AC são componentes curriculares obrigatórios de todos os cursos de graduação da UFF e foram regulamentadas pelo Colegiado do Curso em Resolução específica. Para o currículo vigente, é necessário integralizar 240h de AC.

No Anexo I da Resolução de AC é possível ver a tabela com todas as atividades aceitas como AC. As exceções a referida tabela são julgadas pelo Colegiado. A análise da carga horária a ser aproveitada como AC é feita pela Comissão de Atividade Complementar (CAC).

Alguns esclarecimentos sobre as ACs no curso de Sistemas de Informação

  • Devem ser realizadas durante o período que o aluno está no Curso (excetuando os casos já regulamentados)
  • Podem ser realizadas em qualquer momento da graduação sendo o indicado na grade curricular uma mera sugestão.
  • Não precisam ser realizadas na UFF embora todas necessitem de comprovação legal de realização.
  • Não entram no cálculo do CR e apenas é registrado no Histórico Escolar o seu cumprimento.
  • Carga horária de estágio pode ser aceita como AC mas carga horário de trabalho não é aceita, mesmo que o trabalho seja na área de formação do discente.

Procedimento para solicitar análise de Atividade Complementar (apenas para formandos)

O procedimento para solicitar avaliação das atividades complementares realizadas é::

  1. Estar inscrito no último semestre, o qual resultará a conclusão do Curso.
  2. Inscrever-se na disciplina Atividades Complementares.
  3. Certificar-se de que tenha atividades para atingir a CH de 240h em AC.
  4. Entrar no Solicita SI e preencher o formulário de AC.
  5. Enviar e-mail para Coordenação <<bsi@ic.uff.br>> com os comprovantes das ACs no período divulgado.
  6. O envio de documentos deve ser feito usando seu e-mail institucional (@id.uff.br).

Cronograma de Atividade Complementar para 2024.2

Início do Semestre

  • Inscrição on-line: 11/03/2025 a 14/03/2025
  • Ajustes: 24/03/2025 a 08/04/2025
  • Observação: A inscrição em CGI00005 ATIVIDADES COMPLEMENTARES II é OBRIGATÓRIA para todos os alunos que dependem apenas da avaliação de atividades complementares para integralização do currículo.

Final do Semestre

  • Envio das atividades complementares à Coordenação: de 07/07/2025 a 10/07/2025.
  • As atividades devem ser enviadas em formato pdf e como anexo do e-mail.
  • Não envie arquivos compatados e não faça compartilhamento de drive com os arquivos.
  • Nomeie adequadamente os arquivos para melhor ordenação e identificação das atividades.
  • Para disciplinas optativas/eletivas, use as que já têm nota no histórico escolar.
  • As atividades de “Cursos e Treinamentos” podem ser agrupadas em entrada única de dados no SolicitaSI e especificados nos respectivos campos a carga horária total e a descrição de cada um dos cursos realizados. O mesmo para as atividades de “Palestras e Seminários”.